NBA | Afinal, Andrew Wiggins merece ou não ser titular no All Star Game?

PORTANTO, ENTRE O FRANCÊS E O CANADIANO, QUEM MERECIA MAIS A TITULARIDADE?

Convém, acima de tudo, recordar o papel de cada um na sua equipa.

Jogam ambos em franquias que lutam pelo anel. Por um lado, Gobert é a segunda figura da sua equipa, atrás de Donovan Mitchell. Por outro lado, Wiggins é, agora com o regresso de Klay Thompson, a quarta figura da equipa, atrás de Curry, Green e do próprio Klay. Mas o “peso” de cada um na sua equipa é incomparável.

Esta temporada, notou-se uma diferença gigante entre os Jazz com e sem Rudy Gobert.

Até à presente data, em jogos que o francês participou, os Jazz venceram 29 e perderam 13. Quando o francês esteve de fora, a franquia de Salt Lake apresentou muitas dificuldades a nível defensivo, sendo que a equipa ganhou três jogos e perdeu oito jogos, uma percentagem de 27.3% de vitórias, numa amostra considerável. Para colocar este número em perspetiva, atualmente uma franquia com esta percentagem de vitórias seria a terceira pior equipa classificada no campeonato. Com e sem Gobert, a percentagem de vitórias baixa de 69% para 27.3%.

No caso de Wiggins é diferente. Nos jogos em que participou, os Warriors ganharam 36 vezes e perderam somente 12. Nas partidas em que esteve de fora, os Golden State venceram quatro jogos e perderam apenas um. A percentagem de jogos vencidos sem Wiggins é maior em relação aos jogos com Wiggins (80% para 75%), se bem que a amostra de jogos sem ele não é tão grande como os de Gobert, mas é notório que a sua equipa não depende tanto dele para ganhar jogos.

A nível individual, continua superior Rudy Gobert.

De acordo com o site da NBA, o francês tem um rating ofensivo superior ao de Andrew Wiggins, de 115.6 para 111.6. Este rating mede a quantidade de pontos produzidos pelo jogador a cada 100 posses de bola. Quanto ao rating defensivo, é a quantidade de pontos permitidos a cada 100 posses de bola. Neste caso, o canadiano leva a melhor, com um rating de 102.1 contra 103.8 de Gobert. Resumidamente, Gobert produz mais 4 pontos e permite mais 1.6 pontos a cada 100 posses. Fazendo as contas, Gobert tem um saldo positivo de 2.4 pontos gerados a mais que Andrew Wiggins.

Mesmo sem estas estatísticas avançadas, é relativamente fácil entender o porquê de Rudy Gobert merecer mais que Andrew Wiggins. O poste dos Jazz chegou, inclusive, a figurar a luta pelo MVP durante algumas semanas, de acordo com o site da NBA.

Mesmo retirando Rudy Gobert da conversa, também o colega de equipa, Draymond Green, acabaria por merecer mais a seleção, apesar da presente lesão que o está a atormentar. A influência dele nos Golden State está ao nível da influência de Gobert nos Jazz. É candidato a jogador defensivo do ano e mesmo ofensivamente é o chamado point forward. Da posição “4”, o jogador que tem a bola na mão e cria para os colegas, inclusive Steph Curry. Mostra uma visão de jogo e inteligência muito acima da média, está a fazer uma incrível e nota-se muito na sua equipa quando está (ou não) na equipa.

Apesar da belíssima temporada que Andrew Wiggins está a fazer, com uma média sólida de lançamento de três pontos (41.8%), acaba por ser um pouco injusto para com os jogadores já referidos Andrew Wiggins ser o escolhido para titular no jogo amigável em Cleveland.

Artigo revisto por Joana Mendes

Henrique Silva
Henrique Silvahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol desde cedo, tendo praticado durante uns tempos e, nos últimos anos, descobriu novas paixões: a NBA e os eSports.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante que Luís Filipe Vieira quer Sérgio Conceição como treinador do Benfica se vencer as eleições

Luís Filipe Vieira vai concorrer às eleições do Benfica. Sérgio Conceição é o nome escolhido para liderar a equipa de futebol das águias.

Eis as 12 primeiras equipas apuradas para a 2ª pré-eliminatória da Champions League

12 equipas seguraram um lugar na 2.ª pré-eliminatória da Champions League. Primeiras fases preliminares em andamento.

Sporting e Arsenal retomam as negociações para a transferência de Viktor Gyokeres

O negócio de Viktor Gyokeres para o Arsenal ficou em stand-by, mas as duas partes voltaram a reunir-se. Em causa os objetivos na transferência.

Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 40 milhões de euros por destaque do Sporting

O Manchester United quer contratar Morten Hjulmand. Ruben Amorim quer reencontrar-se com o médio do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do FC Porto e do Benfica com mais 2 pretendentes no mercado

Nelson Deossa continua a somar interessados. Médio do Monterrey apontado ao FC Porto e ao Benfica neste defeso.

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.