Giro d´Itália | Jai Hindley leva a rosa da edição de 2022

- Advertisement -

A Ineos Grenadiers ficava sem Richie Porte, devido a problemas estomacais, e era a Bora-Hansgrohe quem controlava o ritmo no grupo principal. Houve ataques nos últimos quilómetros, mas Carapaz, Hindley e Landa estavam em marcação cerrada. Lá na frente, a etapa caía mesmo para o neerlandês Koen Bouwman, batendo ao sprint Mauro Schmid e Alessandro Tonelli. O ciclista da Jumbo-Visma vencia assim a sua segunda etapa nesta edição do Giro, ele que se sagraria rei da montanha.

Chegávamos ao temeroso vigésimo dia de Volta à Itália, onde as diferenças tinham de ser feitas, visto que os nomes a lutar pela geral não queriam deixar as grandes decisões para o dia de contrarrelógio. Foi mesmo nesta etapa que tudo se decidiu. A Ineos Grenadiers fazia a seleção no grupo dos favoritos, para preparar o ataque de Richard Carapaz, que acabaria mesmo por fazê-lo, seguido por Hindley.

Ambos seguiram distanciados dos restantes homens da geral, mas mais à frente encontravam Lennard Kamna, companheiro de equipa de Hindley. O germânico impôs um ritmo forte, preparando o terreno para novo ataque de Hindley. Foi aqui, a 3,5 quilómetros da meta, que Carapaz vacilou e não teve pernas para voltar a alcançar o segundo à geral.

Lá na frente, resultado da fuga do dia, Alessandro Covi seguiu isolado desde a ascensão ao Passo Pordoi, a Cima Coppi deste ano, até à meta. Foram 54 quilómetros a solo até ao desejado triunfo da UAE Team Emirates. Os primeiros cinco lugares seriam ocupados por homens da fuga, e em sexto já aparecia Hindley a 2m30s de Covi. Carapaz perdia 1m28s para Hindley e trocava de lugar na geral com o australiano, na véspera do derradeiro dia do contrarrelógio.

No dia do contrarrelógio teríamos vitória, novamente, de um italiano. Matteo Sobrero dava o terceiro triunfo à Bike-Exchange. Fez o trajeto de 17.4 quilómetros em 22m24s, com Thymen Arensman a ficar em segundo a 23 segundos! Mathieu Van der Poel fecharia em terceiro lugar a 40 segundos do italiano.

Nas contas pela geral, Richard Carapaz precisava de recuperar 1m25s para Hindley, quando nenhum dos dois é conhecido por fazer bons contrarrelógios. Landa tinha o seu terceiro posto praticamente assegurado, excetuando algum azar, pois Nibali estava em quarto lugar a mais de seis minutos do basco. No entanto, Landa partia para o esforço individual a 26 segundos do segundo lugar do equatoriano.

Carapaz cumpriu e tentou melhorar, acabou a 1m24s do melhor tempo, fechando no 10.º posto do dia. Mas era uma tarefa praticamente impossível, e Hindley perdeu apenas sete segundos para o ciclista da Ineos e sagrou-se o novo vencedor do Giro de Itália. Landa fez um contrarrelógio péssimo e perdeu 1m40s para Carapaz.

Hindley tinha estado perto de vencer o Giro de 2020, perdendo apenas para Tao Hart, e acabou por vingar-se da Ineos Grenadiers, triunfando na edição deste ano. Terminou com uma vantagem de 1m18s para Carapaz e 3m24s para Landa.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: Camarões de Michaely Bihina fazem história e conquistam a CAN pela primeira vez

Michaely Bihina, guarda-redes do Benfica, foi titular na vitória dos Camarões por 3-0 frente ao Malawi, na final da CAN 2026.

Sporting empata com London City Lionesses no Algarve

O Sporting empatou com as London City Lionesses de Alexias Putellas. O encontro foi de carácter particular e terminou com empate a uma bola.

Jamie Vardy no Brasil? Eis o clube que está interessado e o abordou

O São Paulo está interessado em contratar Jamie Vardy a custo zero. Avançado inglês de 39 anos encontra-se livre no mercado.

Fafe vence no terreno do S. João Ver e Varzim derrota o Marco 09: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Fafe viajou até casa do S. João Ver para vencer por 3-1 e o Varzim superou o Marco 09 por 2-1, em jogos da segunda jornada da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.