📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Zion Williamson | «O Bullie» dos tempos modernos

- Advertisement -

Zion Williamson tem feito uma época discreta, debaixo do radar, mas os números não deixam escapar a sua grandeza: são 26.4 pontos, 7.1 ressaltos, 3.5 assistências, uma eficácia incrível de 62% em lançamentos de campo e uma PER (estatística que mede o rendimento individual do atleta) de 31 (!!!), que é, nada mais nada menos, a terceira melhor da liga.

Estamos a falar de números absolutamente fantásticos para um «menino» que apenas cumpriu 68 jogos oficiais desde que foi draftado em 2019. Não sei se é o jogador mais maturo dentro/fora de campo, mas há poucos com a sua (curta) experiência que têm a vontade e a competitividade de Zion – e isso, claro, também faz a diferença – alicerçada a uma confiança que parece não ter fim.

NÃO É DE AGORA…

Zion está nos holofotes dos orgãos de comunicação social norte americanos há uns bons anos e a expectativa que lhe foi compelida, acabou sempre correspondida. A espetacularidade dos afundanços, a potência, a força física, a capacidade de dominar jogadores onde quer que jogasse, enfim, independetemente do grau competitivo, Zion nunca teve grandes dificuldades em impor o seu estilo de jogo. Com que fundamento o jogador foi levantado para a ribalta?

É uma resposta relativamente fácil de explanar, até porque quem o vê numa fotografia fica logo pasmado com a sua brutalidade física. Zion nem é dos jogadores mais altos, mas tem uma força e umas características que o fazem ser um dos atletas mais dominantes da história da liga. É corpolento, forte no arranque, gigante no salto, brutal na zona pintada, tudo isto, sendo um extremo ‘baixinho’ com 2 metros, porém acartando uns impressionantes 128 kg (!).

Como disse, Zion tem estado no foco de todas atenções há imensos anos, e resultado da sua capacidade em transição, potência, drible e supremacia perante os adversários, as comparações com os «astros» surgiram com naturalidade. LeBron James foi quem mais se ouviu falar para estabelecer comparações…No entanto, apesar de terem números semelhantes (com a mesma idade) e «algumas» parecenças em termos de características, não me parece a melhor comparação para o jovem dos Pelicans. Aliás, Rick Carslile, treinador dos Mavericks, fez a comparação brilhante de atribuir a Zion o «Shaquille O’Neal dos tempos que correm».

E é isso, Zion, à semelhança do ex-poste lendário, faz da sua primazia o bully ball, ou seja, utiliza a sua dimensão física como proeminência, onde ninguém é capaz de travar o jovem num «duelo de corpos». Dúvido que alguém goste de defender Zion de costas para o cesto, seja um poste, um extremo, base…Creio que Zion também não esteja muito preocupado com quem se apresente à sua frente.

Em sintonia com isto, o jovem de 20 anos tem uma garra e confiança que rememora um pouco O’Neal, porque para além de acarretar todas as habilidades motoras, físicas e técnicas, tem essa confiança que lhe permite singrar. Por fim, o que também tornou, esta temporada, um sucesso para Zion (até ao momento), foi o sistema proporcionado por Steve Van Gundy, que lhe permite ocupar os espaços certos e ser um perigo com e sem bola. Zion até pode não ser dos jogadores mais refinados que já vimos jogar, mas a margem para evoluir é tanta que fica complicado dizer que ele não será um dos melhores de todos os tempos.

Foto de Capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Péssimas notícias: Já é conhecida a grave lesão de Vasco Sousa que aconteceu no Moreirense x Benfica

Vasco Sousa fraturou o perónio da perna direita durante o Moreirense x Benfica. É a mesma lesão que sofreu há 10 meses.

Lusitânia de Lourosa goleia Paços de Ferreira e soma 3.ª vitória consecutiva

O Lusitânia de Lourosa goleou por 5-1 o Paços de Ferreira, no Estádio da Capital do Móvel. A partida marcou a 14.ª jornada da Segunda Liga.

Eis o 3.º golo de Pavlidis e o momento de classe de Fredrik Aursnes no Moreirense x Benfica

O Benfica venceu o Moreirense por 4-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Vangelis Pavlidis completou o hat-trick e Fredrik Aursnes apontou o 4-0.

Olheiro BnR | Mousa Al-Taamari

Mousa Al-Taamari é o jogador jordaniano no ativo com mais internacionalizações (85) e faz parte do período de ouro da sua nação.

PUB

Mais Artigos Populares

Objetivos diferentes, a mesma missão | FC Porto x Estrela da Amadora

Tendo em conta a capacidade do FC Porto em pressionar alto, o Estrela não pode voltar a cometer os erros que ocorreram frente ao Sporting.

Vasco Botelho da Costa analisa derrota frente ao Benfica mas começa por dizer: «Estou um pouco abananado, porque acho que temos uma possível lesão...

Vasco Botelho da Costa analisou o desfecho do Moreirense x Benfica. Encontro referente à 14.ª jornada da Primeira Liga.

Vangelis Pavlidis após marcar 3 golos pelo Benfica: «É uma boa noite para nós e queremos continuar»

Vengelis Pavlidis analisou o resultado final do Moreirense 0-4 Benfica. Avançado grego marcou três golos na vitória encarnada.