Os planos das equipas WorldTour para 2021

- Advertisement -

O início de temporada está aí à porta, com a maioria das equipas em estágio, sobretudo em Espanha, e a preparar as provas que se avizinham. Algumas formações e ciclistas já divulgaram os seus planos para 2021.

A primeira fase do ano é crucial na organização das equipas, e é uma altura em que o calendário dos corredores começa a ser divulgado. A Jumbo-Visma, por exemplo, se tudo correr bem, deverá voltar a apostar em força no Tour de França. Depois de Primoz Roglic ter estado perto da vitória na classificação geral, a equipa holandesa vai tentar chegar à conquista da prova. Roglic será acompanhado por Steven Kruisjwijk, Tom Dumoulin, Sepp Kuss e Wout Van Aert, um superbloco!

A Astana Pro Team divulgou, na apresentação oficial da equipa, algum do planeamento para 2021. O dinamarquês Jakob Fuglsang, Alexey Lutsenko e Ion Izaguirre irão alinhar à partida na Volta a França. O dinamarquês Fuglsang estará de olho nas clássicas das Ardenas e nas provas de uma semana, assim como Izaguirre. Lutsenko irá fazer grande parte do calendário de clássicas do pavé e depois ajudar nas Ardenas. Aleksandr Vlasov irá liderar a equipa no Giro de Itália, mas antes passará pelo Tour de la Provence, Volta ao Algarve, Paris-Nice e Tour of the Alps.

A UAE Team Emirates tem estado a estagiar nos Emirados Árabes Unidos, sede da equipa e também já vazou alguma informação sobre o calendário dos corredores. Esta temporada, Fernando Gaviria irá à Volta a Itália para lutar pelos sprints, enquanto que Davide Formolo e Brandon Mcnulty irão tentar intrometer-se na geral. Tadej Pogacar, Alexander Kristoff e Marc Hirschi serão as cartas da equipa no Tour, na tentativa de revalidar o título do esloveno. Com Pogacar, David de la Cruz e Matteo Trentin a serem as principais cartas para a Vuelta. Rui Costa irá alinhar e liderar, sobretudo, em provas de uma semana, incluindo na Volta ao Algarve, “tudo indica que estarei na Volta à Comunidade Valenciana. Depois, segue-se a Volta ao Algarve, e depois Paris-Nice. Sobre grandes Voltas, o Giro posso deixar de lado, não estarei presente. O Tour ainda é uma incógnita e a Vuelta também não sei ao certo. A estratégia da equipa passa por apostar em mim nas corridas de uma semana, até mesmo nas clássicas de um dia”, referiu Rui Costa. O gaiense Ivo Oliveira tem no calendário a sua participação na Volta ao Algarve, nas clássicas belgas, Tirreno Adriático, Tour da Romandia, Critérium du Dauphiné e Tour de França, para ajudar Kristoff nos sprints, e no terreno plano, na ajuda ao seu líder Pogacar. Rui Oliveira deverá estar presente no Giro e no bloco das clássicas da equipa.

A Deceuninck-QuickStep vai tentar ser a equipa mais vitoriosa, como tem sido nos últimos anos. Remco Evenepoel e Fabio Jakobsen já treinam, mas ainda condicionados, devido às mazelas obtidas nas quedas, no Giro da Lombardia e no Tour da Polónia, respetivamente. Evenepoel irá apontar ao Giro de Itália, prova que era para ter feito este ano, não fosse o azar, sendo bem substituído pelo português João Almeida, que acabou por fazer um brilharete. Julian Alaphilippe será a carta para a Volta a França. João Almeida deverá ter o seu “spotlight” na Vuelta. “O foco agora é a Vuelta. O que fiz no Giro do ano passado foi muito bom, mas já ficou para trás. Correu muito bem, sim, mas agora ainda há mais pressão e exigência e eu sou o primeiro a exigir mais de mim próprio”, referiu o ciclista caldense na conferência de imprensa. O sprinter irlandês Sam Bennett veio a público dizer que vai focar-se em provas de um dia, e depois na camisola verde do Tour.

A AG2R Citroen Team deverá dar mais oportunidades ao luxemburguês Bob Jungels, para liderar a equipa em provas de uma semana, Paris-Nice, Volta a Catalunha, Critérium du Dauphiné, e nas clássicas (Ardenas). Provavelmente será um dos corredores que irá ao Tour. Uma equipa talhada para as clássicas, de momento, e que tem grandes esperanças de resultados em nomes como Greg Van Avermaet, Oliver Naesen, Benoît Cosnefroy, Nans Peters e Marc Sarreau. Uma das figuras, Cosnefroy, ainda se encontra a recuperar de uma lesão no joelho.

No planeamento de calendário da equipa francesa Groupama-FDJ, a grande novidade é a exclusão do nome de Thibaut Pinot para o Tour, uma prova muito querida para o corredor, mas na qual tem sempre vacilado. Pinot irá ao Giro, enquanto que Arnaud Démare será o líder da equipa no Tour, com um comboio a rigor para liderá-lo. Curiosamente, o principal escudeiro de Pinot na montanha, David Gaudu, irá estar presente no Tour. “Não sei se ele alguma vez irá ganhar o Giro de Itália, não sei se vai ganhar o Tour de França um dia, mas tenho a certeza de que vai dar tudo para que aconteça”, disse Marc Madiot (manager) sobre Pinot. “Contanto que ele tenha um número nas costas, ele irá dar tudo o que puder para isso, acrescentou Madiot. O sprinter francês Démare conquistou a camisola dos pontos na Volta a Itália deste ano, e com toda a certeza, irá tentar vencer a camisola verde no Tour.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Demir Tiknaz oficializado como reforço do Braga por 7 milhões de euros

Demir Tiknaz foi apresentado como novo jogador do Braga. Médio turco chega aos arsenalistas proveniente do Besiktas e regressa a Portugal.

Avançado de saída do Nacional da Madeira neste mercado

Mootaz Nourani está de saída do Nacional da Madeira. O jogador tinha chegado à Choupana no último mercado de verão.

Eis as primeiras palavras de Souleymane Faye como jogador do Sporting: «Recebi muitas mensagens a pedir para vir»

Souleymane Faye foi oficializado como jogador do Sporting. Extremo deixou o Granada e confessou-se muito feliz com o passo dado na carreira.

Souleymane Faye oficializado como reforço do Sporting

O Sporting já apresentou Souleymane Faye como novo reforço. Extremo chega do Granada para apetrechar ataque dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora oficializa contratação de Tom Moustier

Tom Moustier é o mais recente reforço do Estrela da Amadora. O médio francês deixa o Rot-Weiss Essen e assina um contrato válido até Junho de 2028.

Girona anuncia contratações de Marc-André ter Stegen e e Fran Beltrán

Esta terça feira, o Girona apresentou Marc-André ter Stegen e Fran Beltrán como novos reforços. Os dois jogadores já se encontravam na La Liga.

Rafa renova pelo FC Porto até 2027 depois de ser apontado ao Benfica

Rafa é o mais recente hoquista do FC Porto a renovar contrato. O avançado de 34 anos representa os dragões desde 2009 e vai continuar a fazê-lo até 2027.