Jogadores que Admiro #33 – Dirk Nowitzki

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

O ano de 2002 marca a minha entrada no mundo do basquetebol; até aí, pouco ou nada sabia sobre a modalidade. Quando comprei o meu primeiro equipamento de treino, era azul escuro e azul claro. A minha curiosidade fez-me ir procurar se havia alguma equipa na NBA com estas cores e foi assim que fiquei a conhecer os Dallas Mavericks. Nesta equipa, jogava – e joga – um alemão que me marcou. Falo, claro, de Dirk Nowitzki, provavelmente o melhor jogador europeu da História. O gigante alemão é neste momento o sétimo melhor marcador da história da NBA (joga desde 1998 na competição, sempre por Dallas) e o melhor marcador estrangeiro. Levou os Mavs ao seu único título da competição, e aos seus dois únicos títulos de conferência.

Passado uns anos, enquanto jogadores, começamo-nos a focar numa ou duas posições de campo. Nessa altura, Nowitzki começou a ser uma referência para mim: um jogador de posição 4 (Extremo/Poste), que consegue fazer 5 (Poste), tal como eu era nos iniciados e cadetes.

Numa competição tão dominada pelos americanos, ver um europeu vingar é sempre positivo – pelo menos para nós europeus. Portanto, ver um europeu ser considerado o melhor jogador do campeonato é algo inédito até agora na história desta competição, e foi algo que já aconteceu por duas vezes – uma delas das finais da competição quando guiou Dallas ao seu único título.

Dirk Nowitzky em acção Fonte: Facebook Oficial de Dirk Nowitzky
Dirk Nowitzki em acção
Fonte: Facebook Oficial de Dirk Nowitzki

Nowitzki é talvez a maior razão de serem os Mavs a minha equipa favorita no maior espetáculo de basket do mundo.  Ansiava ser como ele enquanto jogador de basket, apesar de nunca ter chegado a sequer poder comparar-me, ou não estaria aqui a escrever. O lançamento é a sua imagem de marca, e todos a reconhecem através do característico salto, no qual, em vez de se aproximar, se afasta do cesto, tendo já sido considerado, por alguns especialistas, o melhor lançamento da NBA.

Para além de tudo isto, Nowitzki é um dos únicos sete jogadores que já acabaram uma época (06-07) com mais de 50% de eficácia de lançamento de campo, 40% de eficácia de lançamento de 3 pontos e 90% da linha de lance livre. Este feito foi ainda alcançado o ano passado, embora não tenha sido contabilizado, uma vez que para tal acontecer seria preciso arredondar as percentagens – esteve há beira de o conseguir em 10-11, quando acabou com 39% e 89%, sem possível arredondamento, nos triplos e nos lances livres. O jogador alemão foi ainda vencedor do concurso de triplos do All Star em 2006, tendo participado no jogo principal do fim de semana por 13 vezes, e ocupando o 9º lugar na lista que contemplava os jogadores com mais participações no jogo, na qual apareceu pela primeira vez em 2002 e apenas falhou em 2013.

Estamos certamente perante um futuro Hall of Fame da NBA, que apesar dos seus 36 anos continua a ser uma referência na modalidade, e o meu jogador preferido da liga, mesmo com os Lebrons e Durants desta vida.

Foto de capa: Facebook Oficial de Dirk Nowitzki

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto perto de fechar antigo alvo do Sporting para a baliza por um valor entre os 2 e os 4 milhões de euros

O FC Porto está em vias de fechar a contratação de João Afonso. O guarda-redes do Santa Clara, que já esteve na mira do Sporting, deve ser reforço para a nova época.

Ian Cathro na mira do Brondby da Dinamarca

O Brondby está interessado em Ian Cathro para assumir o comando técnico do clube. O treinador escocês tem contrato com o Estoril Praia até 2028.

Jakub Kiwior junta-se a Diogo Costa e a Maxi Araújo no onze do ano da Primeira Liga

Jakub Kiwior é o terceiro jogador a entrar no onze do ano da Primeira Liga. Defesa do FC Porto surge como o primeiro central na equipa.

João Gião próximo de deixar Sporting B e de assumir clube da Primeira Liga

João Gião está próximo de rumar ao Alverca. Atual treinador do Sporting B pode dar o salto e assumir a primeira equipa principal da carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Exclusivo: antigo scout de Sporting e Manchester City vai assumir coordenação da formação do Sacavenense

Bento Valente vai ser o novo coordenador da formação do Sacavenense. Antigo scout tem passagens por Sporting e Manchester City.

Trabzonspor conquista Taça da Turquia após vitória sobre o Konyaspor

O Trabzonspor conquistou a Taça da Turquia ao derrotar o Konyaspor por 2-1, na final da competição.

Lens derrota Nice e conquista Taça de França pela primeira vez na história

O Lens venceu o Nice por 3-1, no Stade de France, e conquistou a Taça de França pela primeira vez na sua história.