📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Por entre as folhas caídas, Pinot conquistou a imortalidade

- Advertisement -

Conhecida como a Clássica das Folhas Caídas pela sua posição no calendário, a Il Lombardia fez jus à sua fama e as beiras das estradas do último Monumento da temporada encheram-se desses remanescentes dourados do verão agora já terminado.

Por entre elas, Thibaut Pinot confirmou o seu bom final de época com uma vitória que o vê finalmente entrar para o grupo dos grandes do ciclismo, ao conquistar apenas o segundo monumento do milénio para os franceses, a juntar ao triunfo do seu colega de equipa Arnaud Demare na outra grande clássica italiana, Milano – San Remo, em 2016.

Uma das belezas da Il Lombardia é o seu percurso ser alterado de ano para ano, com as dificuldades a aparecerem a momentos diferentes consoante a edição. Desta feita, o histórico e duríssimo Muro di Sormano surgiu ainda longe da meta, a cerca de 50 quilómetros para o final.

Foi aí que Primoz Roglic concluiu um belo trabalho da sua equipa com um potente ataque. A resposta veio pelo veterano Franco Pellizotti, que manteve o esloveno a uma curta distância até bem perto do fim da subida, quando o seu colega de equipa Vincenzo Nibali desferiu a sua resposta, levando consigo Pinot e estes dois chegariam isolados ao topo.

As descidas veriam Roglic e depois Egan Bernal chegarem-se ao grupo da frente. Roglic seria o primeiro a descolar e, pouco depois, os dois que restavam também não aguentaram um belo ataque de Pinot, que seguiu isolado para a meta. Nibali, o vencedor do ano passado, aguentaria para o segundo posto, enquanto um pequeno grupo decidiu o último lugar do podium, que ficou para Dylan Teuns.

Como habitual, foi uma linda maratona ciclística para concluir a temporada europeia. O espetáculo abundou, bem como os candidatos a salvar a época. Mas, no final, foi Thibaut Pinot a mostrar o quão bem se dá com os ares transalpinos (três das suas cinco vitórias do ano foram em Itália) e fechar com chave de ouro uma temporada em cujos altos superaram bastante os baixos.

Foto de Capa: Il Lombardia

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.