A época dos Portugueses no Estrangeiro – José Gonçalves

O segundo ano do barcelense no World Tour foi extremamente positivo e, apesar de desta vez não ter dado nenhuma vitória à Team Katusha – Alpecin, será lembrado pelo seu excecional desempenho no Giro d’Italia.

José Gonçalves entrou tranquilo no ano, com apenas um 17.º na Cadel Evans Great Ocean Race a dar algum (pouco) destaque nos primeiros meses da temporada. No final de abril, no Tour de Romandie já parecia começar a melhorar a forma para maio, onde brilharia na primeira Grande Volta da época.

No Giro d’Italia, o português começou logo com um fantástico quarto posto no prólogo e melhoraria esse registo para um terceiro na chegada a Santa Ninfa, numa altura em que se ia mantendo entre os primeiros da Geral. O que ninguém esperava era que o fizesse até ao fim da prova. Colecionando mais dois top 10 em etapas pelo caminho, José Gonçalves terminaria as três semanas num surpreendente 14.º lugar, igualando o melhor registo nacional da década em Grandes Voltas.

O terceiro lugar em Santa Ninfa foi um dos destaques da época
Fonte: Giro d’Italia

Seguiu-se o Tour de Suisse onde também ainda esteve na discussão de duas etapas e a participação nos Campeonatos Nacionais (ganhos pelo seu irmão gémeo), onde conquistou a prata no contrarrelógio individual.

Depois de uma paragem para repousar, participou na Vuelta, onde nunca se encontrou e acabaria por desistir à etapa 13. Até ao final da temporada ainda conseguiu resultados positivos no Paris-Tours e no Gree-Tour de Guangxi.

Após um 2018 em que confirmou o estatuto como um dos melhores portugueses da atualidade e surpreendeu com a sua capacidade a subir e no crono, continuará na Katusha e será uma boa aposta para termos sucessos internacionais lusitanos no ano que aí vem.

Foto de Capa: Team Katusha – Alpecin

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno Fonseca oficializado como novo treinador do Leixões depois da experiência no Mundial de Clubes 2025

João Nuno Fonseca foi apresentado como novo treinador do Leixões. Treinador inicia carreira como técnico principal na Segunda Liga.

Casa Pia segura médio Renato Nhaga até 2028

O Casa Pia anunciou esta quarta-feira a renovação de contrato de Renato Nhaga. Médio de 18 anos prolonga vínculo até 2028.

Joaquim Milheiro é o novo diretor técnico da formação do Benfica

Joaquim Milheiro está de regresso a Portugal para o Benfica. Treinador assume cargo de diretor técnico da formação encarnada.

Atanas Chernev é reforço do Estrela da Amadora a custo zero

O Estrela da Amadora oficializou mais um reforço para a próxima época. Atanas Chernev chega a Portugal a custo zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca oficializa 2 reforços para atacar época na Primeira Liga

O Alverca oficializou uma dupla contratação nesta quarta-feira. Tiago Leite e Gian Franco Cabezas reforçam o clube da Primeira Liga.

Santa Clara recebe boas notícias: Estádio de São Miguel aprovado pela UEFA

O Santa Clara poderá receber o NK Varazdin na 2.ª eliminatória da Conference League em casa. Estádio de São Miguel aprovado.

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 euros por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.