O Ciclismo é um desporto Olímpico?

- Advertisement -

A publicação pela UCI da lista final de vagas de apuramento por nação para as provas de Estrada dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 veio relembrar a forma como, naquela que é supostamente a prova rainha do Desporto, o Ciclismo se transforma numa caricatura de si mesmo.

A Estrada é a mais maltratada. Para um desporto que é coletivo durante o resto do ano, continua-se a ter um formato Olímpico que impede que uma equipa tente controlar a prova, com um número máximo de ciclistas por equipa ridículo. Isto atinge o nível do vergonhoso na prova feminina, em que as equipas mais representadas terão somente 4(!) ciclistas.

Também o número total de atletas é completamente desajustado, com apenas 67 ciclistas na prova feminina e 130 na masculina. Comparando com os pelotões dos Mundiais, estamos a falar de uma diferença de menos 85 e 67 ciclistas, respetivamente, e tratam-se de números ao nível de provas de categorias extremamente baixas. Para dar um termo de comparação, as provas amadoras em Portugal (que não são do calendário UCI) costumam ter pelotões por volta das 100 unidades.

Várias disciplinas da Pista são deixadas de fora dos Jogos
Fonte: José Baptista / Bola na Rede

A Pista tem muitas razões de queixa, tal como a Estrada. A mais variada vertente da modalidade é uma sombra de si mesma, com provas como o Scratch, a Corrida por Pontos ou a soberba Perseguição Individual a ficarem de fora dos Jogos. Esta última exclusão é especialmente revoltante, já que se trata da prova rainha da Pista a nível individual e que tantos momentos memoráveis proporcionou nas Olimpíadas em que foi incluída.

Não é aceitável que se permita manter esta fachada em que a Pista vai para os Jogos, mas só a meio gás, com tantas vertentes importantes e históricas a serem deixadas de fora. E não esquecer que, devido a este modelo, o Omnium foi há poucos anos remodelado para um novo formato cuja melhoria é discutível.

No Mountain Bike também há sub-representação, com apenas o XCO a ter prova olímpica, apesar do enorme crescimento que outras vertentes do MTB têm verificado em importância.

Posto tudo isto, resta perguntar: o desporto que vemos nos Jogos é mesmo Ciclismo ou só uma piada de mau gosto?

Foto De Capa: Innsbruck-Tirol 2018

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Braga e do empate do FC Porto na Europa League

Quinta-feira europeia com bons resultados para Portugal. A vitória do Braga e o empate do FC Porto dão pontos no Ranking UEFA.

Benfica muito perto de chegar a acordo com alvo no mercado depois de vídeo-chamada com José Mourinho

Stije Resink está muito perto de ter um acordo com o Benfica. Médio gostou da conversa com José Mourinho e está agradado com a possibilidade de rumar às águias.

Barcelona derrota FC Porto no Dragão Arena

O Barcelona derrotou o FC Porto por 5-3 em jogo a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins.

Duelo entre técnicos portugueses no Catar termina com vitória na Supertaça para o Al Sharjah de José Morais

Al-Sharjah, orientado por José Morais, venceu por 1-2 em casa do Al-Garafa, treinado por Pedro Martins, num encontro marcado pelo duelo entre técnicos portugueses.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham garante contratação de Souza junto do Santos

O jogador Souza, de 19 anos, deixa o Santos e assina pelo Tottenham, estreando-se agora na Premier League. O clube inglês pagou cerca de 15 milhões de euros pelo lateral-esquerdo.

Carlos Vicens e as diferenças de exibições entre a Europa League e as provas internas: «Não elegemos competições. Jogámos hoje o jogo oficial 38...

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.

Ricardo Horta enaltece feito do Braga: «Fizemos um grande jogo contra uma equipa que há dias empatou com o Arsenal»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.