Volta a Portugal #1: Glassdrive-QB-Anicolor e Maurício Moreira dominadores

    ESTREIA NACIONAL A VENCER NA VOLTA

    O dia mais internacional da Volta com o início em Badajoz trouxe mais uma vitória ao sprint.

    Depois de mais uma fuga que se estendeu durante boa parte do percurso, o último resistente dos fugitivos, Asier Exteberria da Euskatel Euskadi, foi absorvido pelo grande grupo a cerca de 10 km do fim ainda conseguindo chegar em primeiro lugar no último premio de montanha do dia. No entanto, foi um seu companheiro de fuga, Edwin Torres da Java Kiwi Atlântico, a ser o novo líder da classificação da montanha.

    Já a vitória na segunda etapa também se disputou ao sprint com João Matias da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados a conquistar a sua primeira volta numa etapa da Volta a Portugal. Scott McGrill foi segundo e manteve a camisola dos pontos, enquanto Maurício Moreira voltou a ser o terceiro da frente. Tanto Rafael Reis e Oliver Rees mantiveram a camisola amarela e da juventude, respetivamente, que transportavam desde o início da competição velocipédica.

    CONTAS FINAIS COMEÇARAM NA TORRE

    Na classificação geral, o primeiro dia decisivo foi esclarecedor em especial na diminuição extensa de candidatos a ganhar a Volta. Maurício Moreira e Frederico Figueiredo da Glassdrive – QB – Anicolor e Luís Fernandes da Radio Popular Paredes Boavista chegaram juntos na frente depois de apenas o ciclista da equipa de José Santos ter respondido ao esticão de Figueiredo.

    O uruguaio foi mais forte no forcing final frente a Luís Fernandes e, para além da camisola amarela, ganhou a etapa da Torre e passou a ser líder também da montanha. Frederico Figueiredo ficou a quatro segundos do duo e saltou para a segundo lugar da geral com mais 30 segundos do colega de equipa. Já Fernandes subiu para o terceiro lugar a 31 segundos do segundo classificado da edição do ano passado.

    As diferenças ficaram muito vincadas com Alejandro Marque da Atum general – Tavira – Maria Nova Hotel a ficar em quatro na geral já a dois minutos e dez segundos. O décimo Jesus Del Pino da Aviludo – Louletano – Concelho de Loulé ficou a mais de cinco minutos do novo camisola amarela.

    A Glassdrive – QB – Anicolor conseguiu ainda uma distância interessante na liderança da geral por equipas ao ser a primeira a fechar a classificação na etapa com o terceiro ciclista, António Carvalho. Só a camisola por pontos não mudou de dono com McGril a manter a liderança. Já na juventude, o espanhol Jokin Murguialday da Caja Rural – Seguros RGA saltava para o primeiro lugar.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.