David Lappartient – O ciclismo tem um novo chefe

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A União Ciclística Internacional tem um novo Presidente, já que o francês David Lappartient derrotou o incumbente Brian Cookson por expressivos 37-8 para ser o novo líder do organismo.

A UCI é o órgão que tutela o ciclismo internacionalmente e o seu Presidente é eleito para mandatos de 4 anos por método indireto, já que quem o elege são os delegados eleitos nas Organizações Regionais. Brian Cookson tornou-se o primeiro Presidente a fazer apenas um mandato, após ter destronado Pat McQuaid  em 2013.

Os motivos por trás desta mudança não são todos claros, mas há vários que já vieram a público e ajudam a perceber o porquê de um resultado tão desfasado. Aparentemente, várias das Federações estavam descontentes com a incapacidade de Cookson apresentar resultados com maior celeridade e com o seu estilo de liderança pouco assertivo. Outro ponto que causou grande preocupação foi a gestão errática do calendário World Tour. Para juntar a tudo isto, o russo Igor Makarov, um dos mais influentes no mundo do ciclismo e que foi há 4 anos um apoiaste incansável de Cookson, esteve desta vez num papel passivo.

O mandato de Cookson ficou marcado pela forte aposta no ciclismo feminino Fonte: Team Sunweb
O mandato de Cookson ficou marcado pela forte aposta no ciclismo feminino
Fonte: Team Sunweb

Durante 4 anos, Cookson, antigo líder da Federação Britânica, ajudou a dar um forte impulso ao ciclismo feminino, incluindo a criação do World Tour feminino e de várias provas que resultou num crescimento do interesse do público nesta vertente. Além disso, foi implementado um sistema mais rigoroso para os polémicos TUEs (Isenções para Uso Terapêutico de substâncias proibidas) e o desporto vive um período menos conturbado em termos de dopagem. Por outro lado, assistiram-se a muitos avanços e recuos na gestão do World Tour e a um preocupante desaparecimento de várias provas históricas europeias, criando sinais alarmantes no ciclismo de estrada masculino.

O novo Presidente é um homem experiente em lidar com o aparelho político da UCI e deverá ter maior facilidade em manobrar máquina burocrática. Uma das suas apostas é exatamente a de ter uma voz mais ativa e marcar a agenda mediática, contrastando com o estilo reservado do antecessor e promete também dar mais preponderância às Federações nacionais. No entanto, uma das questões centrais do seu mandato e para a qual não tem resposta no seu manifesto eleitoral será a do rumo a tomar quanto ao World Tour Masculino.

Para já, sabemos pouco do que realmente se alterará na prática com esta nova liderança. Já se percebeu que Lappartient terá mais voz, resta saber quais os resultados práticos disso. Para o bem do ciclismo, esperemos que esteja a um nível igual ou superior ao de quem substitui.

Foto de Capa: David Lappartient

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Dick Advocaat liderou Curaçau no Mundial 2026 e há novidades sobre o seu futuro

Dick Advocaat tem novo contrato na seleção do Curaçau. Técnico de 78 anos prolonga ligação até 31 de julho de 2027 e reage.

Suspensão provisória: Ministério Público trava processo judicial sobre a transferência de Germán Conti para o Benfica

O Ministério Público determinou a suspensão provisória do processo judicial que envolvia Rui Costa e o Benfica na transferência de Germán Conti.

Sporting entra a dormir e Lucas Torreira coloca o Galatasaray a vencer os leões

O Sporting e o Galatasaray estão a enfrentar-se durante esta quarta-feira, num encontro relativo à Champions League.

Entrada em falso na Europa: FC Porto perde na Hungria frente ao Veszprém para a Champions League de andebol

O FC Porto perdeu em casa do Veszprém por 36-28 na Champions League de andebol. O próximo adversário europeu é o Partizan.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense x Benfica: Eis os onzes iniciais do jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga

O Moreirense recebe o Benfica num jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga. Eis os onzes iniciais.

Barcelona e Estugarda começam a vencer com vários jogadores em destaque: eis os primeiros resultados do dia da Champions League

O Barcelona venceu em casa o Feyenoord por 5-1 no arranque da Champions League. Fica com os primeiros resultados do dia.

Dívidas do Barcelona: Mais de 115 milhões de euros em atraso e com ex-jogadores do Sporting e Braga ao barulho

O Barcelona tem uma dívida de 115 milhões de euros a clubes. Rasphinha, Francisco Trincão e Pau Víctor estão na lista.