Publicidade

Um primeiro teste de velocidade

José Baptista · 2 min

Um primeiro teste de velocidade
Foto de Capa: Santos Tour Down Under

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Tour Down Under está a chegar e, com ele, o início de mais uma época de Ciclismo para as melhores equipas do mundo. Na Austrália, como é habitual, haverá várias oportunidades para os sprinters e alguns dos mais velozes do pelotão quererão marcar posição logo a abrir o ano.

As jornadas um (Tanunda – Tanunda), quatro (Norwood – Murray Bridge) e cinco (Glenelg – Victor Harbor) deverão ter provas puras de velocidade na reta final, enquanto a etapa dois (Woodside – Stirling) apresenta-se ligeiramente mais seletiva, permitindo talvez alguma surpresa por quem tenha maior velocidade em ligeira subida.

Com 18 vitórias de etapa conquistadas em edições anteriores da prova australiana, Andre Greipel quererá marcar da melhor maneira a estreia da Israel Start-up Nation no World Tour, mas o alemão vem de uma época desapontante… a idade começa a pesar, pelo que este será também um bom momento para compreender o impacto que esta pode vir a ter no seu regresso ao escalão mais elevado da modalidade.

Os três grandes sprinters da época passada, Caleb Ewan, Elia Viviani e Sam Bennett, também estarão na terra dos cangurus. Ewan quererá aproveitar o fator casa, mas é o que parte com menos pressão, já que será nas grandes provas que se julgará o sucesso da sua temporada. Já Viviani e Bennett, que mudaram de equipa no defeso, terão nos ombros maior pressão para apresentar desde logo resultados e justificar o investimento neles feito.

Alberto Dainese é um dos jovens a tentar mostrar-se na Austrália
Fonte: Team Sunweb

Há também um bom contingente jovem a querer mostrar-se. Jasper Philipsen teve uma boa época de estreia em 2019 e tem aqui uma boa oportunidade para cimentar uma posição entre a elite do sprint, enquanto Halvorsen tem na EF a possibilidade de um novo começo após dois anos para esquecer na Sky/INEOS. A Sunweb vem também com uma dupla promissora, o estreante Dainese e Kanter, que tenta recuperar o tempo perdido por uma época passada marcada por lesões.

Finalmente, não esquecer também nomes menos sonantes como Nizzolo ou os homens rápidos que poderão surpreender os sprinter puros ao tentarem alcançar bonificações, como o vencedor das últimas duas edições, Daryl Impey, ou o campeão do mundo Mads Pedersen.

Foto de Capa: Santos Tour Down Under

Artigo revisto por Diogo Teixeira

José Baptista

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.