David Lappartient – O ciclismo tem um novo chefe

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A União Ciclística Internacional tem um novo Presidente, já que o francês David Lappartient derrotou o incumbente Brian Cookson por expressivos 37-8 para ser o novo líder do organismo.

A UCI é o órgão que tutela o ciclismo internacionalmente e o seu Presidente é eleito para mandatos de 4 anos por método indireto, já que quem o elege são os delegados eleitos nas Organizações Regionais. Brian Cookson tornou-se o primeiro Presidente a fazer apenas um mandato, após ter destronado Pat McQuaid  em 2013.

Os motivos por trás desta mudança não são todos claros, mas há vários que já vieram a público e ajudam a perceber o porquê de um resultado tão desfasado. Aparentemente, várias das Federações estavam descontentes com a incapacidade de Cookson apresentar resultados com maior celeridade e com o seu estilo de liderança pouco assertivo. Outro ponto que causou grande preocupação foi a gestão errática do calendário World Tour. Para juntar a tudo isto, o russo Igor Makarov, um dos mais influentes no mundo do ciclismo e que foi há 4 anos um apoiaste incansável de Cookson, esteve desta vez num papel passivo.

O mandato de Cookson ficou marcado pela forte aposta no ciclismo feminino Fonte: Team Sunweb
O mandato de Cookson ficou marcado pela forte aposta no ciclismo feminino
Fonte: Team Sunweb

Durante 4 anos, Cookson, antigo líder da Federação Britânica, ajudou a dar um forte impulso ao ciclismo feminino, incluindo a criação do World Tour feminino e de várias provas que resultou num crescimento do interesse do público nesta vertente. Além disso, foi implementado um sistema mais rigoroso para os polémicos TUEs (Isenções para Uso Terapêutico de substâncias proibidas) e o desporto vive um período menos conturbado em termos de dopagem. Por outro lado, assistiram-se a muitos avanços e recuos na gestão do World Tour e a um preocupante desaparecimento de várias provas históricas europeias, criando sinais alarmantes no ciclismo de estrada masculino.

O novo Presidente é um homem experiente em lidar com o aparelho político da UCI e deverá ter maior facilidade em manobrar máquina burocrática. Uma das suas apostas é exatamente a de ter uma voz mais ativa e marcar a agenda mediática, contrastando com o estilo reservado do antecessor e promete também dar mais preponderância às Federações nacionais. No entanto, uma das questões centrais do seu mandato e para a qual não tem resposta no seu manifesto eleitoral será a do rumo a tomar quanto ao World Tour Masculino.

Para já, sabemos pouco do que realmente se alterará na prática com esta nova liderança. Já se percebeu que Lappartient terá mais voz, resta saber quais os resultados práticos disso. Para o bem do ciclismo, esperemos que esteja a um nível igual ou superior ao de quem substitui.

Foto de Capa: David Lappartient

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Michel Mboula na mira do Famalicão para o mercado de verão

Famalicão é um dos clubes europeus interessados em Michel Mboula. O defesa de 22 anos representa o Metz da França.

Rodrigo Zalazar deixa mensagem de despedida para os adeptos do Braga: «Serei sempre mais um guerreiro»

Rodrigo Zalazar despediu-se dos adeptos do Braga com uma publicação nas redes sociais. Médio uruguaio será reforço do Sporting.

França chega a princípio de acordo com treinador que venceu três Champions League

Zinédine Zidane chegou a um princípio de acordo com a Seleção Francesa para assumir o comando técnico após o Mundial 2026.

Ricky Van Wolfswinkel admite arrependimento: «Devia ter ficado no Sporting»

Ricky van Wolfswinkel afirmou que sair do Sporting foi o maior arrependimento da sua carreira e recordou com carinho a passagem por Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva recorda episódio com José Mourinho após dérbi em Old Trafford: «Não parecia muito feliz»

Bernardo Silva recordou a confusão que se seguiu ao dérbi entre o Manchester City e o Manchester United de José Mourinho em 2017.

Jornal Marca garante: José Mourinho está 99,9% fechado como treinador do Real Madrid

O jornal espanhol Marca avança que o regresso de José Mourinho ao Real Madrid é apenas uma questão de tempo.

Antigo internacional espanhol comenta possível regresso de José Mourinho ao Real Madrid: «Já não é o Mourinho de há uns anos»

Gaizka Mendieta considera que o José Mourinho não deve ser uma opção para assumir o comando técnico do Real Madrid.