Quintana é o líder da Vuelta no primeiro dia de descanso

- Advertisement -

Encontra-se tudo em aberto na Vuelta, após nove dias de muito ciclismo foi o colombiano Quintana a levar a camisola vermelha para o dia de descanso. Ficam a faltar ainda doze etapas para o final da prova espanhola.

Tudo começou nas Salinas de Torrevieja, com um contrarrelógio coletivo de 13.4 quilómetros. Acabou por haver uma vencedora improvável, a Astana Pro Team! Fizeram o percurso em 14m:51s e bateram toda a concorrência. A Deceuninck-Quick Step ficou a dois segundos e a Team Sunweb a cinco segundos.

Neste dia, houve uma queda coletiva de uma das principais candidatas à vitória, a Jumbo-Visma, com os seus líderes (Roglic e Kruijswijk) a irem ao chão. A equipa belga da Quick-Step viu-se incomodada com um dos veículos de apoio à Jumbo-Visma e acabou por sair um pouco penalizada no seu tempo final.

Com este cenário, o primeiro líder desta edição seria Miguel Ángel López, sendo ele um dos principais candidatos à vitória final.

No segundo dia, com a chegada a Calpe foi o colombiano Quintana quem brilhou. Os ataques foram muitos entre os favoritos, mas num grupo de indecisões, foi o homem da Movistar quem se mostrou mais decidido, com um ataque nos últimos quilómetros. Seguiu sozinho até à meta, com uma diferença de cinco segundos para o grupo perseguidor (Roche, Roglic, Urán, Aru).

O grupo dos favoritos chegou a 37 segundos, liderado por Sergio Higuita e Pogacar. Na classificação da geral individual, Nicolas Roche (Team Sunweb) acabou por passar para o primeiro lugar, visto que estava apenas a cinco segundos de López e tinha feito um contrarrelógio melhor do que Quintana. Em segundo lugar ficou Quintana a dois segundos e em terceiro Rigoberto Urán (EF Education) a oito segundos.

Numa das poucas oportunidades para os homens mais rápidos, na terceira etapa, com a chegada a Alicante, foi um dia de excelência para a Irlanda. Com um final um pouco acidentado, ainda houve uma tentativa fugaz de Thomas De Gendt, mas sem efeito, sobraram alguns sprinters para discutir a vitória no final do dia.

O homem da Bora-Hansgrohe, Sam Bennett, foi o ciclista mais forte no final, batendo Edward Theuns (Trek-Segafredo) e Luka Mezgec (Mitchelton-Scott). Num dia em que Angel Madrazo cimentou mais a sua liderança da camisola da montanha e na geral individual Nicolas Roche manteve o primeiro lugar. Dois irlandeses a brilharem na maior prova espanhola.

No dia seguinte, na etapa 4, com chegada a El Puig, a chegada foi mais uma vez ao sprint. Com uma velocidade média de 43.109 km/h, sendo esta uma das etapas com melhor média desta edição, o pelotão liderado pela Deceuninck- Quick-Step e pela Bora fez um trabalho excecional para os seus sprinters. Rémi Cavagna (Quick-Step) desferiu um ataque nos quilómetros finais, mas acabou por não surtir efeito.

O lançamento de Richeze foi fantástico e colocou Jakobsen nas portas da vitória, em que o holandês acabou por não desiludir e conquistou assim a sua primeira vitória em Grandes Voltas. Bateu por centímetros o irlandês Sam Bennett e em terceiro lugar terminou Gaviria.

Jakobsen atinge a sexta vitória do ano
Fonte: Deceuninck- Quick-Step

Na geral individual ficava tudo na mesma, com Roche na liderança da Vuelta. Num dia que fica marcado também pela desistência de um dos líderes da Jumbo-Visma, Steven Kruijswijk.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt: «No geral creio que dominámos, mas o Sporting também esteve num bom plano»

Victor Froholdt falou com a imprensa depois do FC Porto x Sporting e admitiu que os dragões foram superiores no encontro.

Francesco Farioli faz revelação sobre Thiago Silva: «Fez um discurso no balneário que nos deixou quase de lágrimas nos olhos»

Francesco Farioli revelou durante a conferência de imprensa do FC Porto x Sporting que Thiago Silva discursou antes da partida.

Francesco Farioli reage à estreia de Seko Fofana e elogia médio: «Será um jogador-chave para nós»

Francesco Farioli falou sobre a estreia de Seko Fofana pelo FC Porto. Médio marcou o primeiro golo do Clássico.

Francesco Farioli e as lesões no FC Porto: «Não fiquei com a melhor sensação a ver as imagens na televisão, mas espero que não...

Francesco Farioli falou as saídas de Samu Aghehowa, Kiwior e Martim Fernandes por lesão durante o FC Porto x Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges e a corrida na Primeira Liga: «Vamos à procura de fazer uma 2ª volta extraordinária»

Rui Borges falou sobre a corrida pela Primeira Liga, depois do empate do Sporting frente ao FC Porto no Dragão.

Apanha-Bolas do FC Porto x Sporting apanhados pela realização do jogo a esconder as bolas e os cones

Os apanha-bolas do jogo entre o FC Porto e o Sporting foram apanhados pela realização do encontro a esconder as bolas de jogo, bem como os cones que fixam os esféricos nas imediações do campo.

Rui Borges aborda situação física de Luis Suárez: «Penso que teve um desconforto em termos musculares»

Rui Borges falou sobre a situação de Luis Suárez, após ter revelado que o avançado jogou a segunda parte com problemas físicos.