Egan Bernal é o novo vencedor do Tour de França

Chegava a 19ª etapa e consigo as responsabilidades de se fazerem diferenças. Uma etapa com duas montanhas de terceira categoria, uma montanha de segunda categoria, uma de primeira categoria e outra de categoria extra, era este o cenário ideal para se fazerem estragos.

Com menos de 100 kms para o final, o francês Thibaut Pinot ficava para trás, com claras dificuldades no joelho. Foi um dos momentos mais comoventes deste Tour, com Pinot em lágrimas, por ser obrigado a abandonar uma prova que lhe estava a correr bem.

Mais à frente na etapa, Thomas atacou nos favoritos, mas sem grande impacto. Vendo Alaphilippe em dificuldades, Egan Bernal decidiu desferir um ataque poderoso, sem que ninguém o conseguisse alcançar, acabando por apanhar os últimos resistentes da fuga do dia. Bernal foi o primeiro a passar no alto do Col de l´Iseran (contagem de categoria extra) e foi mesmo aí que acabou a etapa, isto porque os atletas tinham a estrada coberta de água e de pedras, porque tinha havido queda de granizo na região, o que veio a provar desabamentos, entupindo as estradas.

Com isto, acabou por não haver vencedor da etapa, nem prémio da combatividade. Bernal poderia ter ganho muito mais tempo a Alaphilippe, ao ritmo que ia, tinha tudo para que acontecesse uma maior diferença.

No entanto, Bernal passou no Col de l´Iseran 58 segundos antes de Kruijswijk, Thomas, Buchmann, Nibali, Urán e Landa. Alaphilippe chegou 2m:07s depois do colombiano.

Com a corrida neutralizada, o francês acabou por ver as diferenças a não serem tão alargadas, como poderiam ser e na geral individual, tínhamos finalmente novo líder! Bernal passou a ser o novo camisola amarela, com 45s de vantagem para Alaphilippe e com 1m:11s para o seu colega de equipa, Thomas.
Bernal seguia isolado para o alto do Col de l´Iseran e para a amarela
Fonte: Team INEOS

A etapa 20 chegava e consigo as responsabilidades de saber quem iria ganhar a Volta a França. Por causa do mau tempo, a etapa foi reduzida para 59.5 kms, com uma longa subida no final. Os ataques foram madrugadores, sendo que saltaram muitos ciclistas para a fuga, incluindo Rui Costa e Nélson Oliveira.

A fuga ganhava mais de dois minutos para o pelotão, mas foi perdendo a vantagem, devido ao intenso trabalho da Jumbo-Visma. Laurens De Plus e George Bennett não brincaram em serviço e colocaram um ritmo forte no grupo dos favoritos. Alaphilippe ficava para trás e Enric Mas tentava ajudar o colega de equipa, mas os esforços não foram suficientes e o francês acabaria por perder muito tempo.

Lá na frente, Nibali que estava na fuga, ficava isolado e após vários quilómetros sozinho, acabava por conseguir sacar uma vitória. Ele que estava há mais de um ano sem ganhar!

Buchmann tentava sair dos favoritos, mas não obteve sucesso. Valverde e Landa ainda saíram, acabando por ganhar tempo a Bernal, sete segundos e três segundos, respetivamente. Ambos os ciclistas da Movistar acabaram no pódio da etapa. De seguida chegou Bernal (4º) e Thomas (5º) a 17 segundos de Nibali, acabando por ganhar tempo aos restantes concorrentes.

Na geral individual, Bernal tinha agora 1m:11s para Thomas e 1m:31s para Kruijswijk. Dois ciclistas da Team INEOS e a fechar o pódio um ciclista da Jumbo-Visma.

Alaphilippe caiu para a quinta posição da geral, a 3m:45s do líder.

Parece que a supremacia da Team INEOS no Tour é para continuar. Não tinham Froome, Thomas estava em dúvida, mas ainda tinham Bernal para ganhar a competição.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Wayne Rooney deixa recado a Ruben Amorim sobre a gestão de um jogador: «Deveria ser titular»

Wayne Rooney apelou à titularidade de Harry Maguire com o Manchester United. O defesa-central inglês foi suplente no último encontro, frente ao Manchester City.

Xabi Alonso rendido a jogador do Real Madrid: «Os colegas respeitam-no imenso»

Xabi Alonso deixou elogios a Dani Carvajal. O defesa espanhol conta quatro jogos pelos merengues esta época.

Braga confirma lesão de Paulo Oliveira: eis os pormenores

Paulo Oliveira sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda. O defesa-central português deve falhar as próximas seis semanas de competição.

Frederico Varandas: «A credibilidade financeira do Sporting torna-nos um parceiro mais atrativo tanto para jogadores como para parceiros»

Frederico Varandas concedeu uma entrevista e abordou a gestão financeira do Sporting e os motivos para os jogadores rumarem ao clube leonino.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gonçalves aceita proposta de renovação do Sporting: internacional português passa para o topo da hierarquia salarial

O Sporting apresentou uma proposta de renovação a Pedro Gonçalves, que já aceitou prolongar o vínculo com os leões.

Roy Keane volta a criticar Bruno Fernandes: «O Manchester United sofreu um golo praticamente por causa dele»

Bruno Fernandes voltou a ser criticado por Roy Keane, na sequência da derrota do Manchester United diante do Manchester City.

Bruno Lage desafiado a definir objetivos do Benfica na Champions League: «Os nosso objetivos têm de ser de conquista»

Bruno Lage fez a antevisão do duelo entre o Benfica e o Qarabag. Jogo marca a estreia dos encarnados na Champions League.