📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Há mais ciclismo para além do Tour de France

- Advertisement -

Depois viramos agulhas para o empedrado, a prova é a Ronde Van Vlaanderen ou Tour de Flandres.

Para se ter uma noção exacta desta clássica, toda a Bélgica pára para assistir a esta prova, é a prova rainha daquele país e segunda maior prova de pavê.

Esta prova é para especialistas em pavê (estradas empedraras) e onde a dureza é a palavra de ordem, sinónimo dessa dureza são os míticos sectores de pavê, Kopenberg, Kwaremont,Kapelmuur,Paterberg,que fazem desta prova uma das mais espectaculares do ano.

Nesta prova centenária (primeira edição em 1913) 6 ciclistas dividem o recorde de vitórias, são eles Tom Boonen, Achiel Buysse, Fabien Cancellara, Eric Leman, Fiorenzo Magni e Johan Museeuw, todos eles com 3 vitórias na prova, os belgas naturalmente são quem domina esta prova com um total de 68 vitórias.

Philip Gilbert, vencedor este ano do tour de Flandres, depois de uma ataque a mais de 60 km da meta numa as vitórias mais épicas da sua carreira! Fonte: Philip Gilbert
Philip Gilbert, vencedor este ano do tour de Flandres, depois de uma ataque a mais de 60 km da meta numa as vitórias mais épicas da sua carreira!
Fonte: Philip Gilbert

Continuando no pavê segue-se a prova rainha desta categoria, o Paris-Roubaix.

Iniciada em 1896 é das provas mais antigas do ciclismo e a mais mediática prova de um dia. Conhecida como o inferno do norte, a Paris-Roubaix é não só o expoente máximo das clássicas do norte como também é o culminar de semanas de provas em pavê.

Tem diversos sectores de pavê, onde a selecção dos ciclistas mais fortes é logo feita, terminando a corrida no Velódromo em Roubaix. Dos ciclistas mais badalados desta competição destacam-se dois belgas, Tom Boonen e Roger de Vlaeminck com 4 vitórias cada, sendo que Tom Boonen em 2012 tem das vitórias mais espectaculares da
competição, arrancando a solo a cerca de 50km da meta e conseguindo uma das vitórias mais bonitas da sua carreira. Mas a grande vitória nesta prova pertence a Dirk Demol que venceu a prova depois de ter estado 222km em fuga!

Existe em França uma associação chamada Les Amis de Paris-Roubaix, e é graças a eles que os sectores de pavê sobrevivem, dado que há adeptos que no final das corridas levam os paralelos para recordação, é esta mesma associação que volta a repor, ajudando assim a esta mítica prova a prosseguir com tanto entusiasmo e espectáculo, ano após ano.

Paris-Roubaix, a dureza da prova espelhada na face deste ciclista Fonte: Paris-Roubaix
Paris-Roubaix, a dureza da prova espelhada na face deste ciclista
Fonte: Paris-Roubaix

De França saltamos novamente para a Bélgica e para a rainha das clássicas acidentadas, a Liege-Bastogne-Liege.

Depois das clássicas do norte, chegam as “Clássicas Acidentadas”, ou clássicas da Primavera e a Liege-Bastogne-Liege é considera a principal Clássica deste tipo de terreno.

É uma das corridas que juntamente com a La Fleche Wallone e a Amstel Gold Race, formam as Clássicas das Ardenas e que decorrem no mês de Abril. A Liege também conhecida como a La Doyenne (a mais antiga), foi criada a primeira vez em 1892, sendo uma corrida para amadores, mas em 1894 já era disputada por ciclistas profissionais. O recordista de vitórias é o galardoado Eddy Merckx que conta com cinco vitórias no seu pecúlio.

Tiago Silva Ferreira
Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e uma passagem do Benfica na Champions League: «Ninguém me vai convencer de que estamos fora»

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen por 1-0 na quarta jornada da Champions League. José Mourinho falou sobre as chances encarnadas.

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho confirma titular no Benfica para o jogo com Casa Pia: «Digo já um que vai jogar…»

José Mourinho confirmou que Samuel Dahl vai ser titular no jogo do Benfica frente ao Casa Pia. O lateral esteve na origem do golo sofrido frente ao Bayer Leverkusen.

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.