📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Giro d’Italia | Recital de resiliência no Blockhaus deixa João Almeida à beira da liderança

- Advertisement -

A PRIMEIRA LUTA DE GALOS

Nove etapas depois, a situação sobre a luta pela camisola de líder do Giro d´Italia é mais clara. O Top Dez contempla os ciclistas mais regulares até ao momento, ainda que Juan Pedro López, a grande surpresa e aposta da Trek-Segafredo para a geral (também pela incapacidade de Giulio Ciccone), se mantenha à frente. No entanto, com tendência para cair das primeiras posições.

Em termos de diferenças, não existe pano para mangas no que toca a uma reflexão profunda: Romain Bardet e Richard Carapaz estão fortes, ao passo que Jai Hindley pode estar perto de voltar a demonstrar-se ao nível que esteve no Giro 2020. Se mantiver a forma, o australiano será uma grande dor de cabeça, não só para Bardet e Carapaz, mas também para João Almeida.

O português não esteve ao seu melhor nível, mas salvou o dia, o que certamente vai continuar a gerar alguma preocupação nos adversários. O pico de desempenho do líder da UAE Team-Emirates parece estar igualmente concentrado na reta final do Giro (à imagem de 2021), já que a exibição no contrarrelógio e no Blockhaus foi contida. Existe espaço para crescer na segunda e terceira semana e, talvez mais importante, a classificação atual permite ao caldense ambicionar talvez mais do que o pódio.

Para além da situação em que o luso se encontra, as próprias circunstâncias de corrida já se encarregaram de eliminar vários dos principais rivais à partida: Miguel Angel López (lesão + abandono), Simon Yates (queda) e Wilco Kelderman (incapacidade) não contam para a geral, o que abre possibilidades para todos. Estamos a falar de uma tripla de corredores que, pela sua qualidade, alvejavam, no mínimo, um lugar no pódio. Sem eles, a missão pode estar mais facilitada, no entanto, ainda existem muitos corredores e vários coletivos que podem ameaçar João Almeida.

A Bahrain-Victorius de Mikel Landa e a BORA-hansgrohe de Jai Hindley apresentam blocos assustadores, ao passo que a Ineos Grenadiers de Richard Carapaz não fica atrás. Neste aspeto, talvez João Almeida e Romain Bardet estejam mais desprotegidos, assim como Guillaume Martin, Domenico Pozzovivo ou o próprio Alejandro Valverde estejam remetidos a ambições mais modestas também pela falta de apoio coletivo.

Seguem-se várias etapas de transição antes das grandes decisões na geral. As montanhas do norte de Itália esperam os favoritos, assim como os corredores apostados em vencer a classificação da montanha: de momento, Diego Rosa da EOLO-Kometa é o líder, com 83 pontos. Em termos coletivos, a equipa mais compacta tem sido a BORA-hansgrohe, que lidera com três minutos e 21 segundos de vantagem sobre a Bahrain-Victorius.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Análise às equipas #4: Aston Martin, quando a promessa caiu mais rápido do que o projeto

A temporada de 2025 da Aston Martin foi, acima de tudo, uma desilusão proporcional à ambição que a própria equipa criou.

Ruben Amorim despedido do comando do Manchester United

Ruben Amorim prepara-se para ser despedido do comando técnico do Manchester United, equipa da Premier League.

FC Porto: Não há modalidade que o salve (exceto o futebol)

O FC Porto é um gigante incontestável no futebol,...

Tondela perto de reforçar o seu plantel com extremo da Eredivisie

Makan Aiko deve reforçar nos próximos dias o plantel principal do Tondela. O jogador ainda pertence aos quadros do Fortuna Sittard.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Sporting manter debaixo de olho? Sergio Arribas somou mais uma assistência no último fim de semana

Sergio Arribas tem sido apontado ao Sporting. O jogador do Almería fez mais uma assistência ao serviço dos andaluzes.

Wayne Rooney fala de Ruben Amorim: «Tenho um pouco de pena dele»

Wayne Rooney falou sobre Ruben Amorim, admitindo que sente alguma pena do treinador do Manchester United.

Boas notícias para o Sporting: Zeno Debast está recuperado de lesão e é opção para a Taça da Liga

Nesta manhã de segunda-feira, o Sporting anunciou que Zeno Debast recuperou da lesão que o afastava dos relvados desde 22 de outubro de 2025.