Desporto masculino vs desporto feminino: Um mundo de diferenças

- Advertisement -

A história do desporto coletivo português feminino não é muito grande a nível internacional. Em 2017, estreamo-nos em competições internacionais no Futebol. 2008 foi o ano da única presença internacional do Andebol português feminino. O Basquetebol e o Voleibol português nunca estiveram presentes em competições internacionais, e o Futsal apenas começa a ter competições internacionais oficiais em 2019, com Portugal a começar a qualificação como terceira classificada no ranking da UEFA. No Hóquei em Patins, Portugal já foi campeão europeu por três vezes e finalista derrotado por quatro vezes, no mundial nunca venceu, mas já foi finalista também por quatro vezes. No Rugby, a seleção de 15 é inexistente, mas nos sevens Portugal participa todos os anos no circuito europeu, mas nunca participou no mundial. Em Polo Aquático, o nosso país participou por três vezes no europeu e nunca no mundial. Noutras modalidades olímpicas, mas com pouca expressão no nosso país, como o Softbol – Basebol mas para mulheres, explicado de forma rápida – e o Hóquei de Campo o nosso país nunca participou em competições internacionais.

Em desportos individuais, Portugal até tem alguma história, conseguindo, por exemplo, seis medalhas olímpicas – entre elas dois dos quatro ouros -, fora as conquistadas em outros grandes eventos internacionais. O número de mulheres que participa nestes grandes eventos também tem aumentado, por exemplo, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram 30 as mulheres que nos representaram, um novo recorde.

Patrícia Mamona é uma das muitas atletas que tem elevado o nome de Portugal no estrangeiro.
Fonte: IAAF

Em suma, vemos que em Portugal ainda existe muito a fazer pelo desporto feminino, mas que nos últimos anos temos melhorado. No entanto, ainda existe muito trabalho a fazer, no desporto português em geral e não apenas no feminino. É preciso vontade de mudar as coisas e não esperar que elas aconteçam porque sim. A sorte dá trabalho, é uma das máximas do desporto. Que se trabalhe muito, para que a sorte esteja a maioria das vezes do nosso lado.

Termino este já longo artigo com duas perguntas – uma delas repetida – para quem de direito pensar: O que se pode e deve fazer para melhorar o desporto feminino em Portugal e já agora ao redor do mundo?; Uma equipa feminina vale menos 330% do que uma masculina? 

Foto de Capa: Seleções de Portugal

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes lança o Portugal x Irlanda: «Ainda não sei se jogo amanhã, quanto mais no Manchester United em um ano»

Bruno Fernandes fez a antevisão ao Portugal x Irlanda. Jogo corresponde à terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Rui Vitória e a passagem pelo Al Nassr: «Foi um mundo que se abriu e digo hoje ‘graças a Deus que fui’, não só...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Rui Vitória falou sobre algumas partes da sua carreira.

Heimir Hallgrimsson fala do confronto entre Portugal e Irlanda: «Precisamos de fazer um jogo quase perfeito»

Heimir Hallgrimsson falou do jogo na antevisão da partida frente a Portugal. A Irlanda defronta a seleção portuguesa no próximo sábado em Alvalade.

Manchester United de Ruben Amorim vai avançar já em janeiro com 60 milhões de euros por jogador do Sporting

O Manchester United de Ruben Amorim mantém o interesse em Morten Hjulmand. O médio é o capitão do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Próximo adversário do Sporting na Champions League avança com 15 milhões de euros por defesa

O Marselha está interessado em garantir a contratação de Benjamin Pavard, jogador cedido pelo Inter Milão.

Liverpool quer reforçar o ataque e pode avançar com mais de 230 milhões de euros por 2 jogadores

O Liverpool pretende reforçar o ataque. Michel Olise (Bayern Munique) e Antoine Semenyo (Bournemouth) são alvos dos reds.

Antigo sonho do Benfica é o plano B do Nápoles para o mercado de inverno

Marc Pubill é alvo do Nápoles para a posição de lateral direito. O jogador não tem sido muito utilizado pelo Atlético Madrid.