Desporto masculino vs desporto feminino: Um mundo de diferenças

A história do desporto coletivo português feminino não é muito grande a nível internacional. Em 2017, estreamo-nos em competições internacionais no Futebol. 2008 foi o ano da única presença internacional do Andebol português feminino. O Basquetebol e o Voleibol português nunca estiveram presentes em competições internacionais, e o Futsal apenas começa a ter competições internacionais oficiais em 2019, com Portugal a começar a qualificação como terceira classificada no ranking da UEFA. No Hóquei em Patins, Portugal já foi campeão europeu por três vezes e finalista derrotado por quatro vezes, no mundial nunca venceu, mas já foi finalista também por quatro vezes. No Rugby, a seleção de 15 é inexistente, mas nos sevens Portugal participa todos os anos no circuito europeu, mas nunca participou no mundial. Em Polo Aquático, o nosso país participou por três vezes no europeu e nunca no mundial. Noutras modalidades olímpicas, mas com pouca expressão no nosso país, como o Softbol – Basebol mas para mulheres, explicado de forma rápida – e o Hóquei de Campo o nosso país nunca participou em competições internacionais.

Em desportos individuais, Portugal até tem alguma história, conseguindo, por exemplo, seis medalhas olímpicas – entre elas dois dos quatro ouros -, fora as conquistadas em outros grandes eventos internacionais. O número de mulheres que participa nestes grandes eventos também tem aumentado, por exemplo, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram 30 as mulheres que nos representaram, um novo recorde.

Patrícia Mamona é uma das muitas atletas que tem elevado o nome de Portugal no estrangeiro.
Fonte: IAAF

Em suma, vemos que em Portugal ainda existe muito a fazer pelo desporto feminino, mas que nos últimos anos temos melhorado. No entanto, ainda existe muito trabalho a fazer, no desporto português em geral e não apenas no feminino. É preciso vontade de mudar as coisas e não esperar que elas aconteçam porque sim. A sorte dá trabalho, é uma das máximas do desporto. Que se trabalhe muito, para que a sorte esteja a maioria das vezes do nosso lado.

Termino este já longo artigo com duas perguntas – uma delas repetida – para quem de direito pensar: O que se pode e deve fazer para melhorar o desporto feminino em Portugal e já agora ao redor do mundo?; Uma equipa feminina vale menos 330% do que uma masculina? 

Foto de Capa: Seleções de Portugal

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.