Tour de France 2018: O Percurso

- Advertisement -

Primeira Semana

Há uma frase muito usada no ciclismo para descrever os dias como os que o pelotão enfrentará na primeira semana deste Tour, “não servem para ganhar o Tour, mas servem para o perder”. É isso mesmo que aqui acontecerá, com dias certamente nervosos para os homens que quererão brilhar mais à frente nas montanhas e que terão aqui também de lidar com a inovação das metas volantes bonificadas colocadas na parte final das jornadas. Pelo contrário, os sprinters terão uma semana de luxo, repleta de oportunidades para levantar os braços e celebrar as vitórias.

A confirmar esta visão está a análise de Nairo Quintana, um dos líderes da Movistar Team, que pretende finalmente chegar à vitória no Tour, depois de dois segundos lugares (2013 e 2015) e um terceiro (2016). 

https://www.youtube.com/watch?v=tplAhMenGsg

Etapa 1: Noirmoutier-en-l’Île › Fontenay-le-Comte

O Tour volta este ano a abrir com uma tirada ao jeito dos sprinters, dando aos homens mais rápidos do pelotão a possibilidade de lutarem não só pela vitória inaugural como pela honra de vestir de amarelo. Como habitual, os homens da Geral terão de ter cuidado com o nervosismo inicial da corrida, que pode originar quedas e, com elas, cortes no pelotão que custam segundos valiosos.

Etapa 2: Mouilleron-Saint-Germain › La Roche-sur-Yon

O fim-de-semana inaugural deste Tour é exclusivamente dedicado ao plano e, ao segundo dia, poderemos voltar a ver um final a velocidades estonteantes com a disputa entre os velocistas pela jornada. Além da vitória parcial, estarão para estes em jogo bonificações que poderão permitir uma mudança de camisola amarela. Aos favoritos, aconselham-se os mesmos cuidados do dia anterior.

Etapa 3: Cholet › Cholet

O contrarrelógio por equipas de 35,5 quilómetros tem sido apontado por muitos como um dia chave e não só as equipas têm demonstrado preocupação com este dia como até os organizadores das provas de preparação para o Tour, como o Criterium du Dauphine e o Tour de Suisse, incluíram também um esforço coletivo nos seus percursos. Será o primeiro real teste às equipas que querem vencer o Tour e podemos ter logo aqui um grande favorito de amarelo e outros a perder tempo muito importante. 

Etapa 4: La Baule › Sarzeau

Depois do primeiro teste aos candidatos, regressamos ao plano e teremos mais uma etapa propícia a um final em pelotão compacto e discussão em velocidade. No entanto, com um pouco de sobe e desce na parte final, poderá haver quem tente a sua sorte com um ataque de longe, pelo que as equipas dos sprinters terão que estar atentas para não perderem a oportunidade.

Etapa 5: Lorient › Quimper

Ao quinto dia, a primeira etapa acidentada do Tour. Com mais de 200 quilómetros de sobe e desce constante, será um dia para os puncheurs – ciclistas atacantes que passam bem as colinas e com boa ponta final – poderem ir em busca da glória. Para isso, têm de deixar para trás aqueles sprinters que passam bem as pequenas dificuldades, já que o final ainda que a subir pode não ser suficientemente duro para os deixar a todos de fora.

Etapa 6: Brest › Mûr de Bretagne Guerlédan

Se em Qumper ainda pode haver algum homem rápido a resistir, no Mûr de Bretagne tem mesmo que se saber subir (e até haverá dois ou três homens rápidos que o sabem fazer, como Matthews). O dia em si não é muito duro, mas os 20 quilómetros finais contam com duas passagens pela explosiva subida mencionada que tem dois quilómetros a 6,9% de inclinação média. Os homens da Geral também serão testados, já que esta é uma subida onde se podem ceder alguns segundos.   

Etapa 7: Fougères › Chartres

Para dar equilíbrio ao percurso, depois de dois dias de rompe pernas, teremos um dia a rolar e perfeito para mais uma disputa entre os sprinters, sendo que nesta altura já se começaram a definir os grandes candidatos a chegar a Paris com a camisola verde. No entanto, a dureza deste dia está na distância, uma maratona de 231 quilómetros, que certamente pesará mais tarde nas pernas.

Etapa 8: Dreux › Amiens Métropole

À medida que os ciclistas continuam a percorrer o norte de França, continuam também os dias planos e este deverá ser mais um a juntar a uma semana de sonho para os sprinters.

Etapa 9: Arras Citadelle › Roubaix

A última jornada da primeira semana é a sua etapa rainha e uma das mais antecipadas de todo o Tour. Serão pouco mais de 150 quilómetros a rolar, mas os 15 setores de paralelo colocam todos os favoritos à Geral nervosos. Para ciclistas tão leves é complicado passar neste tipo de terreno e, se nesse particular, uns se dão melhor que outros, o risco de uma queda a todos atormenta. Especial atenção para o setor de Mons-en-Pévèle, o único de classificação de dureza de cinco estrelas a marcar presença, ainda que aqui esteja encurtado para uma pequena parte da sua extensão.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Portimonense empata a zero na receção ao Felgueiras

Na 16.ª jornada da Segunda Liga, o Portimonense recebeu o Felgueiras num encontro nenhuma das equipas conseguiu quebrar o empate a zero.

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.