Volta a Portugal #1: Glassdrive-QB-Anicolor e Maurício Moreira dominadores

PRÓLOGO CONFIRMOU EXPETATIVAS

O pequeno contrarrelógio de 5,4 km idêntico ao do ano passado teve o vencedor esperado, Rafael Reis da equipa Glassdrive QB Anicolor, o contrarrelogista de excelência do pelotão nacional. Tal como em 2021, o ciclista português tornou-se o primeiro camisola amarela da prova rainha do ciclismo nacional. Já o seu colega de equipa, Maurício Moreira, ficou em segundo lugar a nove segundos, confirmando as boas perspetivas.

O top 10 do prologo contou apenas com três ciclistas portugueses e somente quatro atletas de formações nacionais. Destaque para Tiago Antunes e Henrique Casimiro, dois dos candidatos para a geral da Efapel Cycling, que ficaram em quinto a 12 segundos e em sexto a 13 segundos do primeiro camisola amarela da prova, respetivamente. Nota também para Juan José Lobato, um dos ciclistas mais experientes com participações nas três grandes Voltas [Tour, Vuelta e Giro] da Euskadi que conseguiu o oitavo melhor tempo no contrarrelógio.

Outro dos ciclistas mais experientes da Volta e que também correu nas três grandes Voltas, Tiago Machado, conseguiu ficar em 11º., figurando ainda algum tempo com o tempo mais rápido. O atleta da Radio Popular – Paredes – Boavista vai terminar a carreira esta época para abraçar uma carreira como diretor desportivo de uma equipa feminina de ciclismo.

Ó ELVAS, BADAJOZ À VISTA

Logo ao segundo dia os ciclistas tiveram de superar a etapa mais longa com 193,5 km. No percurso que ligou Vila Franca de Xira a Elvas, a fuga do dia iniciou-se muito cedo em busca da camisola da montanha e da vitória na etapa. Praticamente desde o quilómetro zero, João Macedo da LA Aluminios – Credibom – Marcos Car esteve em fuga e foi o último a ser apanhado pelo pelotão. Contudo, foi Hugo Neves da Radio Popular – Paredes – Boavista a conseguir ser o primeiro na última meta volante disputada já em pelotão compacto.

A vitória na etapa foi disputada ao sprint pelo pelotão com o norte americano Scott McGill da Wildlife Generation Pro Cycling a superar o britânico Oliver Rees, líder da classificação da juventude, da Trinity Racing e Maurício Moreira.

Nos dez primeiros da geral, não houve alterações com Rafael Reis a manter a camisola amarela.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.