Giro d´Itália | Jai Hindley leva a rosa da edição de 2022

- Advertisement -

A Ineos Grenadiers ficava sem Richie Porte, devido a problemas estomacais, e era a Bora-Hansgrohe quem controlava o ritmo no grupo principal. Houve ataques nos últimos quilómetros, mas Carapaz, Hindley e Landa estavam em marcação cerrada. Lá na frente, a etapa caía mesmo para o neerlandês Koen Bouwman, batendo ao sprint Mauro Schmid e Alessandro Tonelli. O ciclista da Jumbo-Visma vencia assim a sua segunda etapa nesta edição do Giro, ele que se sagraria rei da montanha.

Chegávamos ao temeroso vigésimo dia de Volta à Itália, onde as diferenças tinham de ser feitas, visto que os nomes a lutar pela geral não queriam deixar as grandes decisões para o dia de contrarrelógio. Foi mesmo nesta etapa que tudo se decidiu. A Ineos Grenadiers fazia a seleção no grupo dos favoritos, para preparar o ataque de Richard Carapaz, que acabaria mesmo por fazê-lo, seguido por Hindley.

Ambos seguiram distanciados dos restantes homens da geral, mas mais à frente encontravam Lennard Kamna, companheiro de equipa de Hindley. O germânico impôs um ritmo forte, preparando o terreno para novo ataque de Hindley. Foi aqui, a 3,5 quilómetros da meta, que Carapaz vacilou e não teve pernas para voltar a alcançar o segundo à geral.

Lá na frente, resultado da fuga do dia, Alessandro Covi seguiu isolado desde a ascensão ao Passo Pordoi, a Cima Coppi deste ano, até à meta. Foram 54 quilómetros a solo até ao desejado triunfo da UAE Team Emirates. Os primeiros cinco lugares seriam ocupados por homens da fuga, e em sexto já aparecia Hindley a 2m30s de Covi. Carapaz perdia 1m28s para Hindley e trocava de lugar na geral com o australiano, na véspera do derradeiro dia do contrarrelógio.

No dia do contrarrelógio teríamos vitória, novamente, de um italiano. Matteo Sobrero dava o terceiro triunfo à Bike-Exchange. Fez o trajeto de 17.4 quilómetros em 22m24s, com Thymen Arensman a ficar em segundo a 23 segundos! Mathieu Van der Poel fecharia em terceiro lugar a 40 segundos do italiano.

Nas contas pela geral, Richard Carapaz precisava de recuperar 1m25s para Hindley, quando nenhum dos dois é conhecido por fazer bons contrarrelógios. Landa tinha o seu terceiro posto praticamente assegurado, excetuando algum azar, pois Nibali estava em quarto lugar a mais de seis minutos do basco. No entanto, Landa partia para o esforço individual a 26 segundos do segundo lugar do equatoriano.

Carapaz cumpriu e tentou melhorar, acabou a 1m24s do melhor tempo, fechando no 10.º posto do dia. Mas era uma tarefa praticamente impossível, e Hindley perdeu apenas sete segundos para o ciclista da Ineos e sagrou-se o novo vencedor do Giro de Itália. Landa fez um contrarrelógio péssimo e perdeu 1m40s para Carapaz.

Hindley tinha estado perto de vencer o Giro de 2020, perdendo apenas para Tao Hart, e acabou por vingar-se da Ineos Grenadiers, triunfando na edição deste ano. Terminou com uma vantagem de 1m18s para Carapaz e 3m24s para Landa.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Para Rui Borges ter em atenção para 2026/27: médio do Sporting em destaque

Zaid Bafdili encontra-se nas camadas jovens do Sporting. O jovem médio é visto como um jogador recheado de potencial.

Rafa Silva marca, Aurélien Tchouaméni empata e Real Madrid x Benfica continua com vantagem merengue

Rafa Silva aproveitou recarga, mas Aurélien Tchouaméni empatou. Real Madrid e Benfica defrontam-se no Santiago Bernabéu.

Manchester United quer ‘roubar’ as duas estrelas do Nottingham Forest de Vítor Pereira

O Manchester United está de olho nos dois médios internacionais ingleses do Nottingham Forest: Morgan Gibbs-White e Elliot Anderson.

Avançado cedido pelo Benfica fora da próxima jornada da Primeira Liga: ponta de lança enfrenta os encarnados

Gustavo Varela está emprestado pelo Benfica ao Gil Vicente e vai falhar a próxima jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva atinge marca dos 50 jogos na Champions League pelo Benfica

Rafa Silva chegou ao 50.º jogo na Champions League, todos pelo Benfica. Avançado é titular no embate contra o Real Madrid.

3 razões para o Real Madrid sonhar com a contratação de Vitinha

A imprensa espanhola aponta para três fatores que podem encaminhar Vitinha a trocar o PSG pelo Real Madrid num futuro breve.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa empata a uma bola frente ao Al Wasl de Rui Vitória

Paulo Sousa e Rui Vitória encontraram-se na 18.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos, num encontro que terminou empatado a uma bola.