📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Almeida | Duro nas Caldas, Maglia Rosa em Itália, Sheik nos Emirados

- Advertisement -

O líder da Deceuninck Quick-Step entrou com dois pés direitos em competição, colocando-se numa posição abonatória depois de um verdadeiro caos, causado pelo vento lateral dos terrenos descobertos da primeira etapa e que fragmentaram o pelotão em vários grupos.

Mais de metade dos potenciais adversários diretos do português ficaram nas lonas devido às ferozes mexidas do pelotão, que usufruiu das condições adversas da etapa para selecionar um lote bastante restrito de ciclistas candidatos à vitória final. João Almeida, a par de Adam Yates e Tadej Pogačar, foram os mais beneficiados e saíram ainda mais favoritos depois de concluída a primeira tirada, ganha por Mathieu Van der Poel.

É justamente neste cenário que se enquadra uma das qualidades mais fulcrais no ciclismo de João Almeida: a capacidade de posicionamento. Em raras exceções, como a falta de capacidade física, o luso surge sempre na dianteira do grupo principal, sempre resguardado pelos seus colegas de equipa, que têm uma tarefa fundamental.

Passa muito por aí, pela capacidade da sua equipa, enquanto um todo, de prestar o apoio essencial ao líder de equipa, de conter ciclistas capazes de ditar ritmos alucinantes e assim criar bordures, ou, pelo contrário, prever surpresas do género. A mesma História não se conta por linhas acentuadas, digamos assim. Nas altas montanhas, é sabido que a Deceuninck Quick-Step não dispõe do mesmo poder de fogo, porém, até aí se observa essa mais-valia presente em João Almeida.

A “gracinha” da primeira etapa colocou a camisola dos pontos no seu corpo, e, já agora, o dístico da quarta posição na geral também. O ciclista luso partia assim com aspirações de chegar ao primeiro lugar da geral na segunda etapa: um contrarrelógio de 13 quilómetros. Para a jornada não havia outro prognóstico que não a vitória de Filippo Ganna, que se veio a confirmar. A luta pelo primeiro posto era sim com Tadej Pogačar, atual campeão da Volta a França. O português bateu-se como um leão e cedeu apenas seis segundos para o esloveno, ficando na sexta posição da tirada e na segunda da geral.

As qualidades de João Almeida em esforços individuais são um dos seus estandartes. Uma extensão a rondar os 30 ou 40 quilómetros em terreno plano ou acidentado parece ser a silhueta mais adequada ao português. Não se trata de um rolador exímio, no entanto, a sua capacidade para moldar o seu esforço leva-o a adaptar-se a prólogos, a contrarrelógios de curta duração ou até a contrarrelógios com uma dureza extrema.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes não quer ver Casas do Benfica a fechar e faz proposta

João Noronha Lopes debate com Rui Costa a dois dias das eleições do Benfica. Gestor procura a mudança na presidência encarnada.

Rui Costa aponta problema na bilhética: «Estamos a trabalhar»

Rui Costa debate com João Noronha Lopes a dois dias das eleições do Benfica. Presidente encarnado espera pela reeleição no ato eleitoral.

Paulo Fonseca perde frente ao Real Bétis e AS Roma bate Rangers na Escócia: Eis os resultados do dia na Europa League

O Lyon de Paulo Fonseca perdeu 2-0 frente ao Real Bétis. Destaque também para a AS Roma que venceu por 2-0 o Rangers, na Escócia.

João Noronha Lopes e o Red Pass: «Não podem ser os sócios a pagar os erros de gestão. Proponho o congelamento dos preços»

João Noronha Lopes debate com Rui Costa a dois dias das eleições do Benfica. Gestor procura a mudança na presidência encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga não desiste: insistência de Gustaf Lagerbielke volta a reduzir para os bracarenses

O Braga voltou a reduzir, desta vez num remate de Gustaf Lagerbielke, na sequência de uma bola no poste. O Braga recebe o Genk na Europa League.

Noronha Lopes aborda Futebol Feminino e diz: «Quem vai tutelar será anunciado depois das eleições»

João Noronha Lopes debate com Rui Costa a dois dias das eleições do Benfica. Gestor procura a mudança na presidência encarnada.

Reação imediata do Genk: Yaimar Medina retoma a vantagem de dois golos e faz o 4-2

O Genk reagiu instantaneamente ao golo de Zalazar com pressão na zona central que gerou nova perda do Braga. Remate colocado de Yaimar Medina aumentou a vantagem. O Braga recebe o Genk na Europa League.