Volta a Portugal 2016: A fuga de Vinhas

Chegava a terceira etapa e com ela um acontecimento inesperado para um possível desfecho da Volta a Portugal. A fuga ganhou vários minutos de avanço e o pelotão cometeu o erro de deixar um ciclista bem colocado entrar nessa fuga. Rui Vinhas, da W52-FC Porto, conseguiu entrar nessa mesma fuga. A vitória da etapa foi discutida entre William Clarke, da Drapac, e Marco Frapporti, da Androni. Clarke venceu com uma vantagem de dois segundos para o italiano e de 54 segundos para o resto dos homens da fuga.

Entre esses homens estava, então, Vinhas, o novo líder da Volta a Portugal, com mais de três minutos de avanço sobre toda a concorrência. Incrível situação que se passou nesse dia. Não fosse o trabalho da Efapel, provavelmente o ciclista da W52-FC Porto teria ganho ainda mais tempo a todos. A verdade é que isto foi inesperado para todos, até para a sua própria equipa, visto que, como é conhecido, Gustavo Veloso era/é o líder indiscutível. Veremos como a equipa e o próprio Vinhas abordarão a segunda metade da corrida, mas, até agora, ao dia de hoje, o português tem aguentado.

Surpresa inesperada para Rui Vinhas, conseguindo a camisola amarela e uma boa vantagem para todos os concorrentes  Fonte: Volta a Portugal
Surpresa inesperada para Rui Vinhas, conseguindo a camisola amarela e uma boa vantagem para todos os concorrentes
Fonte: Volta a Portugal

Após tudo isto, nada melhor do que chegar à etapa da Senhora da Graça, quarta etapa, e tirar algumas dúvidas acerca da situação da corrida. Estaria Rui Vinhas preparado para manter a camisola? Ou Gustavo Veloso continuaria a ser o único líder e o único ciclista protegido da equipa? Que decisão a W52-FC Porto iria tomar daqui para a frente? Será que os maiores adversários poderiam aproveitar toda esta situação? Provavelmente eram algumas perguntas que passavam pela mente dos ciclistas e dos fãs de ciclismo e desta Volta.

Gustavo Veloso não poderia ter dado uma melhor resposta a quem pudesse ter dúvidas sobre se iria deixar que Vinhas mantivesse a camisola. Após um bom ataque de Daniel Silva, o espanhol e Joni Brandão (o único a conseguir estar, até agora, tal como no ano passado, próximo do nível do último vencedor da Volta a Portugal) foram em perseguição do português. Joni tinha trabalhado muito e não aguentou uma aceleração da parte de Veloso, que conseguiu chegar ao pé do ciclista da Rádio Popular Boavista e inclusive ultrapassá-lo, vencendo uma das duas etapas mais míticas da prova.

Nota para o domínio da equipa do líder, com três ciclistas no Top5 da etapa e quatro ciclistas no Top10 da mesma. Uma autêntica “Sky” da Volta a Portugal – com as devidas diferenças, claro. Mostrou que é a equipa mais forte e com mais recursos em toda a prova; não tem sido nada fácil para os outros ciclistas contornar esta situação. Ainda mais importante do que isto: há que destacar que Rui Vinhas também esteve à altura dos acontecimentos, dando igualmente uma boa resposta a quem duvidasse da sua capacidade de se manter com a amarela depois desta etapa, e só perdeu 35 segundos para o seu colega de equipa, mantendo, assim, a camisola amarela.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Geovany Quenda fala da saída de Viktor Gyokeres e da Supertaça: «É jogar para ganhar»

Geovany Quenda falou da atualidade do Sporting. O jovem avançado do Sporting foi confrontado com a saída de Viktor Gyokeres.

Rui Borges confrontado com o interesse em Ricardo Mangas e explica contratação de Luis Suárez: «Diferente do Viktor [Gyokeres]»

Rui Borges falou falou sobre a atualidade do Sporting. O técnico dos leões foi chamado a falar sobre Luis Suárez e Ricardo Mangas.

Rui Borges fala pela primeira vez da saída de Viktor Gyokeres: «É passado»

Rui Borges falou pela primeira vez, após a saída de Viktor Gyokeres. O técnico do Sporting abordou vários temas da atualidade leonina.

Noronha Lopes veta voto eletrónico nas eleições do Benfica e Cristóvão Carvalho critica: «A participação de todos é fundamental»

Noronha Lopes está contra o voto eletrónico nas eleições presidenciais do Benfica. Cristóvão Carvalho é a favor e deixa críticas.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting pode competir com Palmeiras de Abel Ferreira por médio

O Sporting é um dos interessados em Nelson Deossa, médio colombiano que joga no Monterrey. Real Betis insiste na contratação.

Viktor Gyokeres cumprimenta novos colegas no Arsenal: «Falas português ou não?»

Viktor Gyokeres já se apresentou aos adeptos como reforço do Arsenal. Avançado sueco interagiu também com os jogadores.

Benfica continua na frente da corrida por Franjo Ivanovic após entrada de Wolverhampton

O Wolverhampton entrou na corrida pela contratação de Franjo Ivanovic. Benfica continua a ser líder, mas há consequências.