Duelo holandês com intervenientes inesperadas

- Advertisement -

Com a época a findar e apenas uma viagem de um só dia à China a faltar para terminar o World Tour, somente 5,67 pontos separam Marianne Vos e Annemiek van Vleuten na luta pela vitória do ranking final da competição e por algo mais que ajude a decidir quem foi a melhor ciclista do ano de 2019.

Vleuten não estará presente, mas Vos liderará a CCC numa corrida que parece feita ao seu jeito e para a qual é uma das principais favoritas à vitória, podendo assim conquistar a prestigiada camisola roxa de vencedora do World Tour. No entanto, com 200 pontos a aguardar a vencedora em Guangxi, uma terceira holandesa também teria hipóteses matemáticas de chegar ao primeiro lugar final, Lorena Wiebes.

O problema é que atravessar o globo por somente um dia de corrida não é propriamente proveitoso e, por isso, a Parkhotel Valkenburg, equipa de Wiebes, não fará essa deslocação, tendo terminado a sua época no GP Bruno Beghelli.

De qualquer modo, mesmo que Vos confirme o favoritismo e aproveite a prova chinesa para alcançar esse importante feito, tal não resolve o dilema sobre qual das duas (ou três) foi a melhor do ano.

No início da temporada, já se esperava uma semelhante luta holandesa pela distinção, mas contava-se que fosse van Vleuten a discuti-la com van der Breggen e, possivelmente, Vos como terceira opção. Assim, não foi. Vleuten esteve ao nível esperado, mas Vos voltou a ser dominadora de há algumas épocas e Wiebes afirmou-se mais rapidamente que o esperado.

Wiebes e Vos dão a dobradinha aos Países Baixos nos Jogos Europeus
Fonte: Minsk 2019

Campeã do Mundo de fundo, Annemiek van Vleuten teve mais uma temporada de excelência, repetindo o triunfo do Giro Rosa (e desta vez contra melhor concorrência) e juntando a camisola arco-íris, a Strade Bianche e a Liège-Bastogne-Liège ao seu enorme palmarés, além do título nacional de crono. Contudo, perdeu de forma espetacular o título mundial do esforço individual e foi incapaz de repetir a quantidade soberba de triunfos alcançados em 2018.

Marianne Vos regressou ao topo do ciclismo. Imparável de 2010 a 2014, sucederam-se anos menos positivos, mas a agora líder da CCC – Liv está de novo a fazer história. Das suas impressionantes vitórias, destacam-se as quatro etapas do Giro Rosa que cimentam ainda mais a sua posição de recordista absoluta na prova, o retorno ao primeiro posto na La Course (onde havia ganho a primeira edição em 2014), o quarto título do Alfredo Binda e a terceira vitória consecutiva no Tour of Norway. Mas, o que mais marcou foi a superioridade que sempre apresentou nas provas ao seu jeito.

Finalmente, Wiebes somou vitória atrás de vitória e assumiu-se como a força a ter em conta no sprint do ciclismo feminino. Os Jogos Europeus e os Campeonatos Nacionais são conquistas de grande envergadura e a RideLondon Classique também lhe fica bem no CV (ainda que com polémica). A forma como dominou em Chongming Island foi uma obra prima e as 15 vitórias que conta no final da temporada dizem tudo sobre o quão bem sucedida esta foi.

É discutível qual das três foi a melhor do ano, mas os resultados de qualquer uma são impressionantes e, por isso, aqui fica a lista das vitórias da cada uma.

Annemiek van Vleuten: Strade Bianche; Liège-Bastogne-Liège; ITT dos Campeonatos Nacionais dos Países Baixos; duas etapas, Geral, Pontos e Montanha do Giro Rosa; etapa do Boels Ladies Tour; RR dos Campeonatos do Mundo

Marianne Vos: Trofeo Alfredo Binda; etapa e Geral do Tour de Yorkshire; etapa do Women’s Tour; quatro etapas do Giro Rosa; La Course; três etapas e Geral do Tour of Norway; cinco etapas, Geral e Pontos do Tour de l’Ardèche

Lorena Wiebes: Danilith Koerse; Juventude do Healthy Aging Tour; Omloop van Borsele; etapa no Tour de Yorkshire; três etapas, Geral, Pontos e Juventude no Tour of Chongming Island; Flanders Diamond Tour; RR dos Jogos Europeus; RR dos Campeonatos Nacionais dos Países Baixos; etapa e Pontos do BeNe Ladies Tour; RideLondon Classique; etapa e Juventude do Tour of Norway; duas etapas, Pontos e Juventude do Boels Ladies Tour

Foto de Capa: Giro Rosa

Revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.