Ciclismo | Jornada de Europeus e Mundiais termina com Julian Alaphilippe no topo

Sobre nações vitoriosas, referir o triunfo da Alemanha sobre a Holanda e Itália na prova de contrarrelógio misto.

A derradeira jornada da carreira de Tony Martin terminou com um belo momento, colocando a cereja no topo de um bolo que se traduz, indiscutivelmente, num dos melhores contrarrelogistas do presente século.

Relativamente aos escalões jovens, importa destacar alguns resultados, sobretudo numa perspetiva futura. A tal veia vitoriosa da Itália claramente que tem uma explicação, e essa talvez passe por aqui. A aposta na formação abrilhantou-se com a corrida sub-23: Filippo Baroncini sucedeu ao compatriota Samuele Battistela. Decore bem o nome, pois são 21 anos e já com um contrato com a Trek-Segafredo. Michele Gazoli e Luca Colnaghi, a par do grande vencedor, terminaram nos 10 primeiros classificados, mostrando ao mundo do ciclismo que a Itália está aí para as curvas… sprints, subidas, contrarrelógios, tudo.

Contudo, a primeira medalha da história da Eritreia é talvez o ponto de maior destaque não só desta corrida, como dos escalões jovens. Biniam Ghirmay, com um excelente sprint num grupo reduzido, conquistou a segunda posição na competição, isto na semana em que se ficou a saber que o Ruanda vai receber o Campeonato do Mundo de 2025: as boas notícias chegaram em abundância para os entusiastas desta modalidade em África.

Já nos Juniores encontramos o melhor resultado dos portugueses. António Morgado é um nome sonante dentro das camadas jovens nacionais e voltou a demonstrar o porquê disso mesmo na Flandres. Uma prestação sólida e fora de um habitat totalmente proporcional às suas capacidades culminou com um honroso sexto lugar – o vencedor foi Per Strand Hagenes -.

Saltando para os Europeus e já depois de referidas as vitórias nas elites masculinas e femininas, há que aludir o padrão de prestações positivas de jovens como o já mencionado Baroncini (segundo classificado atrás de Thibau Nys na prova em linha).

Mas também de Erik Fetter (uma das caras que promete elevar o ciclismo húngaro para outro nível), Johan Price-Pejtersen (vencedor dos dois contrarrelógios das competições em causa) ou Lennert van Eetvelt (pela sua consistência nos resultados apresentados).

Já em moldes femininos no ciclismo, a vencedora Silvia Zanardi e Blanka Vas, húngara no escalão sub-23/Elites ou Linda Riedmann e Zoe Backsted nas juniores são os principais nomes a reter.

A bolha de resultados nas mais variadas plenitudes destas competições fica desta forma desmistificada. Setembro termina com selo das maiores e menores nações do ciclismo mas não significa que o espetáculo tenha acabado, sobretudo quando ainda existe um Paris-Roubaix para ser ultrapassado no próximo sábado. Prepare-se!

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic já se encontra em Portugal para assinar pelo Benfica

Franjo Ivanovic chegou a Lisboa durante a noite desta terça-feira e vai assinar contrato com o Benfica.

Terça-feira de Champions League: eis os resultados

Disputaram-se vários jogos durante esta terça-feira da Champions League e algumas equipas foram eliminadas da prova.

Olimpija Ljubljana de Jorge Simão segue em frente na Conference League

O Olimpija Ljubljana não foi além de um empate contra o Inter Escaldes, mas está apurado para a próxima fase da Conference League.

Braga perto de garantir 10 milhões de euros com excedentário

O Braga vai vender Simon Banza ao Al Jazira. Há um acordo entre os dois clubes por 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador troca o FC Porto pelo Sporting

Diogo Barata foi confirmado como reforço do Sporting. O jogador de hóquei em patins pertencia aos quadros do FC Porto.

Mallorca define preço de internacional português: 15 milhões de euros

O Mallorca já definiu que pretende receber 15 milhões de euros por Samu Costa. O médio português soma pretendentes.

FC Porto encontra forma de ter Gabri Veiga disponível para a primeira jornada da Primeira Liga

O FC Porto corria o risco de não contar com Gabri Veiga na primeira jornada da Primeira Liga, mas o jogador vai poder ser usado.