📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Giro d´Itália | Jai Hindley leva a rosa da edição de 2022

- Advertisement -

A Ineos Grenadiers ficava sem Richie Porte, devido a problemas estomacais, e era a Bora-Hansgrohe quem controlava o ritmo no grupo principal. Houve ataques nos últimos quilómetros, mas Carapaz, Hindley e Landa estavam em marcação cerrada. Lá na frente, a etapa caía mesmo para o neerlandês Koen Bouwman, batendo ao sprint Mauro Schmid e Alessandro Tonelli. O ciclista da Jumbo-Visma vencia assim a sua segunda etapa nesta edição do Giro, ele que se sagraria rei da montanha.

Chegávamos ao temeroso vigésimo dia de Volta à Itália, onde as diferenças tinham de ser feitas, visto que os nomes a lutar pela geral não queriam deixar as grandes decisões para o dia de contrarrelógio. Foi mesmo nesta etapa que tudo se decidiu. A Ineos Grenadiers fazia a seleção no grupo dos favoritos, para preparar o ataque de Richard Carapaz, que acabaria mesmo por fazê-lo, seguido por Hindley.

Ambos seguiram distanciados dos restantes homens da geral, mas mais à frente encontravam Lennard Kamna, companheiro de equipa de Hindley. O germânico impôs um ritmo forte, preparando o terreno para novo ataque de Hindley. Foi aqui, a 3,5 quilómetros da meta, que Carapaz vacilou e não teve pernas para voltar a alcançar o segundo à geral.

Lá na frente, resultado da fuga do dia, Alessandro Covi seguiu isolado desde a ascensão ao Passo Pordoi, a Cima Coppi deste ano, até à meta. Foram 54 quilómetros a solo até ao desejado triunfo da UAE Team Emirates. Os primeiros cinco lugares seriam ocupados por homens da fuga, e em sexto já aparecia Hindley a 2m30s de Covi. Carapaz perdia 1m28s para Hindley e trocava de lugar na geral com o australiano, na véspera do derradeiro dia do contrarrelógio.

No dia do contrarrelógio teríamos vitória, novamente, de um italiano. Matteo Sobrero dava o terceiro triunfo à Bike-Exchange. Fez o trajeto de 17.4 quilómetros em 22m24s, com Thymen Arensman a ficar em segundo a 23 segundos! Mathieu Van der Poel fecharia em terceiro lugar a 40 segundos do italiano.

Nas contas pela geral, Richard Carapaz precisava de recuperar 1m25s para Hindley, quando nenhum dos dois é conhecido por fazer bons contrarrelógios. Landa tinha o seu terceiro posto praticamente assegurado, excetuando algum azar, pois Nibali estava em quarto lugar a mais de seis minutos do basco. No entanto, Landa partia para o esforço individual a 26 segundos do segundo lugar do equatoriano.

Carapaz cumpriu e tentou melhorar, acabou a 1m24s do melhor tempo, fechando no 10.º posto do dia. Mas era uma tarefa praticamente impossível, e Hindley perdeu apenas sete segundos para o ciclista da Ineos e sagrou-se o novo vencedor do Giro de Itália. Landa fez um contrarrelógio péssimo e perdeu 1m40s para Carapaz.

Hindley tinha estado perto de vencer o Giro de 2020, perdendo apenas para Tao Hart, e acabou por vingar-se da Ineos Grenadiers, triunfando na edição deste ano. Terminou com uma vantagem de 1m18s para Carapaz e 3m24s para Landa.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Ismail Yuksek compara José Mourinho ao atual treinador do Fenerbahçe: «Neste momento estou mais feliz, para ser sincero»

Ismail Yuksek comparou Domenico Tedesco, atual treinador do Fenerbahçe, com José Mourinho, que deixou o clube turco no início da presente temporada.

Frederico Varandas reage ao interesse do Wolverhampton em Rui Borges: «Ultimamente temos tido notícias que são ótimas do valor do Sporting»

Frederico Varandas reagiu aos alegados interesses de clubes europeus em Rui Borges, João Gião e Bernardo Palmeiro.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «O jogo nunca poderia ter sido muito diferente com duas equipas com esta identidade e desejo»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Braga. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Optámos pelo Pau Víctor neste jogo por essa opção tática de ter mais um jogador entrelinhas»

Carlos Vicens analisou a derrota do Braga frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace quer internacional neerlandês para colmatar saída de Marc Guéhi

Nathan Aké está na mira do Crystal Palace para reforçar a sua defesa no mercado de verão. O neerlandês deve suceder a Marc Guéhi no clube.

Aston Villa pode travar compra obrigatória de Harvey Elliott

Harvey Elliott pode permanecer no Aston Villa se participar de 10 jogos pelo clube. O atleta não joga desde setembro e não está lesionado.

Alejandro Grimaldo poupado para duelo com Benfica: «Tem sido o nosso jogador mais influente»

Kasper Hjulmand poupou Alejandro Grimaldo para o duelo com o Benfica para a Champions League. O espanhol não jogou contra o Bayern de Munique.