O Basquetebol feminino português tem tido uma temporada com algumas constantes. O Clube União Sportiva tem estado muito bem, tirando nos jogos decisivos, ou seja, as finais. O clube açoriano esteve na final da Taça Vítor Hugo, Taça da Federação e da Taça de Portugal, perdendo as três competições na final. Os ‘CUS’ terminaram também a fase regular do campeonato em primeiro, será que vão falhar no momento decisivo novamente?

Vamos voltar atrás e fazer um pequeno resumo da temporada até agora. Quatro dos cinco títulos nacionais já foram disputados e se já sabemos quem perdeu na final três delas, vamos agora saber quem as venceu.

Quinta dos Lombos venceu a Supertaça – contra o campeão nacional GDESSA – e a Taça da Federação. Já o AD Vagos venceu os dois troféus restantes, a Taça Vítor Hugo e a Taça de Portugal. Duas equipas coesas e que jogam um bom Basquetebol e que terminaram em segundo e quarto a fase regular do campeonato.

União Sportiva e Vagos são duas das equipas mais fortes em Portugal
Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Este fim de semana começa o playoff do campeonato e teremos bons jogos em perspetiva. O União Sportiva joga com o Vitória SC, eliminatória que deve cair sem problemas para as açorianas. O Quinta dos Lombos defronta as açorianas do CJ Boa Viagem, numa eliminatória que certamente vai cair para a equipa de Carcavelos, mas em que o Boa Viagem pode dar muitas dores de cabeça, principalmente no jogo em casa.

Vagos e CAB Madeira é o duelo destes quartos de final. A equipa da região de Aveiro é favorita, mas se o CAB levar a melhor não choca ninguém, certamente será uma eliminatória resolvida em três jogos. Por fim, o duelo entre GDESSA e SL Benfica, com as campeãs nacionais a serem claramente favoritas, até por o Benfica estar a passar uma má fase, tendo perdido seis dos últimos oito jogos e as vitórias a terem sido com as duas equipas mais fracas, Algés e Académico. No entanto, o Benfica venceu o último jogo entre as duas equipas, pelo que a equipa do Barreiro não pode facilitar.

Temos um campeonato em aberto, com três equipas, na minha opinião, a chegarem aos playoff como favoritas: União Sportiva, Quinta dos Lombos e Vagos. O Sportiva parece ser a equipa com mais argumentos, mas já falhou por três vezes nos jogos chave, veremos como aguentam a pressão nesta fase a eliminar. Quinta dos Lombos e Vagos querem conquistar mais um título esta temporada, e vão aproveitar qualquer momento menos bom que as açorianas tenham.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Basquetebol

Comentários