📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Entre o Barreiro e as ilhas muito se tem de lutar

- Advertisement -

basquetebol feminino

A Liga Feminina de Basquetebol regressa este fim de semana com o arranque da segunda volta da fase regular e como tal vou fazer um breve apanhado do que foi a primeira volta desta competição.

Tendo eu visto jogos de praticamente todas as equipas, faltando-me apenas a Quinta dos Lombos e o Olivais, posso dizer que existe uma divisão clara em três grupos. O da frente, em que estão o GDESSA Barreiro, o CAB Madeira e o União Sportiva; um segundo grupo, em que estão as equipas situadas entre o quarto lugar e o 11.º; e o terceiro grupo, onde fica apenas a Ovarense, que não parece ter argumentos para esta divisão.

Analisando o primeiro grupo, o grande destaque tem de ir para a equipa do Barreiro, que somou por vitórias os 11 jogos que fez  – tem de ser um justo líder. Mas, apesar disto, não acredito no título do GDESSA. O CAB, que não começou da melhor forma a temporada – neste caso é mesmo por não ser tão dominante como no passado -, é quem parte como favorito. Uma equipa bem trabalhada e com muitas opções para as várias posições, o que lhe dá vantagem sobre as atuais campeãs, é a União Sportiva. As açorianas nesta primeira volta perderam em casa com estas duas adversárias: contra o CAB ficou patente o que já escrevi, já contra o GDESSA as lesões que afetaram a União Sportiva durante o jogo não lhe permitiram continuar a lutar pela vitória, precisamente por esta equipa ter um plantel muito mais curto que as restantes duas. Sendo assim, o meu top3 para apostas é CAB, União Sportiva e GDESSA.

O regresso de Faustino pode ajudar o Sporting
O regresso de Faustino pode ajudar o Sporting
Fonte: Sporting CP

No tal segundo grupo uma das equipas que vai subir a sua produção é o Sporting. No ano de estreia na Liga muitas lesões têm dificultado a vida às leoas (chegaram a ir a jogos com sete atletas) mas o início de 2016 marca o regresso das lesionadas de maior duração, com destaque para a Inês Faustino. Mas o equilíbrio reina aqui neste grupo também, sendo o Vagos e o Olivais as duas equipas mais fracas mas que não podem ser descuradas, podendo complicar muito a vida e ganhar a qualquer uma destas equipas. Com quase todas as equipas a reforçarem-se para esta fase fica difícil perceber quem vai desequilibrar a seu favor a melhor posição de apuramento para os playoffs, neste caso o quarto e quinto lugares, de forma a evitar as três equipas mais fortes.

Por fim temos a Ovarense, que ainda não venceu e que parece ter reservado o último lugar da competição. A equipa de Ovar é a única sem estrangeiras, o que pode facilitar um pouco a percepção do motivo deste maior afastamento em relação às outras equipas. Ganhar um jogo não é impossível, mas afigura-se tarefa muito difícil.

A Liga deste ano está sem dúvida mais equilibrada que a do ano passado a todos os níveis. Se no ano passado muitos diziam que a luta era para ver quem ficava em segundo atrás do CAB – apesar de não ter acontecido – este ano não se pode dizer quem será o campeão; três muito boas equipas podem lá chegar, qual será a quarta equipa a chegar à fase final? É impossível responder agora; existem muitas equipas a lutar por este posto e com qualidade para tal.

Foto de capa: GDESSA

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Geovany Quenda é baixa de peso: os jogos que o extremo vai falhar pelo Sporting

Geovany Quenda está lesionado e vai falhar os próximos jogos do Sporting. Rui Borges terá que arranjar soluções para suprimir a ausência.

Rui Costa na abertura da Benfica FM: «Não estou feliz com os resultados do Benfica»

Rui Costa esteve presente na abertura do Benfica FM. O presidente comentou os resultados obtidos esta temporada.

Ascensão de José Neto leva Benfica a refletir sobre o futuro de Rafael Obrador: eis a nova opção colocada em cima da mesa

O Benfica considera emprestar Rafael Obrador. Ascenção de José Neto permite às águias gerir o espanhol de outra maneira.

Eis os onzes oficiais do FC Porto x Malmo da Europa League

O FC Porto recebe o Malmo na sexta jornada da fase de liga da Europa League. Já são conhecidos os onzes oficiais da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Achraf Hakimi recupera a tempo e lidera a lista de Marrocos para a CAN 2025: eis os convocados da seleção africana

O selecionador Walid Regragui confirmou a presença de Achraf Hakimi, que estava em dúvida devido a lesão, mas riscou Hakim Ziyech para a CAN 2025.

Treinador do Girona arrasa Dominik Livakovic: «Quer jogar o Mundial e depois ir para outro clube»

Míchel não poupou nas críticas a Dominik Livakovic, revelando que este forçou a ausência na Taça do Rei para poder sair em janeiro.

Eis o onze da semana na Champions League com um jogador do Benfica em destaque

Richard Ríos foi o motor da vitória do Benfica e mereceu a distinção da UEFA. Na lista figura também um nome que deixou más memórias ao Sporting.