📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As primeiras 24h (de resistência) do ano são em Daytona

- Advertisement -

A primeira corrida de resistência do ano começa em Daytona, com as 24h de Daytona, uma prova que se realiza anualmente em solo americano para a International Motor Sport Association (IMSA). A corrida em si será do dia 29 ao dia 30 de janeiro, porém a sessão de treinos e qualificação aconteceram na semana passada.

Durante o fim de semana de 21 a 23 de janeiro, os 61 carros inscritos para o Roar Before the Rolex 24 At Daytona irão para a pista, fazer o reconhecimento da mesma, encontrando pontos de travagem corretos, o melhor set-up para qualificação e corrida. Na sessão de qualificação, os pilotos tentam fazer os melhores tempos para conseguirem a pole position, ou seja, sair de primeiro na corrida, com uma ligeira diferença.

A pole de sábado será para a corrida de domingo, um género de qualifying race; corrida com 100 minutos (aproximadamente 1h40m) para definir as “verdadeiras” posições para a corrida oficial de dia 29, com pontos a serem atribuídos a todos os pilotos, sendo que os pilotos da pole recebem 35 pontos, os segundos recebem 32 e os terceiros 30. A partir daí, retira-se sempre dois pontos até chegar ao 30º qualificado para a frente, que recebem só um ponto.

CLASSES DAS 24H DAYTONA

Daytona é idêntica às 24h de Le Mans no que toca à resistência e às classes. Estão presente cinco classes de carros:

  • os Daytona Prototype international (DPi) que serão os carros mais rápidos e os vencedores da corrida, tanto em classe como em geral. São sete os carros desta classe e entre eles, um piloto português que ganhou Daytona por duas vezes com o #10 Konica Minolta Acura ARX-05 – Filipe Albuquerque. Este será o último ano dos DPi, já que em 2023 teremos os Le Mans Daytona h (LMDh);
  • os Le Mans Prototype 2 (LMP2) que continuam com os dez carros do ano passado, mais lentos que o DPi;
  • os Le Mans Prototype 3 (LMP3), do mesmo grupo que os acima abordados, obviamente mais lentos, que sobem de seis para 10 carros este ano. Nesta categoria, outro português: João Barbosa, no #33 da Sean Creech Motorsport;
  • os GT Daytona Pro (GTD PRO) é uma nova classe que aparece este ano para substituir a antiga GT Le Mans (GTLM) e recebe 13 carros de oito construtores, sendo eles Corvette, vencedores do ano passado, BMW, Mercedes, Porsche, Aston Martins, Ferrari, Lamborghini e Lexus;
  • e finalmente os GT Daytona (GTD), cuja diferença para os anteriores é que é necessário existir na equipa pilotos com classificação bronze ou prata. Estão inscritos 22 carros, mais três que o ano passado

SESSÃO DE QUALIFICAÇÃO

A sessão de qualificação de dia 22 terminou mais cedo que o esperado, depois de Renger van der Zande ter trazido a bandeira vermelha, aquando de uma batida contra a barreira de pneus na sua tentativa de responder ao tempo da pole position.

Pole essa que ficou com a JDC Miller MotorSports #5, com o tempo de 1:34,034s. Filipe Albuquerque conseguiu o segundo tempo, a mais +0,122s do líder, em terceiro lugar acabou o carro #02 de Lynn.

Nos LMP2, foi o #52 que agarrou o primeiro lugar na classe, com o #11 em segundo e #20 em terceiro.

Na classe de LMP3, foi o #26 que garantiu a pole, em segundo ficou o #38 e em terceiro o #36; João Barbosa qualificou-se em sexto na categoria.

No GTD Pro, foi o #2 que fez o tempo mais rápido, ficando à frente do #9 de Felipe Nasr e do #63.

Por último, no GTD, o #75 ficou na pole para domingo, tendo em segundo o #57 e em terceiro o #59.

CORRIDA DE QUALIFICAÇÃO

A corrida de qualificação, realizada no dia 23, determinou que será o #10 de Filipe Albuquerque a começar a corrida em primeiro lugar, o #5 atrás de si e #48 em terceiro.

Nos LMP2, foi o #52 que clamou a pole, tendo em segundo lugar o #11 e em terceiro o #68.

Nos LMP3, será o #36 a começar a corrida de primeiro na sua classe, com #6 em segundo e #13 em terceiro; João Barbosa começa de quinto.

Nos GTD Pro, o #63 conseguiu ficar na pole, tendo atrás de si o #79 e em terceiro o #9.

Finalizando, nos GTD, será o #57 em primeiro, #59 em segundo e # 16 em terceiro.

Retiraram-se 6 carros durante a corrida.

As 24h de Daytona realizam-se no dia 29 de janeiro pelas 13h40 hora local, 18h40 hora portuguesa. Filipe Albuquerque e Ricky Taylor têm a possibilidade de vencer novamente a corrida de resistência americana e fazer com que a Wayne Taylor Racing vença pela quarta vez seguida. João Barbosa tentará lutar pelo pódio novamente.

Foto de Capa: IMSA

 Artigo redigido por Ana Catarina Ventura

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Rui Costa quer atingir os 500 mil sócios: «Reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Al Ittihad de Sérgio Conceição pode contratar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição vê com bons olhos Nuno Tavares. Lateral esquerdo joga atualmente na Lazio.

PUB

Mais Artigos Populares

André Lima critica arbitragem do Santa Clara x Sporting: «Faltava o penálti fantasma para a Taça»

O Santa Clara x Sporting proporcionou várias reações e uma delas é de André Lima, antigo jogador de futsal do Benfica.

Francesco Farioli e a evolução de Samu: «O que está a fazer agora é muito melhor do que antes»

O FC Porto venceu o Famalicão por 4-1 e avançou na Taça de Portugal. Declarações de Francesco Farioli em conferência de imprensa.

Bicada de Farioli ao jogo do Sporting? «Se calhar estavam ocupados noutro canal. A última vez que um jogo durou tanto foi em 1958»

O FC Porto venceu o Famalicão por 4-1 e avançou na Taça de Portugal. Declarações de Francesco Farioli em conferência de imprensa.