📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Queda para o patamar inferior

- Advertisement -

Uma nova Liga de clubes?

As medidas regulamentares implementadas nas competições séniores e cujo objectivo principal era proteger o jogador nacional, limitando para isso a presença dos estrangeiros, não têm conduzido a bons resultados. A competição federativa é fraca, e não temos produzido jogadores nacionais de qualidade.

Os exemplos de ligas europeias como a Espanhola (ACB) mostram que mesmo com uma maioria de estrangeiros de qualidade é possível ter-se seleções competitivas. Os nossos vizinhos trabalham bem na formação e, também ali, quem tem capacidade compete ao nível mais alto.

quadro 2O passado mostra que os bons jogadores portugueses sempre conseguiram lugar, como demonstrou a geração de 2007.

No campeonato federativo denominado LPB, como facilmente se conclui através da análise do quadro apresentado abaixo, ganham sempre os mesmos (SL Benfica e FC Porto).

quadro 3Regressando ao passado e à Liga Profissional controlada pelos clubes (LCB) a realidade era bem diferente, para melhor. Mais competição e múltiplos vencedores a quem não será estranha a qualidade dos praticantes que arrastavam multidões aos pavilhões.

quadro 4Restam então duas opções: ou continuar a fazer o mesmo e só poder ambicionar ficar onde está ou criar condições para um regresso ao profissionalismo.

Foto de Capa: FPB

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Novo golo na Luz: Sudakov reestabelece igualdade no Benfica x Sporting

Benfica e Sporting enfrentam-se no Estádio da Luz durante a noite desta sexta-feira, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga.

Pedro Gonçalves marca no Benfica x Sporting após perda de bola de Enzo Barrenecha

Benfica e Sporting enfrentam-se no Estádio da Luz durante a noite desta sexta-feira, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga.

Penafiel vence na receção à União de Leiria com golo perto do apito final

Joseph Séry marcou o único golo da partida para lá dos 90 minutos, oferecendo a vitória por 1-0 ao Penafiel diante da União de Leiria.

Cristiano Ronaldo x Lionel Messi no Mundial 2026: eis quando Portugal e Argentina se podem defrontar

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi deverão estar na prova por Portugal e Argentina.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 3 possíveis adversários de Portugal no jogo inaugural do Mundial 2026

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal iniciará caminhada na prova diante de um adversário do playoff intercontinental.

Já está definido o jogo inaugural do Mundial 2026

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Jogo inaugural está definido e colocará frente a frente o México e África do Sul.

Eis as seleções que Portugal só poderá defrontar na final do Mundial 2026 mediante cada posição

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal já sabe que só poderá defrontar algumas seleções na final da prova.