David Lappartient – O ciclismo tem um novo chefe

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A União Ciclística Internacional tem um novo Presidente, já que o francês David Lappartient derrotou o incumbente Brian Cookson por expressivos 37-8 para ser o novo líder do organismo.

A UCI é o órgão que tutela o ciclismo internacionalmente e o seu Presidente é eleito para mandatos de 4 anos por método indireto, já que quem o elege são os delegados eleitos nas Organizações Regionais. Brian Cookson tornou-se o primeiro Presidente a fazer apenas um mandato, após ter destronado Pat McQuaid  em 2013.

Os motivos por trás desta mudança não são todos claros, mas há vários que já vieram a público e ajudam a perceber o porquê de um resultado tão desfasado. Aparentemente, várias das Federações estavam descontentes com a incapacidade de Cookson apresentar resultados com maior celeridade e com o seu estilo de liderança pouco assertivo. Outro ponto que causou grande preocupação foi a gestão errática do calendário World Tour. Para juntar a tudo isto, o russo Igor Makarov, um dos mais influentes no mundo do ciclismo e que foi há 4 anos um apoiaste incansável de Cookson, esteve desta vez num papel passivo.

O mandato de Cookson ficou marcado pela forte aposta no ciclismo feminino Fonte: Team Sunweb
O mandato de Cookson ficou marcado pela forte aposta no ciclismo feminino
Fonte: Team Sunweb

Durante 4 anos, Cookson, antigo líder da Federação Britânica, ajudou a dar um forte impulso ao ciclismo feminino, incluindo a criação do World Tour feminino e de várias provas que resultou num crescimento do interesse do público nesta vertente. Além disso, foi implementado um sistema mais rigoroso para os polémicos TUEs (Isenções para Uso Terapêutico de substâncias proibidas) e o desporto vive um período menos conturbado em termos de dopagem. Por outro lado, assistiram-se a muitos avanços e recuos na gestão do World Tour e a um preocupante desaparecimento de várias provas históricas europeias, criando sinais alarmantes no ciclismo de estrada masculino.

O novo Presidente é um homem experiente em lidar com o aparelho político da UCI e deverá ter maior facilidade em manobrar máquina burocrática. Uma das suas apostas é exatamente a de ter uma voz mais ativa e marcar a agenda mediática, contrastando com o estilo reservado do antecessor e promete também dar mais preponderância às Federações nacionais. No entanto, uma das questões centrais do seu mandato e para a qual não tem resposta no seu manifesto eleitoral será a do rumo a tomar quanto ao World Tour Masculino.

Para já, sabemos pouco do que realmente se alterará na prática com esta nova liderança. Já se percebeu que Lappartient terá mais voz, resta saber quais os resultados práticos disso. Para o bem do ciclismo, esperemos que esteja a um nível igual ou superior ao de quem substitui.

Foto de Capa: David Lappartient

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.