Em plano de ausências, foram as «segundas linhas» a festejar | Esqui Alpino

- Advertisement -

Análise à taça do mundo de Esqui Alpino

O sábado, marcado pelas intensas e perigosas condições, devido a um forte nevão, pertenceu ao setor feminino, no qual havia várias ausências de monta: a líder da geral, após vencer em Soelden, Mikaela Shiffrin, a concentrar as atenções nas provas de disciplinas técnicas que se seguem, nomeadamente o Slalom, a ser realizado em Levi, na Finlândia, no dia 20 deste mês. Outros nomes de relevo a falhar o evento seriam as suíças Michelle Gisin e Wendy Holdener, esta última por lesão, a eslovaca Petra Vlhova, a francesa Tessa Worley e as italianas Sofia Goggia e Federica Brignone.

Quem estava presente e com doses de favoritismo bem altas para corrigir a prova não finalizada em Soelden era a transalpina Marta Bassino, campeã do mundo da disciplina, título esse festejado em conjunto com Shiffrin. Contudo, a detentora do grande globo de cristal, a “joia do Ticino”, a helvética Lara Gut-Behrami, também pretendia somar muitos e importantes pontos para a geral individual.

De reforçar que, tanto nas senhoras, quanto nos senhores, a competição desenrolar-se-ia nos mesmos moldes: duas descidas, sendo que na primeira um dos atletas partiria na pista encarnada e o outro na azul, com os mesmos a trocarem na segunda descida. No final, quem somasse melhores tempos no agregado passaria à fase seguinte. Ainda explicar que apenas os 16 mais rápidos das qualificações, realizadas horas antes, reservavam lugar para a prova que decorreria a partir dos oitavos de final, num sistema de eliminação.

Logo na primeira fase ficaria pelo caminho Gut, derrotada sem mácula por uma norueguesa até à data sem grandes resultados na “Champions League” do Esqui Alpino, Thea Louise Stjernesund, que havia já surpreendido ao efetuar o melhor registo nas qualificações. Assim, a fabulosa esquiadora acabou relegada para a 15.ª posição, não retirando grandes dividendos da participação neste evento.

Com o evoluir da competição, foi-se percebendo que Stjernesund e demais  companheiras de seleção estavam inspiradas e prontas para alcançarem resultados incríveis. Também Andreja Slokar, eslovena de 24 anos, que apenas levava um top 10 em toda a carreira na Taça do Mundo, ia progredindo entre os “pingos da chuva”, eliminando atletas bem mais consagradas, com a prestação a fazê-la sonhar com algo bem grande.

Quanto às anfitriãs, viam as três Katharinas, Huber, Gallhuber e Truppe, abandonarem prematuramente a competição. Quanto à mais famosa, Liensberger, embora marcando presença entre as melhores 16, quedou-se somente pelo 16.º lugar. Diga-se a esse propósito que a melhor e única representante caseira entre as dez mais fortes foi Stephanie Brunner, com a atleta de 27 anos a terminar no nono posto.

Os indícios que apontavam para uma prestação coletiva bem relevante das norueguesas acabariam mesmo por se confirmar, com o país nórdico a  conseguir colocar três representantes no top 10: Marte Monsen, de 21 anos, campeã do mundo júnior em título, concluiria na sexta posição, averbando o seu melhor resultado entre a elite.

De situação idêntica gozaram as suas compatriotas, Kristin Lysdahl, ao garantir o seu primeiro pódio, e Thea Louise Stjernesund que, apesar do melhor tempo na fase da manhã , não resistiu a uma mais que inspirada Andreja Slokar, que somaria a sua primeira conquista na Taça do Mundo.

Assim, as contas ficavam fechadas nas senhoras, com lugar a um pódio surpreendente e inédito para todas elas, demonstrando que, quando as principais figuras estão ausentes, outros nomes podem emergir.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.

António Conceição assistiu ao começo do fenómeno Pep Guardiola ao vivo: «Via-se que estava ali um grande treinador de conhecimento tático, de treino e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou num estágio no Barcelona de Pep Guardiola.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.

António Conceição e a polémica final da CAN 2025: «Ainda bem que pairou o bom senso num jogador que tem um comportamento e civismo...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador comentou a final da CAN 2025.

António Conceição destaca 2 jogadores africanos a acompanhar e escolhe melhor seleção do continente: «É a seleção mais perto de um perfil de equipa...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador destacou Marrocos, Amad Diallo e Christian Kofane.