📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Ciclismo é um desporto Olímpico?

- Advertisement -

A publicação pela UCI da lista final de vagas de apuramento por nação para as provas de Estrada dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 veio relembrar a forma como, naquela que é supostamente a prova rainha do Desporto, o Ciclismo se transforma numa caricatura de si mesmo.

A Estrada é a mais maltratada. Para um desporto que é coletivo durante o resto do ano, continua-se a ter um formato Olímpico que impede que uma equipa tente controlar a prova, com um número máximo de ciclistas por equipa ridículo. Isto atinge o nível do vergonhoso na prova feminina, em que as equipas mais representadas terão somente 4(!) ciclistas.

Também o número total de atletas é completamente desajustado, com apenas 67 ciclistas na prova feminina e 130 na masculina. Comparando com os pelotões dos Mundiais, estamos a falar de uma diferença de menos 85 e 67 ciclistas, respetivamente, e tratam-se de números ao nível de provas de categorias extremamente baixas. Para dar um termo de comparação, as provas amadoras em Portugal (que não são do calendário UCI) costumam ter pelotões por volta das 100 unidades.

Várias disciplinas da Pista são deixadas de fora dos Jogos
Fonte: José Baptista / Bola na Rede

A Pista tem muitas razões de queixa, tal como a Estrada. A mais variada vertente da modalidade é uma sombra de si mesma, com provas como o Scratch, a Corrida por Pontos ou a soberba Perseguição Individual a ficarem de fora dos Jogos. Esta última exclusão é especialmente revoltante, já que se trata da prova rainha da Pista a nível individual e que tantos momentos memoráveis proporcionou nas Olimpíadas em que foi incluída.

Não é aceitável que se permita manter esta fachada em que a Pista vai para os Jogos, mas só a meio gás, com tantas vertentes importantes e históricas a serem deixadas de fora. E não esquecer que, devido a este modelo, o Omnium foi há poucos anos remodelado para um novo formato cuja melhoria é discutível.

No Mountain Bike também há sub-representação, com apenas o XCO a ter prova olímpica, apesar do enorme crescimento que outras vertentes do MTB têm verificado em importância.

Posto tudo isto, resta perguntar: o desporto que vemos nos Jogos é mesmo Ciclismo ou só uma piada de mau gosto?

Foto De Capa: Innsbruck-Tirol 2018

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Há novidades relativas a Nico Otamendi após ter sido associado ao Barcelona

O Benfica não recebeu qualquer oferta por Nico Otamendi. Águias acreditam que o defesa-central de 37 anos cumprirá contrato.

Sporting continua com prioridade em mente e vinda de Luís Guilherme não muda isso

O Sporting olha para o mercado de janeiro. Vinda de Luís Guilherme, caso aconteça, não trava contratação de outro extremo.

É um dos principais alvos do FC Porto, tem «dezenas de clubes interessados» e pode sair: «Há conversas em várias frentes»

Ziemowit Deptula, presidente cessante do Jagiellonia, falou sobre a situação de Oskar Pietuszewski, alvo do FC Porto.

CAN 2025: Angola regista o primeiro ponto ao empatar com Zimbabué

A Angola empatou 1-1 com o Zimbabué na segunda jornada da CAN 2025. Gelson Dala marcou o primeiro golo do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Conhecido o salário de Diogo Costa depois de renovar com o FC Porto

Diogo Costa teve um aumento salarial com a renovação de contrato. Eis quanto recebe agora o guarda-redes do FC Porto.

Futebol francês de luto: Morreu Jean-Louis Gasset aos 72 anos

Jean-Louis Gasset morreu aos 72 anos. Montpellier foi o último clube da sua carreira e emitiu esta sexta-feira comunicado oficial.

Diogo Costa reflete sobre terminar carreira no FC Porto: «Nunca sabemos o dia de amanhã, mas era algo que me deixaria extremamente feliz»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a possibilidade de acabar a carreira no Dragão.