Ligados à Volta #8: Luís Gomes vence e Jóni Brandão é o novo líder

Com a chegada da etapa sete, chegavam também as dificuldades. Com o final a coincidir com o segundo ponto mais alto de Portugal continental. Os corredores que partiram de Bragança e tiveram como local de chegada a Serra do Larouco, em Montalegre. O final seria culminado com um prémio de montanha de primeira categoria, numa escalada de 9,2 quilómetros a 5.8% de inclinação média. A cerca de 40 quilómetros da meta, uma contagem de 1ª categoria em Torneiros, com 4,5 quilómetros a serem feitos com as pendentes a 8,7 % de inclinação já seria uma quebra pernas para o pelotão.

Antes disto tudo ainda havia uma contagem de 2ª categoria na Bolideira. Uma etapa que ficou marcada pelo vento e chuva durante o percurso e muita nebulosidade na parte final da subida ao Larouco.

Em 2014, David Belda foi quem levou a melhor no alto do Larouco. O português Luís Gomes da Rádio Popular Boavista foi quem venceu na chegada de hoje.

Fonte: Volta a Portugal

Uma etapa que já se previa complicada, teve uma fuga numerosa. Com 25 quilómetros corridos, juntaram-se na frente vários ciclistas: Brice Feillu (Team Arkéa Samsic), Álvaro Cuadros (Caja-Rural-Seguros RGA), Leandro Oyola (Medellin), Omer Goldstein (Israel Cycling), Marco Tizza (Amore & Vita-Prodir), David Livramento (Sporting-Tavira), Filipe Cardoso (Vito-Feirense), Mathias Reutmann (Swiss Racing Academy), Osório (Oliveirense-InOutBuild), Hugo Sancho (Miranda-Mortágua), Luís Gomes e Hugo Nunes (Rádio-Popular-Boavista) saíram para terminar com sucesso a sua iniciativa.

David Livramento ganhou a meta volante em Vinhais
Fonte: Volta a Portugal
Luís Gomes defendeu bem a sua camisola da montanha, apoiado do seu colega Hugo Nunes. Uma fuga recheada de talento, mas que foi perdendo unidades ao longo do tempo decorrido. O pelotão deixou a fuga ganhar uma vantagem enorme no início da etapa, dando indicações que o vencedor sairia do grupo fugitivo.

Lá atrás, o pelotão era comandado pela W52-FC Porto que assumia o controlo do ritmo no grupo principal. Foi assim durante grande parte da etapa, tal como foi na subida final até à meta. Ricardo Mestre impôs um ritmo elevado, ficando o grupo rapidamente reduzido a 15/20 unidades. A Aviludo-Louletano também trabalhou nesta etapa, principalmente na hora de tirar tempo à fuga e na fase final da tirada.

Na frente, Álvaro Cuadros ia lançado para a vitória, nos últimos dois quilómetros, mas foi alcançado pelo grupo perseguidor, que trazia Luís Gomes, Hugo Sancho e Mathias Reutimann. No final, o espanhol ficou para trás e os três homens ultrapassaram-no diretamente. No sprint final, o boavisteiro acabou por levar a melhor num sprint até ao risco de meta. Hugo Sancho fez segundo e Reutimann ficou no último lugar do pódio.

Luís Gomes mostrava-se muito emocionado na chegada após a vitória na etapa, com este a ser o marco mais importante da sua carreira. O camisola de montanha estava na fuga para amealhar mais pontos para conservar a sua camisola azul, mas acabou por conseguir algo mais, conseguindo a sua primeira vitória aos 25 anos.

Luís Gomes venceu a etapa 7 e consolidou ainda mais a sua posição na classificação da montanha
Fonte: Volta a Portugal

Mas esta etapa também tinha contas para a geral individual. A única movimentação foi feita por Jóni Brandão, que estava a 25 segundos da amarela e em quarto lugar na geral. Com a sua aceleração, o camisola amarela ficou para trás, no entanto, o seu colega João Rodrigues, que era segundo, tentava reduzir as diferenças para o ciclista da Efapel.

O ataque podia pecar por tardio, visto que foi feito a pouco mais de um quilómetro da chegada, mas Jóni não só ganhou os 25 segundos que tinha em atraso para Veloso, como ainda ganhou os dez segundos que o separava de João Rodrigues. Ultrapassava também o terceiro lugar, de Vicente De Mateos, que tinha três segundos a menos, visto que este já tinha ficado para trás há bastante tempo, ele que foi um dos derrotados do dia.

Jóni assume assim a camisola amarela, com 1 segundo de vantagem para o segundo lugar de João Rodrigues. Gustavo Veloso está em terceiro, a 15 segundos da amarela.

Daniel Mestre mantém-se em corrida e na liderança da camisola dos pontos e Luís Gomes continua líder na montanha. A classificação coletiva agora é liderada pela Boavista, saindo a W52-FC Porto da primeira posição.

Top 10 da etapa 7:

Luís Gomes (Rádio Popular Boavista) 4h:25m:39s

Hugo Sancho (Miranda-Mortágua) +0:02s

Reutimann (Swiss Racing Academy) m.t

4º Brice Feillu (Arkéa-Samsic) +0:13s

Juan Osório (UD Oliveirense) +0:18s

Cuadros (Caja Rural) +0:34s

Marco Tizza (Amore & Vita) +0:39s

8º Omer Goldstein (Israel Cycling) +0:43s

9º Hugo Nunes (Rádio Popular Boavista) m.t

10º Filipe Cardoso (Vito-Feirense) +0:47s

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca reforça lateral com Isaac James: «Projeto novo e entusiasmante»

O Alverca anunciou esta quarta-feira mais uma contratação. Isaac James já reagiu à mudança para o clube português.

Francisco Neto comenta lesões de Telma Encarnação e Kika Nazareth antes do Espanha x Portugal

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Francisco Neto já fez a antevisão ao encontro.

Nacional da Madeira oficializa 2 renovações de contrato

O Nacional da Madeira garantiu a continuidade de dois jogadores no plantel. João Aurélio e André Sousa continuam no clube.

Francisco Neto comenta Espanha x Portugal: «Seria muito bom pontuar»

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Francisco Neto já fez a antevisão ao encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Giorgi Kochorashvili: «Quero ver a mentalidade de campeão que o Sporting tem»

Giorgi Kochorashvili concedeu uma entrevista. Médio georgiano abordou chegada ao Sporting e mostrou ambição.

João Nuno Fonseca oficializado como novo treinador do Leixões depois da experiência no Mundial de Clubes 2025

João Nuno Fonseca foi apresentado como novo treinador do Leixões. Treinador inicia carreira como técnico principal na Segunda Liga.

Casa Pia segura médio Renato Nhaga até 2028

O Casa Pia anunciou esta quarta-feira a renovação de contrato de Renato Nhaga. Médio de 18 anos prolonga vínculo até 2028.