Quem é o melhor campeão dos últimos cinco anos? | NBA

modalidades cabeçalho

A NBA vive uma das fases mais fascinantes da sua história recente. Entre renascimentos de equipas, afirmações de superestrelas e o surgimento de novos protagonistas, os últimos cinco campeões marcaram o basquetebol à sua maneira. Mas se deixarmos de lado o romantismo e analisarmos friamente: qual destes campeões foi, de facto, o mais forte?

5- Milwaukee Bucks (2021)

A epopeia de Giannis Antetokounmpo em 2021 entrou para a história, especialmente pela sua performance de 50 pontos no jogo decisivo. A equipa teve um percurso duro, superando os Nets de Durant numa das séries mais tensas da década.

Apesar da excelente equipa, os Bucks dependiam fortemente do brilho individual de Giannis. O coletivo, embora competente, não era tão completo ou versátil quanto os campeões que os superam neste ranking.

4- Golden State Warriors (2022)

O regresso dos Warriors ao topo foi emocionante e provou a resiliência de Steph Curry e companhia. Curry foi soberbo nas finais, e o sistema de Steve Kerr voltou a brilhar.

Contudo, a inconsistência ao longo dos playoffs, uma defesa menos imponente e a idade do núcleo impediram esta versão dos Warriors de ser tão dominante quanto em anos anteriores e, comparativamente, menos forte que as três equipas à sua frente.

3- OKC Thunder (2025)

O recente campeão Thunder não só conquistou o primeiro título da era Oklahoma, como também o fez de forma dominante. Foram a melhor equipa da liga na fase regular com um registo impressionante, eliminaram pesos-pesados nos playoffs, incluindo os campeões de há dois anos, Nuggets, e selaram o anel com um jogo 7 autoritário.

Shai Gilgeous-Alexander foi o MVP da temporada e das finais, liderando um plantel jovem e atlético, com Jalen Williams e Chet Holmgren como coestrelas em ascensão. A defesa desta equipa é a melhor desta lista e uma das melhores da história da NBA.

2- Boston Celtics (2024)

Depois de anos de promessas, os Celtics cumpriram. Tatum e Jaylen Brown lideraram uma equipa altamente organizada, fisicamente potente e taticamente refinada. A campanha nos playoffs foi avassaladora (16–3), e o equilíbrio entre ataque e defesa tornou o título praticamente inevitável.

Jaylen Brown foi o MVP das finais, mas o mérito foi claramente coletivo — de Derrick White a Jrue Holiday, o plantel ofereceu múltiplas soluções de ataque e de defesa.

1- Denver Nuggets (2023)

Com Nikola Jokić em modo MVP e um Jamal Murray no seu melhor nível, os Nuggets de 2023 foram uma máquina quase imparável. A sua campanha de playoffs (16–4) foi marcada por domínio tático e maturidade, com um ataque impressionante e uma defesa organizada.

Apesar de não terem o melhor registo da fase regular, chegaram aos playoffs no auge da sua forma. Merecem o primeiro posto por terem simplesmente o melhor jogador desta década, por uma margem confortável.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus prepara limpeza no Al Nassr e quer saída de mais um estrangeiro do plantel

Jorge Jesus não está satisfeito com as prestações de Bento na baliza do Al Nassr. Técnico dá prioridade a uma saída do guarda-redes que tem somado erros e desconcentrações nos últimos jogos.

Carlos Vicens risca 2 jogadores do plantel do Braga e saídas vão acontecer nos próximos dias

O Braga continua a preparar o plantel da próxima época. Robson Bambu e João Marques não entram nas contas de Carlos Vicens e vão sair do clube. Nenhum dos jogadores soma qualquer minuto pelo Braga nesta época.

Imprensa turca revela proposta do Trabzonspor por Stephen Eustáquio e exigências do FC Porto

O Trabzonspor quer garantir a contratação de Stephen Eustáquio nos próximos dias. FC Porto exige 10 milhões de euros para vender o médio. O médio tem 28 anos e é internacional A pelo Canadá por 50 ocasiões.

Richard Ríos regressa às redes sociais e deixa mensagem: «Continue trabalhando em silêncio»

Richard Ríos é a contratação mais sonante do Benfica na temporada. Médio regressou às redes sociais e deixou uma pequena mensagem relativa ao trabalho feito em silêncio.

PUB

Mais Artigos Populares

Foi apontado ao Sporting nos últimos dias e está também na lista de alvos do Fenerbahçe de José Mourinho

O Fenerbahçe de José Mourinho está a acompanhar a situação de Santiago Giménez, que foi colocado na rota do Sporting. Avançado mexicano pode deixar o AC Milan neste mercado.

Manchester United de Ruben Amorim rejeita envolver jogador do Chelsea na transferência de Alejandro Garnacho

O Manchester United de Ruben Amorim continua a negociar a venda de Alejandro Garnacho ao Chelsea. Tyrique George foi sugerido na troca, mas recusado.

Wolverhampton de Vítor Pereira rejeita 58 milhões por uma das estrelas da equipa

O Wolverhampton não aceitou uma oferta de 58 milhões de euros do Newcastle por Strand Larsen. A equipa de Vítor Pereira não pretende abrir mão do jogador.