Emoções na Liga feminina

- Advertisement -

cab basquetebol feminino

O basquetebol masculino anda mal a nível de competitividade na Liga, com o Benfica a ser o vencedor anunciado a cada início de competição desde que o Porto desistiu da modalidade. Mas, se no basket masculino esta é a realidade, no feminino as coisas estão muito mais animadas.

É verdade que o CAB Madeira vai à frente só com vitórias nos 13 jogos já disputados, mas no passado sábado tive oportunidade de ver o jogo entre o terceiro classificado União Sportiva (CUS) e o CAB, e o equilíbrio foi a nota dominante durante quase todo o jogo, tendo apenas a maior eficácia das madeirenses desequilibrado a seu favor durante o segundo tempo. A organização em campo também consegue ser melhor devido à maior experiência das suas jogadoras, e parece ser esta a receita vencedora do CAB. Além deste jogo, tive oportunidade de ver os jogos entre os CUS e o Boa Viagem (4º classificado) e entre os CUS e o Benfica (5º classificado), sendo que nestas últimas três semanas só não tive a oportunidade de ver o Quinta dos Lombos, actual campeão e segundo classificado neste momento dos cinco primeiros classificados da Liga Feminina.

Entre estas quatro equipas a diferença não é muita, parecendo-me o Benfica a mais fraca, mas ao mesmo tempo a que tem mais garra, o que a fez ganhar por um ponto em São Miguel, recuperando da desvantagem de 10 pontos que existia ao intervalo. A mais forte é sem dúvida o CAB, com um jogo muito bem pensado e coordenado, apesar de me parecer faltar alguma velocidade, que pode vir a ser decisiva no futuro, caso equipas como o Benfica e o Boa Viagem continuem a evoluir o seu nível de jogo. Quanto aos CUS, fica a faltar maior definição no jogo interior, uma maior capacidade de sair da pressão defensiva feita pelas adversárias, em muito causado por alguma intranquilidade por quem leva a bola e uma maior rotatividade de algumas jogadoras, sendo que, por jogo, apenas sete a oito jogadoras entram em campo.

CUS vs Benfica Foto: Rodrigo Fernandes
O triplo que deu a vitória ao Benfica
Foto: Rodrigo Fernandes

O Boa Viagem parece-me uma equipa muito dependente de uma jogadora só, à imagem do que acontecia o ano passado com o União Sportiva. Myneshia Kenzie tem feito regularmente mais de 15 pontos por jogo e foi a MVP em cinco dos 11 jogos em que participou até agora. A norte americana tem sido o grande factor que as terceirenses apresentam na grande maioria dos jogos, e é isto que se pede a uma estrangeira: que esta venha dar a qualidade que as portuguesas não consigam dar.

Vai ser um campeonato onde muita coisa ainda pode mudar, e os play-offs ainda desafiam mais a lógica de a melhor equipa vencer, visto um mau jogo poder estragar uma temporada. Vamos ver o que nos reserva o resto da temporada, mas que seja tão boa como até agora.

Foto de capa: Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.