João Almeida | Duro nas Caldas, Maglia Rosa em Itália, Sheik nos Emirados

O líder da Deceuninck Quick-Step entrou com dois pés direitos em competição, colocando-se numa posição abonatória depois de um verdadeiro caos, causado pelo vento lateral dos terrenos descobertos da primeira etapa e que fragmentaram o pelotão em vários grupos.

Mais de metade dos potenciais adversários diretos do português ficaram nas lonas devido às ferozes mexidas do pelotão, que usufruiu das condições adversas da etapa para selecionar um lote bastante restrito de ciclistas candidatos à vitória final. João Almeida, a par de Adam Yates e Tadej Pogačar, foram os mais beneficiados e saíram ainda mais favoritos depois de concluída a primeira tirada, ganha por Mathieu Van der Poel.

É justamente neste cenário que se enquadra uma das qualidades mais fulcrais no ciclismo de João Almeida: a capacidade de posicionamento. Em raras exceções, como a falta de capacidade física, o luso surge sempre na dianteira do grupo principal, sempre resguardado pelos seus colegas de equipa, que têm uma tarefa fundamental.

Passa muito por aí, pela capacidade da sua equipa, enquanto um todo, de prestar o apoio essencial ao líder de equipa, de conter ciclistas capazes de ditar ritmos alucinantes e assim criar bordures, ou, pelo contrário, prever surpresas do género. A mesma História não se conta por linhas acentuadas, digamos assim. Nas altas montanhas, é sabido que a Deceuninck Quick-Step não dispõe do mesmo poder de fogo, porém, até aí se observa essa mais-valia presente em João Almeida.

A “gracinha” da primeira etapa colocou a camisola dos pontos no seu corpo, e, já agora, o dístico da quarta posição na geral também. O ciclista luso partia assim com aspirações de chegar ao primeiro lugar da geral na segunda etapa: um contrarrelógio de 13 quilómetros. Para a jornada não havia outro prognóstico que não a vitória de Filippo Ganna, que se veio a confirmar. A luta pelo primeiro posto era sim com Tadej Pogačar, atual campeão da Volta a França. O português bateu-se como um leão e cedeu apenas seis segundos para o esloveno, ficando na sexta posição da tirada e na segunda da geral.

As qualidades de João Almeida em esforços individuais são um dos seus estandartes. Uma extensão a rondar os 30 ou 40 quilómetros em terreno plano ou acidentado parece ser a silhueta mais adequada ao português. Não se trata de um rolador exímio, no entanto, a sua capacidade para moldar o seu esforço leva-o a adaptar-se a prólogos, a contrarrelógios de curta duração ou até a contrarrelógios com uma dureza extrema.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Leões testam defesa menos batida da Liga | Famalicão x Sporting

Após a derrota no clássico frente ao FC Porto, o Sporting viaja ao Minho e precisa dos três pontos para não deixar fugir o líder.

Bruno Lage explica declaração sobre o mercado de verão e garante que a mensagem não tinha destinatário: «Não há ninguém em específico»

Bruno Lage explicou a declaração proferida na antevisão do encontro sobre o facto de ter sido ouvido apenas neste mercado de verão.

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Tomás Araújo na lateral foi uma opção para este jogo. O próximo jogo irá ditar outra estratégia...

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz depois do empate do Benfica contra o Santa Clara.

Jorge Jesus elogia jogadores do Al Nassr: «Estou muito feliz com o grupo»

Jorge Jesus deixou muitos elogios para o plantel do Al Nassr. O técnico falou da qualidade da equipa antes do confronto com o Al Kholood.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Velho emprestado pelo Farense ao Gençlerbirligi da Turquia

O Gençlerbirligi confirmou a contratação de Ricardo Velho. O guarda-redes português foi emprestado pelo Farense até ao final da época.

As 6 (ou 7) ausências confirmadas do Sporting para o embate complicado em casa do Famalicão

O Sporting continua a acumular baixas para o duelo diante do Famalicão. Há seis nomes de fora para Rui Borges e um sétimo em dúvida que aumentam dores de cabeça

Anthony Martial confirmado como reforço do Monterrey do México

O Monterrey oficializou a contratação de Anthony Martial. O avançado francês deixou o AEK a título definitivo.