Giro d’Itália 2016: Nibali de vilão a herói

- Advertisement -

Chegada a primeira de duas dificílimas subidas, depois já de várias incidências até ao fim da subida, Kruijswijk seguia na descida com Nibali e Chaves, sendo que Valverde tinha ficado para trás a dada altura da subida (viria a recuperar bem na descida e na subida seguinte). Mas as condições meteorológicas não eram as melhores, estava frio, vento e gelo por toda a parte. Numa curva, o holandês não mede bem as distâncias e depois já não vai a tempo de travar como deve ser, esbarrando contra uma “muralha de gelo” e batendo com as costas no chão – ao mesmo tempo que a bicicleta dava voltas no ar. Este foi o momento decisivo deste Giro d’Itália 2016.

A imagem diz tudo sobre o que Kruijswijk poderia estar a sentir no final da etapa 19 Fonte: pedal.com.br
A imagem diz tudo sobre o que Kruijswijk poderia estar a sentir no final da etapa 19
Fonte: pedal.com.br

Se o ciclista da Lotto já tinha levado uma boa “dentada” com essa situação (Nibali e Chaves escaparam por ali afora), pouco depois acabou por ver “amputadas” as suas possibilidades de sequer recompor algum tipo de perdas, quando teve de trocar de bicicleta e viu o próprio Valverde a passar por si – tivesse ele ficado com o espanhol e até poderíamos ter tido uma história um pouco diferente…

Vincenzo Nibali e Esteban Chaves, os grandes vencedores desse dia, continuaram juntos e chegaram a alcançar a fuga do dia. Os últimos resistentes foram Mikel Nieve e Diego Ulissi. Numa determinada altura da subida, o Tubarão decide voltar a dar uma “dentada” na competição, atacando, vencendo a etapa e conseguindo ganhar 53 segundos ao colombiano, 2 minutos e 14 segundos a Valverde e 4 minutos e 54 segundos a Kruijswijk. Com isto, Chaves era o novo líder da geral e Nibali ganhou novo alento para voltar a vencer esta prova, passando, claramente, de vilão a herói, passando de nem conseguir ficar no pódio a ter uma enorme oportunidade de voltar a vencer o Giro. Como é incrível, surpreendente e quantas reviravoltas dá o ciclismo (e o desporto, em si)…

Uma imagem bastante forte logo após a grave queda de Zakarin  Fonte: pedal.com.br
Uma imagem bastante forte logo após a grave queda de Zakarin
Fonte: pedal.com.br

Com tudo isto, é de relevância destacar o que aconteceu, igualmente, com Ilnur Zakarin, da Katusha. Prestes a fazer um top’5 numa Grande Volta, o russo tem uma queda bastante grave, saindo mesmo para fora da estrada. No final de contas, acabou por partir a clavícula, mas esteve consciente durante a maior parte do tempo, o que foi um sinal positivo. Que recupere bem e a tempo do próximo GT.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City desperdiça vantagem de dois golos e empata no terreno do Tottenham

Tottenham e Manchester City empataram a duas bolas num encontro da 24.ª jornada da Premier League. Dominic Solanke apontou um bis com um golo de calcanhar.

Negócio fechado: Nápoles assegura empréstimo com opção de compra de Alisson Santos

Alisson Santos será emprestado ao Nápoles até ao final da temporada, com uma cláusula de opção de compra de 15 milhões de euros.

Álvaro Pacheco na antevisão ao Casa Pia x FC Porto: «Temos a oportunidade de conseguir a primeira vitória em casa»

Álvaro Pacheco marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Casa Pia x FC Porto. O técnico referiu que a equipa está motivada para alcançar o triunfo.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente vence Famalicão por 5-0 na 20ª jornada da Primeira Liga

O Gil Vicente venceu o Famalicão por 5-0 na 20.ª jornada da Primeira Liga. Vitória gorda da equipa da casa.

AC Milan fecha contratação de mais um avançado por 30 milhões de euros

O AC Milan garantiu a contratação de Jean-Philippe Mateta. Avançado do Crystal Palace já faz exames médicos pelos rossoneri.

Portugal está nas meias-finais do Europeu de Futsal após golear a Bélgica

Portugal está entre as quatro seleções restantes no Europeu de Futsal, depois da goleada por 8-2 frente à Bélgica nos quartos-de-final.