Volta a Portugal: Aquilo que não vemos

    A “ECO-ORGANIZAÇÃO”

    Parecia que o município de Loures já preparava esta chegada da Volta a Portugal há muito tempo. Porque é que digo isto? Porque toda a organização do evento não me pareceu um acaso. Estava organizado de uma forma excelente e, talvez, muitos que lá estiveram concordem comigo.

    Não foi apenas uma simples corrida da Volta a Portugal no concelho de Loures. Pensou-se em tudo para esta etapa 2. E no final do dia houve quatro ideias a reter: a importância da reciclagem, a proteção do meio ambiente, a diminuição do impacto ambiental e a preservação da água como recurso natural.

    Também fizemos parte do movimento da Câmara Municipal de Loures e ficámos com um copo reutilizável
    Fonte: João Barbosa/Bola na Rede

    Houve uma maior preocupação com os resíduos que podiam acabar por se acumular no chão perto da reta da meta. Por isso, os ecopontos estavam espalhados em diversos pontos (muitos deles estrategicamente) para que as pessoas pudessem fazer a devida reciclagem. Também não faltaram trabalhadores para ajudar a reciclar aqueles que não soubessem a divisão entre o plástico/metal, o papel e o vidro.

    Os ecopontos estavam colocados em pontos estratégico ao longo de toda a linha de chegada da etapa 2
    Fonte: António Correia/Bola na Rede
    Houve ainda também “mochileiros móveis” que alertaram para a importância de se fazer reciclagem. Só não fez quem não queria… porque, realmente, esta ideia está genial. Não é uma inovação visto que já tinha visto em outros eventos, mas é uma boa oportunidade para implementar em mais sítios.

    Mas não é apenas aqui que quero chegar. No dia 2 de agosto (dia da chegada da etapa 2) iria registar-se temperaturas um pouco elevadas e há sempre a preocupação com a hidratação. Não é que também pensaram nisto? Sim! Houve pessoas – “os mochileiros” ou Guardiões do Ambiente – que estavam a entregar água a todos aqueles que estavam perto da meta em copos reutilizáveis.

    O Bola na Rede esteve junto da reta da meta na etapa 2 e estevemos com os “Guardiões do Ambiente”
    Fonte: António Correia/Bola na Rede
    Para além de hidratarem as pessoas, ainda estavam a pensar no ambiente. Um “dois em um” que todos apreciamos. Os copos reutilizáveis são uma excelente iniciativa para que o plástico seja posto de lado e também uma oportunidade não haver tanto lixo acumulado no chão – como podia acontecer caso fossem de plástico.

    É de se tirar o chapéu à Câmara Municipal de Loures que pensou em tudo e mais alguma coisa para preparar esta vinda da Volta, 29 anos depois.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ralf Rangnick é o principal candidato a assumir o Bayern Munique

    Thomas Tuchel vai deixar o Bayern Munique no final...

    Lesão de Enzo Fernández não interfere na Copa América 2024

    Enzo Fernández deve estar fora dos relvados durante cerca...

    Xavi explica porque mudou de ideias e vai ficar no Barcelona

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presente numa conferência...

    Laporta: «Tenho prazer de anunciar que Xavi vai continuar a ser o treinador do Barcelona»

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presentes numa conferência...
    João Pedro Barbosa
    João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
    É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.