📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão do Tour de Flandres

- Advertisement -

Chegou a altura do segundo monumento da época no ciclismo. É neste domingo que irá correr a Ronde Van Vlaanderen-Tour des Flandres (Tour de Flandres). 

Em altura de clássicas da primavera, a Bélgica é o país anfitrião de alguns dos momentos mais bonitos da temporada. Nesta prova mítica, os ciclistas vão ter pela frente 270 quilómetros entre Antuérpia e Oudenaarde, com cerca de 23 passagens por trajetos complicados, numa mistura de piso empedrado e de subidas curtas com elevada inclinação. Algumas rampas chegam mesmo aos 22% de inclinação!

A primeira parte da corrida será calma como o habitual. Na segunda fase, a história será outra devido à seleção natural do pelotão.

A fase final terá KanariebergOude Kwaremont- Paterberg- Koppenberg- Steenbeekdries-Taaienberg-Kruisberg- Oude Kwaremont- Paterberg. Será uma parte da prova em que a respiração custará e em que os ciclistas terão de estar sempre bem colocados, porque qualquer metro dentro destes percursos irá fazer a diferença.

Subidas como o Koppenberg, com 700 metros, mas com pendentes a 22% num piso empedrado são muito difíceis de ultrapassar, por vezes nesta parte do percurso vemos os ciclistas saírem das suas bicicletas e ultrapassarem a subida fora da bicicleta, só demonstra a dureza que lhes é apresentada.

As passagens por Oude Kwaremont e Paterberg serão cruciais. Os ciclistas vão passar três vezes por Oude Kwaremont e duas pela subida icônica de Paterberg. A primeira subida conta com cerca de 2.2 quilómetros a 4% de inclinação média. Já a segunda subida, são cerca de 360 metros com 12.9% de inclinação média com uma rampa a 20.3% de inclinação! Um verdadeiro quebra-pernas, a fase final da corrida.

Trajeto de Koppenberg, cerca de 700 metros com pendentes a 22%
Fonte: Cycling in Flanders

As maiores dificuldades estarão ultrapassadas quando faltarem apenas 13.3 quilómetros para a meta.

Muitos ciclistas que têm objetivos nas Grandes Voltas acabam por não querer vir a este tipo de clássicas para se resguardarem de possíveis quedas e da possibilidade de terem de ficar meses de fora da competição, como o caso de Geraint Thomas este ano, que decidiu não correr a Volta a Flandres, porque existe uma Volta à França mais à frente.

O pavé, por ser muito famoso em furos e quedas, um pequeno trajeto pode deitar tudo a perder, trabalho de meses e de horas pode cair por terra num espaço de segundos.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis compara Primeira Liga à Eredivisie: «Joga-se mais para o resultado do que para a exibição. A equipa mais pequena vai tentar fazer...

Vangelis Pavlidis concedeu uma entrevista. Avançado é destaque do Benfica e falou da Primeira Liga e da aventura em Portugal.

Vangelis Pavlidis elogia José Mourinho: «No treino não há brincadeira, mas fora do treino, conta as suas histórias, as suas piadas e brinca connosco»

Vangelis Pavlidis concedeu uma entrevista. Avançado é destaque do Benfica e falou da Primeira Liga e da aventura em Portugal.

Sporting regressa aos trabalhos após derrota com o Bayern Munique com 5 ausências por lesão

O Sporting regressou aos trabalhos esta quinta-feira, no ginásio. Leões já preparam duelo contra o AVS SAD para a Primeira Liga.

Onde ver o Sporting x AVS SAD da 14ª jornada da Primeira Liga?

O Sporting recebe o AVS SAD na 14.ª jornada da Primeira Liga. Leões procuram regressar às vitórias depois da jornada europeia.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do FC Porto elogia resistência de Ruben Amorim: «O mundo inteiro está a observar e a julgar»

Benni McCarthy elogia a força do Ruben Amorim, que sobreviveu a um início caótico e começa agora a colher frutos no Manchester United.

Paulo Bento e a evolução da Seleção: «Portugal não depende tanto de Cristiano Ronaldo como dependia há uns anos»

Paulo Bento passou em revista quase 40 anos de carreira. Do acaso que o lançou no Estrela da Amadora à mágoa dos títulos perdidos no Sporting.

Eis os onzes oficiais de Nice e Braga para o jogo da Europa League

O Nice recebe o Braga na 6.ª jornada da Europa League. Minhotos em França perante uma equipa que ainda não pontuou na prova.