Desde 1994/1995 que uma equipa sénior masculina do Sporting em basquetebol não entrava em campo, a espera pela repetição deste momento já não vai demorar muito pois a época 2019/2020 vai ficar marcada por este regresso.

Em 95 os sócios do Sporting preferiram o Andebol ao Basquetebol e com isto a modalidade deixou de existir no clube até 2012/2013 quando voltou com uma equipa sénior feminina (que entretanto já terminou) e escalões de formação. Desde então a pergunta que mais se ouve é quando é que regressa a equipa masculina, esperemos então que todo este interesse se revele em presenças nos pavilhões.

Apesar da ausência do Sporting durante 24 anos os leões continuam a ser a terceira equipa mais vezes campeã nacional (oito) sendo o último título já da longínqua época de 1981/1982. Na altura com uma equipa de luxo os leões contavam com o que é considerado o melhor jogador português de sempre, Carlos Lisboa.

A última equipa campeã nacional do Sporting
Fonte: Wiki Sporting

Neste regresso, ainda não se sabe muito de como será o Sporting. A aprovação foi feita ontem, numa reunião em Fátima, onde todos os clubes da Liga aprovaram o regresso do Sporting ao primeiro escalão, ainda que o SL Benfica tenha dito que o regresso deveria ser feito por baixo.

Concordo com a posição do Benfica. Como amante do desporto, e especialmente do Basquetebol, modalidade que joguei e fui treinador, consigo perceber todos os benefícios que vai trazer à modalidade em Portugal. Agora, no sentido desportivo é péssimo porque há de entrar o Sporting na próxima temporada e uma equipa da Proliga não o conseguir fazer?

O campeonato vai ser alargado a 14 equipas – mais duas que este ano – sendo que uma é o Sporting e ainda não ficou definido se a outra equipa será fruto de apenas descer uma equipa este ano, ou se vai subir mais uma equipa do escalão secundário.

A próxima época vai trazer então o regresso do Sporting, o que se se mantiver tudo como este ano teremos os três grandes e a Oliveirense a discutir o título, tal como no Hóquei em Patins. Veremos que equipa consegue o Sporting construir, visto os melhores portugueses já estarem todos nos grandes clubes.

Nota: Na foto de capa a última equipa leonina.

Foto de Capa: Wiki Sporting

Comentários