Volta a Portugal: Aquilo que não vemos

- Advertisement -

A “ECO-ORGANIZAÇÃO”

Parecia que o município de Loures já preparava esta chegada da Volta a Portugal há muito tempo. Porque é que digo isto? Porque toda a organização do evento não me pareceu um acaso. Estava organizado de uma forma excelente e, talvez, muitos que lá estiveram concordem comigo.

Não foi apenas uma simples corrida da Volta a Portugal no concelho de Loures. Pensou-se em tudo para esta etapa 2. E no final do dia houve quatro ideias a reter: a importância da reciclagem, a proteção do meio ambiente, a diminuição do impacto ambiental e a preservação da água como recurso natural.

Também fizemos parte do movimento da Câmara Municipal de Loures e ficámos com um copo reutilizável
Fonte: João Barbosa/Bola na Rede

Houve uma maior preocupação com os resíduos que podiam acabar por se acumular no chão perto da reta da meta. Por isso, os ecopontos estavam espalhados em diversos pontos (muitos deles estrategicamente) para que as pessoas pudessem fazer a devida reciclagem. Também não faltaram trabalhadores para ajudar a reciclar aqueles que não soubessem a divisão entre o plástico/metal, o papel e o vidro.

Os ecopontos estavam colocados em pontos estratégico ao longo de toda a linha de chegada da etapa 2
Fonte: António Correia/Bola na Rede
Houve ainda também “mochileiros móveis” que alertaram para a importância de se fazer reciclagem. Só não fez quem não queria… porque, realmente, esta ideia está genial. Não é uma inovação visto que já tinha visto em outros eventos, mas é uma boa oportunidade para implementar em mais sítios.

Mas não é apenas aqui que quero chegar. No dia 2 de agosto (dia da chegada da etapa 2) iria registar-se temperaturas um pouco elevadas e há sempre a preocupação com a hidratação. Não é que também pensaram nisto? Sim! Houve pessoas – “os mochileiros” ou Guardiões do Ambiente – que estavam a entregar água a todos aqueles que estavam perto da meta em copos reutilizáveis.

O Bola na Rede esteve junto da reta da meta na etapa 2 e estevemos com os “Guardiões do Ambiente”
Fonte: António Correia/Bola na Rede
Para além de hidratarem as pessoas, ainda estavam a pensar no ambiente. Um “dois em um” que todos apreciamos. Os copos reutilizáveis são uma excelente iniciativa para que o plástico seja posto de lado e também uma oportunidade não haver tanto lixo acumulado no chão – como podia acontecer caso fossem de plástico.

É de se tirar o chapéu à Câmara Municipal de Loures que pensou em tudo e mais alguma coisa para preparar esta vinda da Volta, 29 anos depois.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.