Quem é o melhor campeão dos últimos cinco anos? | NBA

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A NBA vive uma das fases mais fascinantes da sua história recente. Entre renascimentos de equipas, afirmações de superestrelas e o surgimento de novos protagonistas, os últimos cinco campeões marcaram o basquetebol à sua maneira. Mas se deixarmos de lado o romantismo e analisarmos friamente: qual destes campeões foi, de facto, o mais forte?

5- Milwaukee Bucks (2021)

A epopeia de Giannis Antetokounmpo em 2021 entrou para a história, especialmente pela sua performance de 50 pontos no jogo decisivo. A equipa teve um percurso duro, superando os Nets de Durant numa das séries mais tensas da década.

Apesar da excelente equipa, os Bucks dependiam fortemente do brilho individual de Giannis. O coletivo, embora competente, não era tão completo ou versátil quanto os campeões que os superam neste ranking.

4- Golden State Warriors (2022)

O regresso dos Warriors ao topo foi emocionante e provou a resiliência de Steph Curry e companhia. Curry foi soberbo nas finais, e o sistema de Steve Kerr voltou a brilhar.

Contudo, a inconsistência ao longo dos playoffs, uma defesa menos imponente e a idade do núcleo impediram esta versão dos Warriors de ser tão dominante quanto em anos anteriores e, comparativamente, menos forte que as três equipas à sua frente.

3- OKC Thunder (2025)

O recente campeão Thunder não só conquistou o primeiro título da era Oklahoma, como também o fez de forma dominante. Foram a melhor equipa da liga na fase regular com um registo impressionante, eliminaram pesos-pesados nos playoffs, incluindo os campeões de há dois anos, Nuggets, e selaram o anel com um jogo 7 autoritário.

Shai Gilgeous-Alexander foi o MVP da temporada e das finais, liderando um plantel jovem e atlético, com Jalen Williams e Chet Holmgren como coestrelas em ascensão. A defesa desta equipa é a melhor desta lista e uma das melhores da história da NBA.

2- Boston Celtics (2024)

Depois de anos de promessas, os Celtics cumpriram. Tatum e Jaylen Brown lideraram uma equipa altamente organizada, fisicamente potente e taticamente refinada. A campanha nos playoffs foi avassaladora (16–3), e o equilíbrio entre ataque e defesa tornou o título praticamente inevitável.

Jaylen Brown foi o MVP das finais, mas o mérito foi claramente coletivo — de Derrick White a Jrue Holiday, o plantel ofereceu múltiplas soluções de ataque e de defesa.

1- Denver Nuggets (2023)

Com Nikola Jokić em modo MVP e um Jamal Murray no seu melhor nível, os Nuggets de 2023 foram uma máquina quase imparável. A sua campanha de playoffs (16–4) foi marcada por domínio tático e maturidade, com um ataque impressionante e uma defesa organizada.

Apesar de não terem o melhor registo da fase regular, chegaram aos playoffs no auge da sua forma. Merecem o primeiro posto por terem simplesmente o melhor jogador desta década, por uma margem confortável.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli reage a mensagem de Maniche e elogia o Nottingham Forest: «Uma equipa muito competitiva desde que Vítor Pereira chegou».

Em declarações à UEFA, Francesco Farioli reagiu à mensagem de Maniche e anteviu o embate com o Nottingham Forest de Vítor Pereira na Europa League.

Braga: Uma baixa garantida e duas incógnitas para embate contra Real Bétis nos quartos-de-final da Europa League

O Braga não contará com Adrian Barisic para a receção ao Real Bétis na Europa League. Rodrigo Zalazar e Vítor Carvalho ainda podem recuperar a tempo.

João Cancelo e dois colegas do Barcelona assistem à Kings League ao vivo

João Cancelo, Fermín López e Lamine Yamal marcaram presença na King's League. O número 10 do Barcelona marcou um penálti que ajudou a sua equipa a vencer a partida.

David Simão coloca Benfica fora da luta pela Primeira Liga: «Posso ter de engolir isto, mas acho que o Benfica está fora do título»

Em entrevista ao podcast Final Cut, David Simão falou sobre as passagens no Boavista e Arouca, referindo ainda que o Benfica já não está na corrida pelo título.

PUB

Mais Artigos Populares

Serge Gnabry comenta “caso Prestianni”: «Racismo dói sempre. Não importa o que aconteceu antes»

Serge Gnabry pronunciou-se sobre o incidente entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior, em antevisão do duelo entre o Bayern Munique e o Real Madrid.

Bruno Varela critica gestão do Vitória SC e questiona despedimento de Luís Pinto: «Foi mais pela pressão dos adeptos»

Bruno Varela falou sobre a saída do Vitória SC e lamentou os problemas que teve com o presidente vimarenense, António Miguel Cardoso.

Presidente do Besiktas protesta VAR após controvérsia no dérbi de Istambul frente ao Fenerbahçe: «Todas as semanas há um fiasco»

Serdal Adali deixou várias críticas ao estado do VAR na Turquia após o penálti assinalado contra o Besiktas no jogo frente ao Fenerbahce.