Prós e Contras do Regresso do SL Benfica ao Ciclismo

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Há dois anos, FC Porto e Sporting abalaram o Ciclismo em Portugal, quando decidiram apostar na modalidade. Quem não se lembra da “luta” entre leões e dragões, pelo patrocinador W52, tendo estes, à última hora, optado pelos portistas, quando tinham quase tudo apalavrado com o Sporting. Isto motivou uma atenção mediática que, até então, escasseava no mundo do Ciclismo Português. Também desde essa altura que o nome do Benfica foi sempre associado a um projecto no ciclismo, havendo algumas notícias que dão conta de a intenção dos responsáveis benfiquistas de avançar com essa possibilidade, já na próxima época.

Muito já foi dito e escrito sobre o regresso do Benfica às estradas, os adeptos da modalidade todos os anos pedem o regresso do glorioso a uma modalidade que lhes diz muito e que até tem um aro de bicicleta como fundo do seu símbolo, mas vou deixar aqui a minha opinião.

O Ciclismo precisa do Benfica, mas o Benfica não precisa do Ciclismo.

E é fácil perceber o porquê. O Benfica é aquilo que é hoje devido ao seu ecletismo, isso é ponto assente, mas temos que admitir que o historial do Benfica é, maioritariamente, feito no Futebol. A nível nacional sim, o Benfica dominou e domina em muitas modalidades, inclusive no Ciclismo, mas a nível internacional, por exemplo, não tem a visibilidade que há no Futebol.

Também a nuvem negra que paira sempre sobre o Ciclismo não beneficia em nada a modalidade e penso que a direcção do clube tem essa questão em grande conta na hora de decidir sobre se avança ou não com algum projecto.

Há outra questão a ter em conta: a sustentabilidade da modalidade. Acredito que o Benfica encontre um parceiro que consiga investir grande parte do orçamento, alguém que já anda no mundo do Ciclismo, até pode ser uma equipa do pelotão nacional actual, mas as ambições de ambos têm de ser coincidentes e expectativas realistas para que não haja desilusões e o projecto vá por água abaixo. Não adianta construir um plantel com bons valores, uma equipa sub-23 para apostar na formação, se depois o projecto finda passado dois ou três anos.

Imagem que muitos benfiquistas desejam voltar a ver Fonte: SL Benfica
Imagem que muitos benfiquistas desejam voltar a ver
Fonte: Paulo César

O próprio Ciclismo em Portugal, nas suas provas nacionais, se tirarmos a Volta ao Algarve, não consegue atrair grandes equipas, logo os patrocinadores também não são atraídos, devido ao pouco mediatismo. Há que haver uma aposta forte, também da parte da Federação Portuguesa de Ciclismo, na promoção da modalidade, mesmo nas provas de menor destaque.

A começar pela rivalidade existente nos três grandes, as conversas de cafés, da Internet e das notícias desportivas iriam enriquecer e extravasar para além do Futebol, a velha disputa dos grandes de Portugal iria também passar para as estradas, uma rivalidade diferente daquela que vemos, por exemplo, nos estádios em Portugal. Seria uma rivalidade saudável: termos portistas, benfiquistas e sportinguistas lado a lado, cada um com o seu cachecol na subida da Srª da Graça, por exemplo.

Só o volume de adeptos a seguir a modalidade iria aumentar  e a dimensão das provas nacionais também, portanto é uma razão plausível para os responsáveis do Benfica ponderarem.

O nome “Benfica” poderia atrair também ciclistas de maior renome, e, com isso, o interesse de adeptos de fora.

Tiago Silva Ferreira
Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e o embate com o Athletic Bilbao: «Estamos focados e há vontade de fazer algo que ficará marcado»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Casa Pia cede Fahem Benaissa ao Mantova até ao final da temporada

O lateral-esquerdo francês Fahem Benaissa vai reforçar o Mantova por empréstimo do Casa Pia até ao final da temporada, num negócio que inclui uma opção de compra.

Rui Silva e a visita ao Athletic Bilbao: «Somos um grande clube e já estamos habituados a ambientes destes

Rui Silva falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Isnaba Mané e Estoril Praia chegam a acordo para rescisão

O Estoril Praia e Isnaba Mané chegaram a acordo para a rescisão do contrato que unia o extremo ao clube, pondo fim à ligação iniciada em janeiro de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Direção do Groningen afasta possibilidade de vender Stije Resink

O diretor geral do Groningen, Frank van Mosselveld, referiu que o clube não está interessado em vender Stije Resink neste mercado de janeiro.

Bayer Leverkusen contrata Jonas Omlin por empréstimo até ao final da temporada

O Bayer Leverkusen anunciou a contratação de Jonas Omlin. O guarda-redes foi cedido pelo Borussia Monchengladbach até ao final da temporada, reforçando a baliza da equipa devido à lesão do titular Mark Flekken.

Dro Fernández deixa Barcelona é reforço confirmado do PSG

O PSG anunciou a contratação de Dro Fernández. O médio espanhol de 18 anos assinou contrato com o clube francês até 2030 e vai vestir a camisola número 27.