📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal: Missão cumprida!

- Advertisement -

Futuro complicado

Por aquilo que já conseguimos internacionalmente, nos escalões de formação, fruto do trabalho dos clubes, Associações e Federação, a aposta no basquetebol feminino faz todo o sentido.

Ao contrário do que sucede no masculino conseguimos, ainda, recrutar as jovens com potencial atlético e com talento para o basquetebol.

O trabalho desenvolvido nos “Cars” femininos deveria ser incentivado, já que aí as jovens treinam muito, com intensidade, e ficam mais bem preparadas para as exigências da competição internacional. Mesmo com todas as limitações económicas, o fecho dos “Cars” tem custos elevados a nível desportivo num futuro imediato.

Ticha Penicheiro Fonte: FPB
Ticha Penicheiro
Fonte: FPB

A ausência de um plano agressivo de Marketing na FPB também não ajuda nada a modalidade. Nunca fomos fortes a aproveitar o que tínhamos de bom. Os exemplos são por todos conhecidos: o 9.º lugar no Campeonato da Europa de seniores masculinos em 2007, a presença destacada da Ticha Penicheiro na WNBA e os jogos da NBA em sinal aberto, entre outros, nunca foram bem explorados, e temo que este ponto alto da modalidade siga o mesmo caminho.

No basquetebol é recorrente que nos queixemos da falta de visibilidade mediática. Claro que mais uma vez a cobertura deste Campeonato do Mundo foi ignorada.

Se por um lado é injusto este tratamento da modalidade, por outro lado também é verdade que revelamos uma incapacidade gritante no domínio do marketing e na passagem das nossa mensagens e imagens. Sem promoção do que fazemos bem como podemos motivar os atletas actuais e como podemos captar mais jovens para a prática do jogo?

Mais uma vez ficou provado, nesta competição exigente, que necessitamos de mais e melhores jogadoras.

A concorrência com as outras modalidades  é grande e o futebol não dorme. Se nos masculinos já recrutam quase todos os talentos a nível nacional, no sector feminino preparam-se para fazer o mesmo. Curiosamente, o líder da FPF é um homem do basquetebol (Fernando Gomes, antigo praticante de qualidade do FC Porto e ex-dirigente da modalidade). Os seus objectivos são claros e apontam, no plano estratégico, até 2020, para duplicar o número de praticantes femininos, e elevar a posição de Portugal no ranking da FIFA até aos 25 primeiros lugares (ocupa actualmente o 40.º lugar). O Sporting Clube de Portugal, que desistiu da equipa de seniores femininos no basquetebol, aposta agora também em força no futebol.

Girls First é um programa da FPF para o desenvolvimento do futebol feminino Fonte: FPF
Girls First é um programa da FPF para o desenvolvimento do futebol feminino
Fonte: FPF

O projecto Girls First já está no terreno e junta milhares de crianças das escolas do primeiro ciclo de muitas cidades, e não se esquece também da TV, onde vão transmitir não só os jogos das selecções nacionais como também as principais provas de clubes em Portugal.

Assim, se mais uma vez nos distrairmos vamos perder tudo o que de bom já conseguimos…

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diego Simeone elogia Griezmann após vitória frente ao Valência: «Está na história do clube, lenda absoluta»

Diego Simeone encheu Antoine Griezmann de elogios após a vitória frente ao Valência. Avançado francês marcou um golaço.

Enzo Barrenechea confessa que esteve perto do FC Porto

Enzo Barrenechea assumiu que esteve perto de ser jogador do FC Porto. O jogador representa atualmente o Benfica.

Estará perdoado? Mohamed Salah alcança novo marco histórico da Premier League

Mohamed Salah voltou a jogar pelo Liverpool depois de duas semanas conturbadas e alcançou um novo recorde na Premier League.

Argentina pode falhar o Mundial 2026 após o presidente da federação ser acusado de crimes financeiros

A participação da seleção argentina no Mundial 2026 pode estar em causa devido a uma investigação criminal ao presidente Claudio Tapia.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Algumas mudanças foram estratégicas, outras não»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Luis Suárez: «Queríamos voltar à senda das vitórias»

Luis Suárez analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Gustavo Assunção: «Uma derrota pesada, não merecemos pelo trabalho que estamos a fazer»

Gustavo Assunção analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.