24h Le Mans: Porsche cai por terra, Aston Martin nas nuvens

LMGTEAm

Na categoria LMGTE Am as coisas estiveram «quentinhas». Com os Porsche a defrontarem imensas dificuldades em 2020, a Aston Martin esteve lá para aproveitar. Não é por isso que na LMGTE Pro os Aston Martin colocaram dois carros no pódio.

Na classe Am, a luta pela vitória fez-se a dois. O #98 Aston Martin Vantage de Paul Dalla Lana, Ross Gunn e Augusto Farfus partia na frente. No Aston Martin #90, estavam Charlie Eastwood, Salih Yoluc e Jonny Adam. Tanto Eastwood, como Yoluc partiam muito bem, com a dupla a fazer equipa no International GT Open.

Para quem não está muito a par da história do carro #98 da Aston Martin, foi este o carro que Pedro Lamy pilotou nas últimas sete edições das 24h de Le Mans. Em 2012, ao volante de um Chevrolet Corvette C6.R Lamy venceu os GTE Am. Na Aston Martin, a sorte não foi a mesma e o máximo que conseguiu foi um sexto lugar em 2014, com cinco abandonos causados maioritariamente por colegas do português.

Mas, em 2020, sem Lamy, o #98 seguia na luta pela vitória e, pela primeira vez em alguns anos, não foram problemas dos pilotos, mas sim, problemas na suspensão traseiro do Vantage que deitaram abaixo as esperanças de uma vitória, deixando o #90 da TF Sport confortavelmente na liderança.

Apesar disso, o #90 esteve sempre a ser perseguido e caso fosse cometido algum erro, estavam lá outros para tomar o seu lugar. Tudo se decidiu no úlitmo Safety-Car da corrida, quando os concorrentes mais próximos ficaram atrás de Safety-Car diferentes (em Le Mans existem três SC).

Fonte: TF Sport

Mas, apesar de a vitória ter ficado consolidada aí, não quer dizer que as restantes posições do pódio não fossem discutidas até ao final. Por causa do Safety-Car, o segundo, terceiro e quarto classificado ficaram juntos e, um sprint, com algumas batalhas pela posição, era inevitável.

Bandeira verde e o #77 da Dempsey-Proton Racing Porsche 911 RSR, o #83 AF Corse Ferrari 488 GTE e o #56 Team Project 1 Porsche 911 RSR queriam a melhor posição no final da corrida e entraram ao ataque.

Com uma emoção que só pertence às 24h de Le Mans, ataques e defesas de posição fizeram a delícia dos adeptos, que após quase 23h ainda tinham uma intensa batalha para ver.

E quem chegou na frente foi o #77 da Dempsey-Proton Racing Porsche 911 RSR, que consegue a segunda posição, com o #83 AF Corse Ferrari 488 GTE a completar o pódio.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

Boavista inscreve-se na Liga 3 e espera decisão da FPF

O Boavista pretende entrar na Liga 3. Axadrezados entregam documentos necessários e espera pela decisão da FPF.

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.

Quando serão os dérbis e clássicos na Primeira Liga 25/26?

O sorteio da Primeira Liga para a temporada 2025/26 já é conhecido. Vê quando serão todos os dérbis e clássicos.

Allan Saint-Maximin lança bomba contra o Fenerbahçe: «Quando fiquei lesionado, deram-me um tratamento que quase foi considerado doping»

Allan Saint-Maximin deixou acusações graves contra o Fenerbahçe. O avançado acusou a equipa turca de ameaças e de o ter tentado dopar.