A estatística é uma arte no basquetebol

    Oliver foi mais além e abordou também a “Distibuting credit among cooperativa players”. Os jogadores não ganham jogos, as equipas sim. Explicou também qual a contribuição de cada jogador no rendimento da equipa, levando em conta os pontos marcados e a importância do da estatística defensiva. Claramente é mais útil a consulta do site  www.ebasystem.com, onde é possível aprofundar os conhecimentos estatísticos relativos ao basquetebol do que estar muito preocupado com os sites da moda para copiar as últimas jogadas da NBA.

    Leitura obrigatória é mesmo a do livro de Dean Oliver: Basketball on Paper.

    Claro está que na NBA o exagero de dados e análises leva na minha opinião a subversão total do objectivo do jogo. Vi recentemente ao vivo um jogo da NBA na qual para surpresa minha um jogador cada vez que recebia a bola lançava um triplo, o que hoje parece ser uma moda, só que ele lançava e falhava. Mesmo assim raramente saiu. Com o jogo a aproximar-se do final o ‘atirador’ não desanimava e no último minuto conseguiu finalmente marcar um triplo. Festa na bancada, aplausos do treinador e dos companheiros. Confesso que não entendi o porquê de tal entusiasmo.

    A palestra de Dean Oliver foi muito interessante
    A palestra de Dean Oliver foi muito interessante

    Corver, assim se chama o atleta, tinha marcado um triplo em treze tentativas e a equipa acabava de perder o jogo por 30 pontos de diferença. Só mais tarde vim a saber o motivo de tal festa: o jogador continuava a ter como record o facto de ser o único jogador da NBA aquele marcava triplos em todos os jogos…

    Já Mark Gasol disse recentemente:

    “We’ve got 43 wins. If we win (tonight), we’ll have 44. That’s the only number you guys (media) should care about. Stats are great, but wins and losses matter. Stats are killing the game of basketball. Basketball is a subjective game. A lot of things happen that you cannot measure in stats.

    Different things matter. To me, the most important things in basketball are not measured by Stats.

    Também concordo que o dado estatístico mais importante no basquetebol é o ‘gamescore‘, mas não tenho dúvidas também que ‘Basketball is too much game to be science, but it’s too scientific to be just basketball’.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mário Silva
    Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
    De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.