📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Por entre as folhas caídas, Pinot conquistou a imortalidade

- Advertisement -

Conhecida como a Clássica das Folhas Caídas pela sua posição no calendário, a Il Lombardia fez jus à sua fama e as beiras das estradas do último Monumento da temporada encheram-se desses remanescentes dourados do verão agora já terminado.

Por entre elas, Thibaut Pinot confirmou o seu bom final de época com uma vitória que o vê finalmente entrar para o grupo dos grandes do ciclismo, ao conquistar apenas o segundo monumento do milénio para os franceses, a juntar ao triunfo do seu colega de equipa Arnaud Demare na outra grande clássica italiana, Milano – San Remo, em 2016.

Uma das belezas da Il Lombardia é o seu percurso ser alterado de ano para ano, com as dificuldades a aparecerem a momentos diferentes consoante a edição. Desta feita, o histórico e duríssimo Muro di Sormano surgiu ainda longe da meta, a cerca de 50 quilómetros para o final.

Foi aí que Primoz Roglic concluiu um belo trabalho da sua equipa com um potente ataque. A resposta veio pelo veterano Franco Pellizotti, que manteve o esloveno a uma curta distância até bem perto do fim da subida, quando o seu colega de equipa Vincenzo Nibali desferiu a sua resposta, levando consigo Pinot e estes dois chegariam isolados ao topo.

As descidas veriam Roglic e depois Egan Bernal chegarem-se ao grupo da frente. Roglic seria o primeiro a descolar e, pouco depois, os dois que restavam também não aguentaram um belo ataque de Pinot, que seguiu isolado para a meta. Nibali, o vencedor do ano passado, aguentaria para o segundo posto, enquanto um pequeno grupo decidiu o último lugar do podium, que ficou para Dylan Teuns.

Como habitual, foi uma linda maratona ciclística para concluir a temporada europeia. O espetáculo abundou, bem como os candidatos a salvar a época. Mas, no final, foi Thibaut Pinot a mostrar o quão bem se dá com os ares transalpinos (três das suas cinco vitórias do ano foram em Itália) e fechar com chave de ouro uma temporada em cujos altos superaram bastante os baixos.

Foto de Capa: Il Lombardia

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Frankfurt contrata na Suécia e garante Keita Kosugi

Keita Kosugi, de 19 anos, chega à Bundesliga em janeiro depois de brilhar na Suécia. O capitão das seleções jovens do Japão assina após uma campanha europeia de destaque.

Pós-chegada de Tite: Cruzeiro ‘limpa’ o balneário com a saída de 3 jogadores

O Cruzeiro já começou a preparar 2026 e riscou três nomes do plantel do Cruzeiro. Yannick Bolasie, Carlos Eduardo e Mateo Gamarra terão de procurar outros clubes.

Paulo Pezzolano é anunciado como o novo treinador do Internacional

Paulo Pezzolano regressa ao Brasil para tentar esquecer o fracasso em Inglaterra e assina até ao final do ano. Abel Braga será o braço-direito na direção técnica.

Ex-candidato à presidência do Benfica ‘declara o luto’ pelo Santa Clara após polémica com o Sporting

João Diogo Manteigas, que foi o quarto mais votado nas últimas eleições, atacou duramente a arbitragem no Santa Clara x Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Alex Ferguson aborda momento do Manchester United e elogia Ruben Amorim: «Ele é uma boa pessoa»

Alex Ferguson considera que a seca de títulos poderá estender-se por mais dez anos. Apesar desta visão pessimista, o ex-treinador do Manchester United manifestou apoio a Ruben Amorim e aos mais recentes reforços da equipa.

Paulo Fonseca encantado com ex-Sporting: «Não esperava este nível de rendimento agora»

Paulo Fonseca, treinador do Lyon, deixou vários elogios a Afonso Moreira, ao abordar a evolução do extremo de 20 anos.

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.