Emoções na Liga feminina

- Advertisement -

cab basquetebol feminino

O basquetebol masculino anda mal a nível de competitividade na Liga, com o Benfica a ser o vencedor anunciado a cada início de competição desde que o Porto desistiu da modalidade. Mas, se no basket masculino esta é a realidade, no feminino as coisas estão muito mais animadas.

É verdade que o CAB Madeira vai à frente só com vitórias nos 13 jogos já disputados, mas no passado sábado tive oportunidade de ver o jogo entre o terceiro classificado União Sportiva (CUS) e o CAB, e o equilíbrio foi a nota dominante durante quase todo o jogo, tendo apenas a maior eficácia das madeirenses desequilibrado a seu favor durante o segundo tempo. A organização em campo também consegue ser melhor devido à maior experiência das suas jogadoras, e parece ser esta a receita vencedora do CAB. Além deste jogo, tive oportunidade de ver os jogos entre os CUS e o Boa Viagem (4º classificado) e entre os CUS e o Benfica (5º classificado), sendo que nestas últimas três semanas só não tive a oportunidade de ver o Quinta dos Lombos, actual campeão e segundo classificado neste momento dos cinco primeiros classificados da Liga Feminina.

Entre estas quatro equipas a diferença não é muita, parecendo-me o Benfica a mais fraca, mas ao mesmo tempo a que tem mais garra, o que a fez ganhar por um ponto em São Miguel, recuperando da desvantagem de 10 pontos que existia ao intervalo. A mais forte é sem dúvida o CAB, com um jogo muito bem pensado e coordenado, apesar de me parecer faltar alguma velocidade, que pode vir a ser decisiva no futuro, caso equipas como o Benfica e o Boa Viagem continuem a evoluir o seu nível de jogo. Quanto aos CUS, fica a faltar maior definição no jogo interior, uma maior capacidade de sair da pressão defensiva feita pelas adversárias, em muito causado por alguma intranquilidade por quem leva a bola e uma maior rotatividade de algumas jogadoras, sendo que, por jogo, apenas sete a oito jogadoras entram em campo.

CUS vs Benfica Foto: Rodrigo Fernandes
O triplo que deu a vitória ao Benfica
Foto: Rodrigo Fernandes

O Boa Viagem parece-me uma equipa muito dependente de uma jogadora só, à imagem do que acontecia o ano passado com o União Sportiva. Myneshia Kenzie tem feito regularmente mais de 15 pontos por jogo e foi a MVP em cinco dos 11 jogos em que participou até agora. A norte americana tem sido o grande factor que as terceirenses apresentam na grande maioria dos jogos, e é isto que se pede a uma estrangeira: que esta venha dar a qualidade que as portuguesas não consigam dar.

Vai ser um campeonato onde muita coisa ainda pode mudar, e os play-offs ainda desafiam mais a lógica de a melhor equipa vencer, visto um mau jogo poder estragar uma temporada. Vamos ver o que nos reserva o resto da temporada, mas que seja tão boa como até agora.

Foto de capa: Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva confirma ausência no Benfica para o segundo encontro frente ao St. Gallen: «Precisa de mais tempo para ganhar condição»

Marco Silva afirmou que Jhon Durán não deve entrar nos planos da partida entre o Benfica e o St. Gallen, jogo que se realiza no dia 30 de julho.

Marco Silva faz o rescaldo da derrota do Benfica: «Não jogámos suficientemente bem, nem perto disso»

Marco Silva fez o rescaldo da derrota do Benfica diante do St. Gallen na estreia na nova época. Técnico analisou o jogo em conferência de imprensa.

Suíça é terreno complicado para o Benfica e derrota contra o St. Gallen acentua histórico negativo

O Benfica perdeu com o St. Gallen no primeiro jogo da época 2026/27. Derrota acentua mau registo encarnado em solo suíço.

Marco Silva aponta erros do Benfica na derrota na estreia: «Temos de cuidar mais da bola e tratar melhor da bola»

O Benfica e o St. Gallen enfrentaram-se num encontro da segunda eliminatória de acesso à Europa League. Marco Silva já reagiu à derrota.

PUB

Mais Artigos Populares

Tom Gaal coloca St. Gallen a vencer o Benfica e preocupa Marco Silva

St. Gallen e Benfica defrontam-se na qualificação para a Europa League. Tom Gaal colocou o marcador em duas bolas a uma.

Para repetir-se e gerar possível jackpot ao Sporting? Última promessa trabalhada pelo Leganés deve render transferência superior aos 100 milhões de euros

O Sporting está interessado em Djibril Gueye, defesa que pertence ao Leganés. Yan Diomande também passou pelo Butarque.

Sporting: ponta de lança espreita vaga na equipa principal

Gabriel Silva deixou uma boa imagem no estágio do Sporting e pode ser promovido à equipa principal nos próximos meses.