Zion Williamson | «O Bullie» dos tempos modernos

Zion Williamson tem feito uma época discreta, debaixo do radar, mas os números não deixam escapar a sua grandeza: são 26.4 pontos, 7.1 ressaltos, 3.5 assistências, uma eficácia incrível de 62% em lançamentos de campo e uma PER (estatística que mede o rendimento individual do atleta) de 31 (!!!), que é, nada mais nada menos, a terceira melhor da liga.

Estamos a falar de números absolutamente fantásticos para um «menino» que apenas cumpriu 68 jogos oficiais desde que foi draftado em 2019. Não sei se é o jogador mais maturo dentro/fora de campo, mas há poucos com a sua (curta) experiência que têm a vontade e a competitividade de Zion – e isso, claro, também faz a diferença – alicerçada a uma confiança que parece não ter fim.

NÃO É DE AGORA…

Zion está nos holofotes dos orgãos de comunicação social norte americanos há uns bons anos e a expectativa que lhe foi compelida, acabou sempre correspondida. A espetacularidade dos afundanços, a potência, a força física, a capacidade de dominar jogadores onde quer que jogasse, enfim, independetemente do grau competitivo, Zion nunca teve grandes dificuldades em impor o seu estilo de jogo. Com que fundamento o jogador foi levantado para a ribalta?

É uma resposta relativamente fácil de explanar, até porque quem o vê numa fotografia fica logo pasmado com a sua brutalidade física. Zion nem é dos jogadores mais altos, mas tem uma força e umas características que o fazem ser um dos atletas mais dominantes da história da liga. É corpolento, forte no arranque, gigante no salto, brutal na zona pintada, tudo isto, sendo um extremo ‘baixinho’ com 2 metros, porém acartando uns impressionantes 128 kg (!).

Como disse, Zion tem estado no foco de todas atenções há imensos anos, e resultado da sua capacidade em transição, potência, drible e supremacia perante os adversários, as comparações com os «astros» surgiram com naturalidade. LeBron James foi quem mais se ouviu falar para estabelecer comparações…No entanto, apesar de terem números semelhantes (com a mesma idade) e «algumas» parecenças em termos de características, não me parece a melhor comparação para o jovem dos Pelicans. Aliás, Rick Carslile, treinador dos Mavericks, fez a comparação brilhante de atribuir a Zion o «Shaquille O’Neal dos tempos que correm».

E é isso, Zion, à semelhança do ex-poste lendário, faz da sua primazia o bully ball, ou seja, utiliza a sua dimensão física como proeminência, onde ninguém é capaz de travar o jovem num «duelo de corpos». Dúvido que alguém goste de defender Zion de costas para o cesto, seja um poste, um extremo, base…Creio que Zion também não esteja muito preocupado com quem se apresente à sua frente.

Em sintonia com isto, o jovem de 20 anos tem uma garra e confiança que rememora um pouco O’Neal, porque para além de acarretar todas as habilidades motoras, físicas e técnicas, tem essa confiança que lhe permite singrar. Por fim, o que também tornou, esta temporada, um sucesso para Zion (até ao momento), foi o sistema proporcionado por Steve Van Gundy, que lhe permite ocupar os espaços certos e ser um perigo com e sem bola. Zion até pode não ser dos jogadores mais refinados que já vimos jogar, mas a margem para evoluir é tanta que fica complicado dizer que ele não será um dos melhores de todos os tempos.

Foto de Capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o clube convidado para ocupar a vaga do Boavista na Segunda Liga

O Boavista não conseguiu cumprir os requisitos para se inscrever na Segunda Liga. Oliveirense foi convidada para o seu lugar.

Antonio Espigares deixa o Villarreal e é reforço do Gil Vicente

O Gil Vicente oficializou a contratação de Antonio Espigares. Defesa central deixa o Villarreal e ruma ao futebol português.

Eis as 16 equipas que seguem em frente no Mundial de Clubes 2025 com o Benfica a representar Portugal

Já está concluída a fase de grupos do Mundial de Clubes 2025. O Benfica segue em frente na competição.

Eis as 16 equipas eliminadas na fase de grupos do Mundial de Clubes 2025 com o FC Porto na lista

Já está concluída a fase de grupos do Mundial de Clubes 2025. O FC Porto foi um dos 16 clubes eliminados na prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o caminho do Benfica para chegar até à final do Mundial de Clubes 2025

O Benfica foi a única equipa portuguesa a chegar aos oitavos de final do Mundial de Clubes 2025. Quadro do mata-mata definido.

Luís Rocha renova com o Santa Clara até 2027

Luís Rocha continua no Santa Clara por mais duas temporadas. O central renovou contrato até 2027 com os açorianos.

Atalanta garante contratação de reforço que Benfica já tentou contratar em negócio que pode chegar aos 21,5 milhões de euros

Kamaldeen Sulemana vai ser reforço da Atalanta. O negócio está fechado com a Dea a chegar a um acordo com o Southampton para a transferência.