O Começo… na “Terra dos Cangurus”!

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDe ano para ano, de salto em salto, o Santos Tour Down Under costuma ser das primeiras provas do novo ano e aquela em que podemos voltar a ver grandes nomes juntos após alguns meses de descanso e preparação. Desta vez, não foi exceção e temos realmente uma boa prova para abrir o “apetite” a todos os fãs do ciclismo para uma temporada que se avizinha bastante competitiva.

A Austrália é palco de uma das corridas que “aquecem” sempre o princípio da temporada no ciclismo. De 17 a 22 de Janeiro, teremos 6 etapas repletas de emoção e, esperemos, para bem do espetáculo, incerteza até ao fim. No ano passado, tivemos uma grande vitória de Simon Gerrans, que poderá repetir-se neste ano.

Mas antes de passar para os favoritos, é importante observar um pouco daquilo que serão os perfis das etapas. As primeiras duas etapas serão muito diferentes uma da outra, visto que a primeira etapa possivelmente terminará ao sprint. Ainda assim, todos os ciclistas terão que ter cuidado com a descida e a forma como a abordam. Na segunda etapa, temos um perfil “mais acidentado”, mas que poderá servir para separar logo os grandes favoritos à vitória final dos restantes concorrentes.

Fonte: Tour Down Under
Fonte: Tour Down Under

A terceira e quarta etapa darão mais 2 oportunidades aos sprinters para brilharem nesta prova, sendo que há que ter cuidado com os ventos que se farão sentir na altura. A quarta etapa parece terminar “em plano”, mas, com mais atenção, é possível reparar que haverá uma curta subida até ao fim e isso poderá alterar todos os resultados finais.

Por fim, na etapa 5 iremos ter a “etapa rainha” deste Tour Down Under, onde descobriremos quem realmente teve mais forças nesta prova de início de época. Com rampas a chegarem a uma percentagem considerável, essa etapa será, em princípio, a mais decisiva de todas. A etapa 6 e última, que será feita numa espécie de circuito e, provavelmente, terá um final ao sprint, mostrará que, no final de tudo, este tipo de provas não são consideradas “brincadeiras de início de ano” e servem como “montra” para uns e “grande objetivo” para outros.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica vira agulhas: o novo critério para a contratação de um defesa central

O Benfica está no mercado para garantir um defesa central, mas pretendem comprar um nome que atue no futebol europeu.

Capitão da seleção sub-20 do Gana a caminho do FC Porto: Eis os detalhes

Kelvin Nkrumah, extremo de apenas 18 anos, prepara-se para assinar pelo FC Porto. Dragões superaram concorrência de clubes europeus.

Benfica: eis os possíveis adversários no playoff da Europa League

O Benfica conheceu a sua sorte na Europa League, conhecendo o seu caminho no playoff de acesso à fase de liga.

Lukas Hornicek despede-se do Braga após sete temporadas: «Serei sempre um de vocês, no meu coração vai estar sempre o Braga»

O Braga publicou uma mensagem de despedida de Lukas Hornicek para os adeptos gverreiros. Guarda-redes já foi apresentado pelo Newcastle.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica apresenta oficialmente a terceira camisola da temporada 2026/27

Esta segunda-feira, o Benfica revelou a nova terceira camisola para 2026/27, dando continuidade à celebração dos 20 anos do Benfica Campus.

Sporting quer fechar reforço até ao final desta semana

O Sporting quer contratar um defesa esquerdo durante esta semana, uma vez que tem apenas Maxi Araújo como alternativa.

Champions League: eis os jogos do playoff

Realiza-se durante esta segunda-feira o sorteio do playoff de acesso à fase de liga da Champions League.