Quem é o melhor campeão dos últimos cinco anos? | NBA

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A NBA vive uma das fases mais fascinantes da sua história recente. Entre renascimentos de equipas, afirmações de superestrelas e o surgimento de novos protagonistas, os últimos cinco campeões marcaram o basquetebol à sua maneira. Mas se deixarmos de lado o romantismo e analisarmos friamente: qual destes campeões foi, de facto, o mais forte?

5- Milwaukee Bucks (2021)

A epopeia de Giannis Antetokounmpo em 2021 entrou para a história, especialmente pela sua performance de 50 pontos no jogo decisivo. A equipa teve um percurso duro, superando os Nets de Durant numa das séries mais tensas da década.

Apesar da excelente equipa, os Bucks dependiam fortemente do brilho individual de Giannis. O coletivo, embora competente, não era tão completo ou versátil quanto os campeões que os superam neste ranking.

4- Golden State Warriors (2022)

O regresso dos Warriors ao topo foi emocionante e provou a resiliência de Steph Curry e companhia. Curry foi soberbo nas finais, e o sistema de Steve Kerr voltou a brilhar.

Contudo, a inconsistência ao longo dos playoffs, uma defesa menos imponente e a idade do núcleo impediram esta versão dos Warriors de ser tão dominante quanto em anos anteriores e, comparativamente, menos forte que as três equipas à sua frente.

3- OKC Thunder (2025)

O recente campeão Thunder não só conquistou o primeiro título da era Oklahoma, como também o fez de forma dominante. Foram a melhor equipa da liga na fase regular com um registo impressionante, eliminaram pesos-pesados nos playoffs, incluindo os campeões de há dois anos, Nuggets, e selaram o anel com um jogo 7 autoritário.

Shai Gilgeous-Alexander foi o MVP da temporada e das finais, liderando um plantel jovem e atlético, com Jalen Williams e Chet Holmgren como coestrelas em ascensão. A defesa desta equipa é a melhor desta lista e uma das melhores da história da NBA.

2- Boston Celtics (2024)

Depois de anos de promessas, os Celtics cumpriram. Tatum e Jaylen Brown lideraram uma equipa altamente organizada, fisicamente potente e taticamente refinada. A campanha nos playoffs foi avassaladora (16–3), e o equilíbrio entre ataque e defesa tornou o título praticamente inevitável.

Jaylen Brown foi o MVP das finais, mas o mérito foi claramente coletivo — de Derrick White a Jrue Holiday, o plantel ofereceu múltiplas soluções de ataque e de defesa.

1- Denver Nuggets (2023)

Com Nikola Jokić em modo MVP e um Jamal Murray no seu melhor nível, os Nuggets de 2023 foram uma máquina quase imparável. A sua campanha de playoffs (16–4) foi marcada por domínio tático e maturidade, com um ataque impressionante e uma defesa organizada.

Apesar de não terem o melhor registo da fase regular, chegaram aos playoffs no auge da sua forma. Merecem o primeiro posto por terem simplesmente o melhor jogador desta década, por uma margem confortável.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.