📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem é o melhor campeão dos últimos cinco anos? | NBA

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A NBA vive uma das fases mais fascinantes da sua história recente. Entre renascimentos de equipas, afirmações de superestrelas e o surgimento de novos protagonistas, os últimos cinco campeões marcaram o basquetebol à sua maneira. Mas se deixarmos de lado o romantismo e analisarmos friamente: qual destes campeões foi, de facto, o mais forte?

5- Milwaukee Bucks (2021)

A epopeia de Giannis Antetokounmpo em 2021 entrou para a história, especialmente pela sua performance de 50 pontos no jogo decisivo. A equipa teve um percurso duro, superando os Nets de Durant numa das séries mais tensas da década.

Apesar da excelente equipa, os Bucks dependiam fortemente do brilho individual de Giannis. O coletivo, embora competente, não era tão completo ou versátil quanto os campeões que os superam neste ranking.

4- Golden State Warriors (2022)

O regresso dos Warriors ao topo foi emocionante e provou a resiliência de Steph Curry e companhia. Curry foi soberbo nas finais, e o sistema de Steve Kerr voltou a brilhar.

Contudo, a inconsistência ao longo dos playoffs, uma defesa menos imponente e a idade do núcleo impediram esta versão dos Warriors de ser tão dominante quanto em anos anteriores e, comparativamente, menos forte que as três equipas à sua frente.

3- OKC Thunder (2025)

O recente campeão Thunder não só conquistou o primeiro título da era Oklahoma, como também o fez de forma dominante. Foram a melhor equipa da liga na fase regular com um registo impressionante, eliminaram pesos-pesados nos playoffs, incluindo os campeões de há dois anos, Nuggets, e selaram o anel com um jogo 7 autoritário.

Shai Gilgeous-Alexander foi o MVP da temporada e das finais, liderando um plantel jovem e atlético, com Jalen Williams e Chet Holmgren como coestrelas em ascensão. A defesa desta equipa é a melhor desta lista e uma das melhores da história da NBA.

2- Boston Celtics (2024)

Depois de anos de promessas, os Celtics cumpriram. Tatum e Jaylen Brown lideraram uma equipa altamente organizada, fisicamente potente e taticamente refinada. A campanha nos playoffs foi avassaladora (16–3), e o equilíbrio entre ataque e defesa tornou o título praticamente inevitável.

Jaylen Brown foi o MVP das finais, mas o mérito foi claramente coletivo — de Derrick White a Jrue Holiday, o plantel ofereceu múltiplas soluções de ataque e de defesa.

1- Denver Nuggets (2023)

Com Nikola Jokić em modo MVP e um Jamal Murray no seu melhor nível, os Nuggets de 2023 foram uma máquina quase imparável. A sua campanha de playoffs (16–4) foi marcada por domínio tático e maturidade, com um ataque impressionante e uma defesa organizada.

Apesar de não terem o melhor registo da fase regular, chegaram aos playoffs no auge da sua forma. Merecem o primeiro posto por terem simplesmente o melhor jogador desta década, por uma margem confortável.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

James Tavernier inaugura o marcador e coloca Rangers em vantagem frente ao Braga

James Tavernier inaugurou o marcador ao converter uma grande penalidade. O Braga está na Escócia para defrontar o Rangers.

Francesco Farioli deixa reparos à 2ª parte do FC Porto e elogios a jogador: «Fez um grande jogo. Não é o primeiro jogo deste...

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Nice por 3-0. Encontro referente à jornada 5 da fase regular da Europa League.

Stephen Eustáquio chegou aos 150 jogos pelo FC Porto com muitos elogios: «Temos uma equipa técnica competente em todos os aspetos e jogadores inteligentes»

Stephen Eustáquio analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Alberto Costa parabeniza seleção sub-17 pelo Mundial e espera ver-se nos mesmos palcos em 2026: «Vou fazer tudo para estar entre os escolhidos»

Alberto Costa analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Filipe Coelho vence na sua estreia ao comando do Universitatea Craiova frente ao Mainz: Eis os primeiros resultados do dia na Conference League

Universitatea Craiova ganhou 1-0 sobre o Mainz, na Roménia. A partida marcou a estreia de Filipe Coelho ao serviço do emblema romeno.

Rafael Quintas é capitão de Portugal nas conquistas do Europeu e do Mundial Sub-17: «Demonstrámos a nossa humildade e respeito pelos adversários»

Rafael Quintas celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

José Neto entrevistado pelo capitão Rafael Quintas e com cachecol do Aljustrense: «Guardo sempre o povo na minha memória»

José Neto celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.