Universo Paralelo: Roubaix à chuva

Em Mons-en-Pevele, Greg van Avermaet não pode esperar mais, se ainda quer chegar ao grupo mais avançado. O belga assume a corrida desde a entrada do setor 11, e o pelotão segue em fila indiana na sua roda. Van Aert segue no seu encalço, e Benoot vem logo de seguida. Em quarto, segue Pollitt, mas, a certa altura, a roda dianteira do alemão fica presa na lama. Perde o controlo da bicicleta e acaba no chão, retendo os outros favoritos. Lampaert ainda passa, mas os 20 metros de atraso transformam-se em 30, 40, 50,… E o belga fica em terra de ninguém.

A realização mostra-nos um desolado van der Poel a olhar para horizonte, enquanto espera por assistência mecânica. Aos seus pés, uma Canyon partida em dois. A corrida está agora a seis. Durbridge, Eekhoff e Jungels têm 50 segundos sobre Avermaet, van Aert e Benoot.

Os perseguidores vão cortando um pouco a desvantagem, e nos setores sucessivos 7 e 6 têm a dianteira no seu campo de visão. Mas um Jungels irrequieto ataca na frente e deixa Durbridge para trás. Eekhoff ainda se aguenta na sua roda. O australiano é rapidamente engolido e ultrapassado pelo trio, e o duo da frente também acaba por se ver alcançado à entrada do setor 5.

Do Carrefour de l’Arbre é esperado que seja o momento decisivo para a corrida e não desilude. Wout van Aert fica parada, é lama a mais para a corrente da sua bicicleta. Perde qualquer hipótese de lutar pelo triunfo.

Benoot também acaba em dificuldades: o problema é um furo. Rapidamente há solução, e a Sunweb aproveita o facto de ser a única com dois ciclistas na frente. O belga recebe a bicicleta do seu colega de fuga. Ensopado e na berma da estrada, a estreia de sonho no Paris-Roubaix de Eekhoff acaba com o braço estendido à espera de uma roda.

Benoot fica a dez segundos da frente. Mas… Fantástico! No meio da lama, consegue recuperar e chegar aos outros dois antes do penúltimo setor. Em Hem, Avermaet bem tenta, mas os adversários não descolam e continua a ser uma luta a três.

Conseguirá Avermaet repetir a vitória de 2017? Fonte: Tour de France

O setor 1 é meramente simbólico e o trio da frente passa por ele a alta velocidade, mas Avermaet aparenta ter algumas dificuldades na traseira do grupo. Estará finalmente a fadiga a levar a melhor? A moto da câmara dá-nos a resposta com um plano aproximado da roda traseira. Um furo.

Não há possibilidade de trocar de bicicleta. Resta aguentar na roda e tentar fazer o melhor possível. Nem a chuva impede o velódromo de Roubaix de estar a abarrotar. Benoot lidera na primeira meia volta e Avermaet segue em terceiro. Com uma volta para o fim, Benoot abre para o lado e convida os adversários a passar para a frente. Jungels não se faz rogado.

Sem querer esperar pelo sprint, o luxemburguês impõe um ritmo demoníaco, e Benoot faz tudo por não perder a roda. Avermaet resigna-se ao último lugar do pódio, e só consegue tentar manter o controlo da bicicleta. Na última curva, Jungels ainda lidera e mantém a pressão sem se levantar do selim. Benoot sai pela direita, mas já não tem pernas para acelerar mais. Bob Jungels vence o Paris-Roubaix, depois de um ataque a quase 100 quilómetros da meta. Chapeau!

Foto de Capa: Paris-Roubaix

Artigo revisto por Mariana Plácido

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.