📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Damian Lillard | Um líder nato, mas um Hall of Famer?

- Advertisement -

Em oito anos de carreira, Damian Lillard foi o ator principal de vários momentos marcantes, principalmente na altura dos Playoffs. Em 2020/2021, o número 0 dos Portland Trail Blazers está a fazer uma grande época, sendo um dos nomes a considerar quando se fala em MVP da NBA.

Com médias de 30,6 pontos, 7,7 assistências, 4,5 ressaltos e um roubo de bola, Dame é o líder da equipa que, atualmente, está no quinto lugar da conferência Oeste, mesmo depois de várias lesões assolarem membros importantes da equipa. Por isso, é seguro dizer que Damian Lillard é, sem dúvida, um dos melhores bases da liga.

No entanto, serão os seus feitos suficientes para integrar o Naismith Memorial Basketball Hall of Fame? Vamos analisar, de forma geral, a carreira de Lillard e os pontos fortes e fracos da sua candidatura ao mais prestigiado grupo da história do basquetebol internacional.

DESDE CEDO, UMA ESTRELA

Damian Lillard foi escolhido pelos Blazers com a sexta escolha no Draft de 2012 e a sua presença foi logo sentida. Com médias de 19 pontos, 6,5 assistências e 3,1 ressaltos, Dame foi um dos poucos vencedores unânimes da história do prémio Rookie of the Year. É de salientar que o ano de rookie de Lillard é o único da carreira em que não esteve presente nos Playoffs.

Em 2013/2014, Lillard foi o primeiro atleta a participar em todos os eventos do All-Star Weekend: NBA Rising Stars, concurso de triplos, concurso de afundanços e o All-Star Game. Uns meses depois, os Blazers chegaram aos Playoffs e defrontaram os Houston Rockets de James Harden e Dwight Howard na primeira ronda.

Com um triplo de Lillard no último segundo a selar a vitória do jogo seis, Portland venceu a série em seis jogos. Dame deu assim o primeiro triunfo dos Blazers numa série de Playoffs desde 2000. A equipa de Portland foi eliminada pelos eventuais campeões San Antonio Spurs na ronda seguinte, mas o mais importante é que já se via “Dame Time” e isto só no seu segundo ano.

Nos primeiros anos de Lillard na NBA, os Blazers contavam com um core com bastante potencial, com jogadores como LaMarcus Aldridge, Nicolas Batum e Wesley Matthews. No entanto, na offseason de 2015, esses três atletas trocaram de emblemas, deixando Portland com uma equipa debilitada.

Por isso, as épocas seguintes viram Damian Lillard a tornar-se no verdadeiro líder dos Trail Blazers. Segundo colegas como C.J. McCollum e Carmelo Anthony, e mesmo adversários como LeBron James e Stephen Curry, Dame é um líder nato em campo, mas principalmente fora dele, e essa liderança e esse caráter fizeram com que a equipa fosse sempre capaz de chegar aos Playoffs.

Foto De Capa: Portland Trail Blazers

Pedro Martins de Oliveira
Pedro Martins de Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 25 anos, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem um sotaque da cidade do Porto. Um fanático pelo desporto e um amante da escrita, acompanha várias modalidades em diferentes países, mas sobretudo segue de forma religiosa a NBA e a NFL.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Yanis Begraoui pode deixar o Estoril Praia: há interessados em ligas de topo

Yanis Begraoui pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O jogador conta com interessados na La Liga e na Bundesliga.

A mobilidade do Braga que criou problemas ao Benfica e a importância de Georgiy Sudakov e Fredrik Aursnes na reação das águias

A mobilidade ofensiva do Braga causou dificuldades ao Benfica na primeira parte, mas as águias conseguiram reagir no plano tático.

Nuno Capucho está de volta ao Varzim

Nuno Capucho foi confirmado durante esta segunda-feira como novo treinador do Varzim, emblema que atua na Liga 3.

Sporting: janeiro para resolver situações complicadas

O Sporting deverá realizar poucas mexidas no plantel principal. Ainda assim, o emblema de Alvalade terá alguns problemas para resolver em janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim da novela: Filipe Luís renova com o Flamengo até 2027

Chegou ao fim a novela em torno da renovação de Filipe Luís. O técnico brasileiro estendeu o seu vínculo e renovou com o Flamengo por duas épocas.

Benfica: o que pode trazer o mercado em relação a saídas?

O Benfica deverá realizar algumas mudanças no seu plantel durante o mercado de transferências, com saídas a poderem ocorrer.

Rui Borges foca atenção no FC Porto e afasta Benfica: «Não olho para terceiro, nem quero pensar»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Leões ganharam vilacondenses por 4-0 na Primeira Liga e o técnico falou na conferência de imprensa.