📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Giro d’Itália 2017 – A Confirmação de Dumoulin

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesUma Volta a Itália com etapas bem ao jeito de Vincenzo Nibali e com Nairo Quintana a ser o indiscutível favorito para vencer a prova, eis que um ciclista holandês, outrora “apenas” um exímio contrarrelogista, decide estragar os planos das maiores estrelas e, de forma consistente (fazendo, igualmente, uso das suas mais valias naturais), chegar ao fim da prova como o camisola rosa.

A 100.ª edição deu-nos uma grande disputa pela liderança, até ao fim, entre 4 ciclistas e com muita emoção até ao último dia e aos últimos segundos da prova, com a ordem de classificação destes 4 primeiros a poder mudar completamente e foi quase o que aconteceu. Dumoulin foi de quarto para primeiro, Quintana de primeiro para segundo, Nibali de segundo para terceiro e Pinot acabou por ficar fora do pódio da prova italiana.

Focando-me mais nos resultados finais e não tanto no que se passou ao longo destas 3 semanas, é possível considerar esta vitória de Tom Dumoulin algo justa. Acabou por mostrar ainda algumas debilidades na alta montanha, como seria de esperar, mas a verdade é que, nos momentos mais decisivos, soube aguentar as duas “grandes estrelas” da prova e selar a vitória nos contrarrelógios, onde era claramente o mais forte de todos os favoritos – relembrar que venceu o primeiro e ficou em segundo no último Contra Relógio.

Controlou realmente as perdas que ia tendo, como seriam de esperar assim que Quintana ou Nibali atacassem de forma mais forte, sendo que demonstrou que poderá ser um caso sério para o futuro. Novo Induraín? Novo Froome? Quem sabe… muitas e boas expetativas para o que este ciclista irá trazer no futuro, principalmente quando for ao Tour.

Giro d’Itália
Dumoulin ganhou também na montanha
Fonte: Giro d’Itália

É de destacar que venceu 2 etapas – um CR e uma etapa de montanha – e, na etapa rainha (etapa 16), no início da última subida do dia, teve de parar na estrada, num momento verdadeiramente insólito, e tratar de determinadas necessidades fisiológicas, o que acabou por lhe prejudicar no final, onde perdeu mais de 2 minutos para a concorrência direta. Ainda assim, Dumoulin protagonizou, claramente, um dos momentos mais “speechless” deste ano no ciclismo.

Dos restantes nomes já referidos, apesar de se ter defendido muito bem no contrarrelógio final (inclusive, fez melhor do que Zakarin ou Pinot, dois ciclistas que são melhores do que ele nesta vertente), Nairo Quintana sairá da prova com aquela sensação “amarga”. Fez mais um pódio, mas não foi o suficiente para conquistar a camisola rosa da prova.

Pareceu que o grande objetivo do colombiano era tentar vencer duas grandes voltas seguidas num ano, talvez achando que neste Giro não seria assim tão complicado e que depois no Tour era dar o “tudo por tudo”. Mas não foi assim que tudo aconteceu e, agora, possivelmente, o ciclista da Movistar terá mais pressão nos seus ombros assim que começar o Tour.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Nápoles oferecido ao Benfica: «Espero que saia, porque precisa de confiança»

Lorenzo Lucca foi apontado ao Benfica. Diretor do Corrire dello Sport garante que o avançado foi oferecido aos encarnados.

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

Ángel Di María já tem novo treinador: Jorge Almirón assume o comando do Rosario Central

Jorge Almirón, treinador de 54 anos, regressa ao futebol argentino para render Ariel Holan e orientar o Rosario Central.

PUB

Mais Artigos Populares

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.