Antevisão do Tour de Flandres

- Advertisement -

Chegou a altura do segundo monumento da época no ciclismo. É neste domingo que irá correr a Ronde Van Vlaanderen-Tour des Flandres (Tour de Flandres). 

Em altura de clássicas da primavera, a Bélgica é o país anfitrião de alguns dos momentos mais bonitos da temporada. Nesta prova mítica, os ciclistas vão ter pela frente 270 quilómetros entre Antuérpia e Oudenaarde, com cerca de 23 passagens por trajetos complicados, numa mistura de piso empedrado e de subidas curtas com elevada inclinação. Algumas rampas chegam mesmo aos 22% de inclinação!

A primeira parte da corrida será calma como o habitual. Na segunda fase, a história será outra devido à seleção natural do pelotão.

A fase final terá KanariebergOude Kwaremont- Paterberg- Koppenberg- Steenbeekdries-Taaienberg-Kruisberg- Oude Kwaremont- Paterberg. Será uma parte da prova em que a respiração custará e em que os ciclistas terão de estar sempre bem colocados, porque qualquer metro dentro destes percursos irá fazer a diferença.

Subidas como o Koppenberg, com 700 metros, mas com pendentes a 22% num piso empedrado são muito difíceis de ultrapassar, por vezes nesta parte do percurso vemos os ciclistas saírem das suas bicicletas e ultrapassarem a subida fora da bicicleta, só demonstra a dureza que lhes é apresentada.

As passagens por Oude Kwaremont e Paterberg serão cruciais. Os ciclistas vão passar três vezes por Oude Kwaremont e duas pela subida icônica de Paterberg. A primeira subida conta com cerca de 2.2 quilómetros a 4% de inclinação média. Já a segunda subida, são cerca de 360 metros com 12.9% de inclinação média com uma rampa a 20.3% de inclinação! Um verdadeiro quebra-pernas, a fase final da corrida.

Trajeto de Koppenberg, cerca de 700 metros com pendentes a 22%
Fonte: Cycling in Flanders

As maiores dificuldades estarão ultrapassadas quando faltarem apenas 13.3 quilómetros para a meta.

Muitos ciclistas que têm objetivos nas Grandes Voltas acabam por não querer vir a este tipo de clássicas para se resguardarem de possíveis quedas e da possibilidade de terem de ficar meses de fora da competição, como o caso de Geraint Thomas este ano, que decidiu não correr a Volta a Flandres, porque existe uma Volta à França mais à frente.

O pavé, por ser muito famoso em furos e quedas, um pequeno trajeto pode deitar tudo a perder, trabalho de meses e de horas pode cair por terra num espaço de segundos.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting está de volta ao trabalho com o foco no Rio Ave

O Sporting está de regresso aos trabalhos em Alcochete. Leões jogam contra o Rio Ave para a quarta jornada da Primeira Liga.

Paul Scholes critica Bruno Fernandes: «Acho que é melhor manter a boca fechada»

Paul Scholes respondeu às declarações de Bruno Fernandes. Antigo médio do Manchester United não gostou das palavras do português.

Elye Wahi regressa ao Nice por empréstimo do Eintracht Frankfurt

O Eintracht Frankfurt cedeu novamente Elye Wahi ao Nice. A equipa francesa garante uma opção de compra no final da temporada.

Mallorca confirma Alberto Moreno como reforço

Alberto Moreno foi anunciado pelo Mallorca. O lateral-esquerdo chega a custo zero e assina por uma temporada com mais uma de opção.

PUB

Mais Artigos Populares

Dominó de transferências arrancou no Besiktas e vai ajudar Pedro Gonçalves a deixar o Sporting

Há uma sequência de transferências a ajudar Pedro Gonçalves. A transferência de Ernest Poku iniciou um dominó no mercado.

FC Porto começa ‘operação Académico de Viseu’ e tem boa notícia

O FC Porto está de regresso aos trabalhos no Olival. Situação de Cláudio Ramos evoluiu para treino integrado condicionado.

Besiktas fecha empréstimo de extremo direito enquanto negoceia Dodi Lukebakio e pode revolucionar posição

O Besiktas garantiu a contratação de Ernest Poku. Extremo neerlandês chega proveniente do Bayer Leverkusen por empréstimo com opção de compra.