Pontos positivos e negativos na ida de Damian Lillard para os Milwaukee Bucks

    modalidades cabeçalho

    A ligação de Damian Lillard aos Portland Trail Blazers chegou ao fim após o basquetebolista ter sido trocado para os Milwaukee Bucks, com o Dame Time a parar no número 11 – o número de épocas realizadas por Damian Lillard em Portland.

    A possível saída de Lillard é uma notícia que circulava pelas redes sociais nos últimos meses, com vários jornalistas a afirmar que Lillard queria representar os Miami Heat. No entanto, as propostas dos Heat não agradavam os executivos dos Trail Blazers e acabaram por aceitar a proposta dos Bucks.

    Os Bucks adquiriram um jogador de topo mundial – Damian Lillard está entre os 75 melhores na história da competição para os executivos da Liga Americana de Basquetebol – que os executivos pretendem que ele seja a solução dos problemas da equipa de basquetebol de Milwaukee tinha nos últimos. No entanto, a troca de Lillard criou alguns problemas.

    PONTO POSITIVO: MAIOR OPORTUNIDADE PARA VENCER O TÍTULO

    Nos 11 anos que Damian Lillard representou os Portland Trail Blazers, o novo camisola 0 dos Bucks chegou apenas uma vez à final da Conferência Oeste e nunca jogou nas finais da Liga Americana de Basquetebol; no mesmo espaço de tempo, os Milwaukee Bucks chegaram a duas finais da Conferência Este e uma vez às finais, em 2020-21, na qual venceram o título.

    Lillard sempre foi visto por muitos adeptos em Portland, como “um peixe grande num aquário pequeno” em Portland; Agora, ao serviço dos Milwaukee Bucks, poderá comprovar que também consegue ser um “peixe grande num aquário grande” e vencer o tão desejado anel de campeão.

    PONTO NEGATIVO: LILLARD PODERÁ “MANCHAR” O SEU LEGADO

    Um dos pontos mais favoráveis na carreira do Lillard é a lealdade que mostrou aos Portland Trail Blazers. O famoso Dame Time teve vários momentos de grande nível ao serviço dos Trail Blazers, como o buzzer contra os Houston Rockets em e outro buzzer contra os Oklahoma City Thunder em 2020 – este lançamento provocou várias mudanças em Oklahoma.

    Quase todos os adeptos pensavam, antes da época passada, que Lillard não vestiria outra camisola na Liga Americana de Basquetebol, mas nada é garantido no desporto, especialmente no principal campeonato nacional de basquetebol do mundo.

    “E se Lillard tivesse saído dos Trail Blazers?” é uma pergunta que passou na mente de muitos adeptos da modalidade nos últimos anos e vai ser respondida a partir desta época. Caso Lillard não conquiste um anel ao serviço dos Milwaukee Bucks – uma equipa que apresenta recursos melhores que os Trail Blazers -, a saída de Portland não será assim tão benéfica para aquele que é considerado como um dos 75 melhores basquetebolistas na história da competição.

    PONTO POSITIVO: BUCKS FICAM MELHORES OFENSIVAMENTE

    Nas últimas épocas, Giannis Antetokounmpo era o basquetebolista que em muitas ocasiões tinha de resolver jogos sozinho ou com o auxílio de Kris Middleton – quando estava numa noite inspirada nos lançamentos de bola. Este problema está riscado após a chegada de Damian Lillard, um dos melhores lançadores da modalidade. Caso seja necessário, um triplo de Lillard nos últimos segundos ou, melhor dizendo, no Dame Time, vai dar muitas vitórias preciosas aos Bucks.

    PONTO NEGATIVO: EQUIPA DE MILWAUKEE PIORA DEFENSIVAMENTE

    A chegada de Lillard a Milwaukee implicou a saída de alguns nomes e recursos da equipa, sendo que o maior destaque é Jrue Holiday. Quando os Milwaukee Bucks venceram o título em 2020-21, uma das peças fundamentais foi a chegada de Jrue Holiday no meio da época.

    O antigo camisola 21 dos Bucks foi muito sólido no lado defensivo da quadra da equipa de Milwaukee – na última época, segundo o defense rating, os Bucks foram a quarta melhor equipa defensiva do campeonato -, por isso, Lillard tem um enorme papel para ocupar. Entretanto, na apresentação na nova equipa, o novo camisola 0 de Milwaukee foi questionado sobre o lugar que vai ocupar, não hesitou em responder, deixou uma “promessa” e elogiou o trabalho de Jrue Holiday.

    «Não vou chegar aqui e dizer que vou ser Jrue Holiday. Na minha opinião, Jrue Holiday é o melhor defensor no perímetro. Sempre tive várias responsabilidades no papel ofensivo, mas, agora, com os meus novos colegas de equipa, tenho a oportunidade de mostrar o meu melhor no lado defensivo da quadra», afirmou Damian Lillard na sua apresentação ao novo clube.

    Jrue Holiday, que inicialmente foi trocado para Portland, vai representar os Boston Celtics, um dos maiores rivais dos Bucks nos últimos anos. Com isto, a luta pelo título da Liga Americana de Basquetebol ficou mais interessante.

    PONTO POSITIVO: MAIS UMA ATRAÇÃO EM MILWAUKEE

    Milwaukee é uma cidade que não está entre as melhores cidades no desporto americano. Entre as principais modalidades dos Estados Unidos, Milwaukee tem uma equipa na Liga Americana de Basquetebol (Bucks), na Liga Americana de Basebol (Brewers) e na Liga Americana de Hóquei no Gelo (Admirals), ou seja, três clubes. Curiosamente, é o mesmo número de títulos festejados em Milwaukee: 1971 e 2021 pelos Bucks e 2004 pelos Admirals.

    Apesar de Milwaukee ser uma cidade com pouca popularidade no desporto americano, os residentes da cidade viram vários jogadores históricos da Liga Americana de Basquetebol a representar a equipa de basquetebol, como Oscar Robertson e Kareem Abdul-Jabbar e , antes do aparecimento de Giannis Antetokounmpo, a principal estrela do plantel que contribuiu para o segundo anel da história dos Bucks.

    Lillard tem a oportunidade de tornar-se numa das estrelas que marcaram o desporto em Milwaukee, além de ser um jogador que vai render milhares de dólares em merchandising aos Bucks.

    PONTO POSTIVO: PORTLAND TRAIL BLAZERS ENTRA EM PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO

    Com a saída de Lillard, os Blazers entraram definitivamente em modo de reconstrução, ou seja, vão fazer um plantel para apenas competir pelo título daqui a uns anos. Com a aquisição de jogadores com experiência no topo como Deadre Ayton e de jovens talentosos como Scott Henderson, os adeptos da equipa de Portland esperam ver muitas vitórias dos Trail Blazers a médio-longo prazo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.