📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Giro d’Italia | Recital de resiliência no Blockhaus deixa João Almeida à beira da liderança

- Advertisement -

A PRIMEIRA LUTA DE GALOS

Nove etapas depois, a situação sobre a luta pela camisola de líder do Giro d´Italia é mais clara. O Top Dez contempla os ciclistas mais regulares até ao momento, ainda que Juan Pedro López, a grande surpresa e aposta da Trek-Segafredo para a geral (também pela incapacidade de Giulio Ciccone), se mantenha à frente. No entanto, com tendência para cair das primeiras posições.

Em termos de diferenças, não existe pano para mangas no que toca a uma reflexão profunda: Romain Bardet e Richard Carapaz estão fortes, ao passo que Jai Hindley pode estar perto de voltar a demonstrar-se ao nível que esteve no Giro 2020. Se mantiver a forma, o australiano será uma grande dor de cabeça, não só para Bardet e Carapaz, mas também para João Almeida.

O português não esteve ao seu melhor nível, mas salvou o dia, o que certamente vai continuar a gerar alguma preocupação nos adversários. O pico de desempenho do líder da UAE Team-Emirates parece estar igualmente concentrado na reta final do Giro (à imagem de 2021), já que a exibição no contrarrelógio e no Blockhaus foi contida. Existe espaço para crescer na segunda e terceira semana e, talvez mais importante, a classificação atual permite ao caldense ambicionar talvez mais do que o pódio.

Para além da situação em que o luso se encontra, as próprias circunstâncias de corrida já se encarregaram de eliminar vários dos principais rivais à partida: Miguel Angel López (lesão + abandono), Simon Yates (queda) e Wilco Kelderman (incapacidade) não contam para a geral, o que abre possibilidades para todos. Estamos a falar de uma tripla de corredores que, pela sua qualidade, alvejavam, no mínimo, um lugar no pódio. Sem eles, a missão pode estar mais facilitada, no entanto, ainda existem muitos corredores e vários coletivos que podem ameaçar João Almeida.

A Bahrain-Victorius de Mikel Landa e a BORA-hansgrohe de Jai Hindley apresentam blocos assustadores, ao passo que a Ineos Grenadiers de Richard Carapaz não fica atrás. Neste aspeto, talvez João Almeida e Romain Bardet estejam mais desprotegidos, assim como Guillaume Martin, Domenico Pozzovivo ou o próprio Alejandro Valverde estejam remetidos a ambições mais modestas também pela falta de apoio coletivo.

Seguem-se várias etapas de transição antes das grandes decisões na geral. As montanhas do norte de Itália esperam os favoritos, assim como os corredores apostados em vencer a classificação da montanha: de momento, Diego Rosa da EOLO-Kometa é o líder, com 83 pontos. Em termos coletivos, a equipa mais compacta tem sido a BORA-hansgrohe, que lidera com três minutos e 21 segundos de vantagem sobre a Bahrain-Victorius.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente da Federação do Curaçau e o apuramento histórico: «Já ganhámos o Mundial»

O Curaçau vai pela primeira vez ao Mundial. Gilberto Martina é o presidente da Federação e já reagiu ao apuramento.

Olheiro BnR | Álvaro Zamora

Os beirões já contam atualmente com cinco vitorias consecutivas, uma delas frente ao Gil Vicente e Zamora tem sido figura.

Luis Suárez analisa vitória da Colômbia e faz balanço: «Representar o país é um prémio pelo trabalho feito no Sporting»

Luis Suárez falou sobre a vitória da Colômbia sobre a Austrália. Avançado do Sporting fez ainda balanço dos últimos meses.

Portugal cai do top-5: Já há ranking FIFA atualizado

Portugal está fora do top-5 do ranking FIFA. Seleção Nacional vê Brasil a ultrapassar e está agora em 6.º lugar na lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Diretor executivo da Federação da Costa do Marfim: «Diomande não aproveitou as chances e tem de viver com isso»

Martial Gohourou, diretor executivo da Federação da Costa do Marfim, lançou dúvidas sobre Ousmane Diomande. Palavras após o primeiro jogo particular.

Carlos Vicens confirma interessados em jogador do Braga: «Também havia no Brasil»

Carlos Vicens deu uma entrevista. Treinador do Braga confirmou ter havido clubes interessados em Gabri Martínez.

Carlos Vicens e a Taça da Liga: «Seria um sonho ganhar a meia final ao Benfica e disputar uma final»

Carlos Vicens deu uma entrevista. Treinador do Braga falou sobre vários temas, tal como a presença nas várias competições.