Volta a Portugal: Aquilo que não vemos

A CHEGADA DOS CORREDORES A LOURES

Mas vamos agora ao que se passou na corrida. Os corredores precisaram de 4 horas e 50 minutos para conseguir cumprir o troço desde Marinha Grande até Santo António dos Cavaleiros. Ao todo foram 198,5km percorridos por todos os ciclistas – praticamente 200km num dia de bastante calor.

Na etapa 2, o genérico não falhou de todo («veste a amarela e ergue os braços no ar»). Não é a amarela que a música se estava a referir, mas o vencedor da etapa também vestia de amarelo e ergueu bem alto os braços após a sua vitória. Mikel Aristi foi o primeiro a cruzar a meta de chegada. O ciclista espanhol da equipa Euskadi Basque Country Murias chegou no tempo de 4:50:05 e superou na subida o português Luís Mendonça da Rádio Popular/Boavista.

Em suma, foi uma experiência incrível ver toda esta animação de um final de etapa da Volta a Portugal. Foi a primeira vez que tive esta sensação e acredito que muito sentiram aquilo que senti.

É excelente ver que ainda há um grande número de pessoas a preocuparem-se com esta modalidade e que esta competição sobre rodas continua a ser amada por este país fora. Porque, para além dos ciclistas, somos nós [adeptos de ciclismo] que damos cor às estradas portuguesas. Vão para a rua e apoiem estes ciclistas porque merecem tudo. Apoiem o primeiro que pode ganhar a etapa até ao último que em esforço tenta terminar a corrida. Todos merecem o nosso apoio.

Neste artigo tentei pôr tudo aquilo que vi e ouvi ao longo das horas que estive em Santo António dos Cavaleiros. Não só o que aconteceu na corrida, mas tudo em volta desta excelente organização. Daí o título «Aquilo que não vemos», porque por vezes esquecemo-nos dos esforços que são feitos ao torno destes eventos e quis dar conhecimento disto. A todos eles: Obrigado!

Foto de Capa: João Barbosa/Bola na Rede

 

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores avançados da Primeira Liga 25/26

É complicado escolher os melhores avançados da Liga. Só no Sporting, Benfica e FC Porto, é possível escolher 6 avançados de enorme qualidade

Portugal bate a Espanha e está na final do Europeu de Hóquei em Patins 2026

Portugal está na final do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. A equipa das quinas bateu a Espanha nas meias-finais.

Iniciar caminhada com o pé direito | Arménia x Portugal

Arménia, Hungria e República da Irlanda são as turmas que Portugal terá de ultrapassar para chegar ao Mundial 2026.

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

Arménia x Portugal: as 2 opções de Roberto Martínez para a lateral direita depois da lesão de Diogo Dalot

Portugal vai enfrentar a Arménia no sábado, em jogo da primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Diogo Dalot foi dispensado.