Carta Aberta a: Michael Schumacher

cartaaberta

Caro Schumacher,

Permite-me que cometa a ousadia de te deixar umas palavras. Sendo um perfeito leigo no mundo dos automóveis, sempre procurei, desde cedo, entender o verdadeiro motivo pelo qual muitos aficionados olham para esta modalidade com olhos apaixonados. O som dos motores, as ultrapassagens, as colisões, o passar a meta… Em criança, tudo me impressionava no mundo da Fórmula 1. As minhas manhãs de domingo eram passadas em frente à TV a ver e a tentar perceber tudo aquilo que fascinava os amantes desta modalidade. Lembro-me de que não conhecia os pilotos, mas, no início, sempre que via as corridas, havia um sujeito que me intrigava. O seu uniforme era sempre tingido de vermelho e era o mais rápido de todos. Tanto me intrigou que procurei saber e interessar-me mais por ele e por aquilo que fazia nas pistas de corrida. Uma rápida intervenção do meu pai à minha jovem cultura fez-me perceber que essa pessoa que desconhecia era tão-somente o melhor piloto de sempre. Falo, claro, de ti, Michael.

Conseguiste fazer com que alguém que mal sabe distinguir um Mercedes de um BMW se interessasse por uma modalidade de carros. Contigo descobri o que significava a Ferrari para a F1. Vi o que era dominar um desporto com 7 títulos de campeão do mundo. Encontrei também novas formas de encarar uma competição, uma rivalidade e, acima de tudo, uma amizade. Mais do que um grande vencedor, és um competidor que sempre valorizou a lealdade e aqueles que contigo lutam por um lugar entre os melhores. Impossível esquecer os teus míticos duelos com Mika Häkkinen, em que quase sempre saías a ganhar.

Schumacher e Häkkinen -  rivais e amigos Fonte: tz.de
Häkkinen e Schumacher – Uma amizade mais forte do que qualquer rivalidade
Fonte: tz.de

Tu revolucionaste a Fórmula 1 e foste um verdadeiro embaixador de uma competição que cada vez mais se preocupa com o lucro e em fazer grandes prémios em regiões de interesses como o Dubai, e menos com os amantes da modalidade. Sabes tão bem como eu que antes é que ganhavam os melhores. Hoje ganham os que estão mais apetrechados nos motores. Quando decidiste sair e dar oportunidades a outros, deves saber que parte da Fórmula 1 morreu. Em 2010, quando tentaste voltar, já era tarde demais. Aquilo já não era o mesmo. Levaste o encanto e a magia da competição contigo. Tudo aquilo que antes parecia ser apenas uma corrida de carros passou a ser mais adaptado a uma corrida de interesses e de fins publicitários. Os tempos de Häkkinen, Irvine, Coulthard, Montoya, Villeneuve ou do teu irmão, Ralf, acabaram. Não voltarão, nem tão pouco conseguiremos restaurar alguma da emoção antiga que tu e todos eles trouxeram para a Fórmula 1. No entanto, todos nós guardamos a recordação desses bons tempos de competição. Com saudade, mas também muito orgulho pelos fãs que conseguiram conquistar.

És um vencedor. Sempre lutaste por fazer mais e melhor. Nunca desististe e quiseste sempre vencer. E é isso que quero que continues a fazer. Desde 29 de dezembro de 2013, que entraste numa nova corrida. Esta bem mais complicada e dolorosa. Para ti, para a tua família e para os teus fãs, que, como eu, torcem para que voltes a vencer. Mais do que ninguém, tu sabes que és capaz. Em 306 corridas na Fórmula 1, ganhaste 91 provas, fizeste 1566 pontos e garantiste 155 pódios. Agora tens a 92ª corrida para ganhar. Esta é importante e quero que a venças. Não só por mim, mas por todos aqueles que começaram a olhar para ti como um exemplo. Força, Schumi!

Faz-me um favor: só desta vez, não tentes superar o relógio. Não tens de cravar o melhor tempo na corrida. Tens de tomar todo o tempo de que precisas. Vai com calma. Mika Häkkinen” – Do teu rival e amigo de sempre.

Atenciosamente,

Mário Cagica Oliveira

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Costa fala do regresso do FC Porto aos trabalhos e elogia Francesco Farioli: «Treinador muito dinâmico e com uma boa energia»

Diogo Costa foi o porta-voz do FC Porto no primeiro dia de trabalho dos dragões para a época 2025/26. O guarda-redes elogiou Francesco Farioli.

Benfica acerta saída de Adrian Bajrami: eis os pormenores do negócio

Adrian Bajrami vai deixar o Benfica. O defesa-central albanês vai ser emprestado ao Luzern, com opção de compra.

Podcast À Prova de Bola #11 – O futuro do FC Porto com Francesco Farioli

O À Prova de Bola desta semana é sobre o FC Porto e o futuro dos dragões com Francesco Farioli. Olhamos também para Viktor Gyokeres e Álvaro Carreras.

Benfica já autorizou Orkun Kokçu para viajar para a Turquia e assinar pelo Besiktas

Orkun Kokçu está a poucas horas de assinar pelo Besiktas. O médio internacional turco vai deixar o Benfica e viajar para a Turquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Quantos golos e assistências Samu Aghehowa soma pelo FC Porto? Eis os números

O FC Porto detém agora 100% do passe de Samu Aghehowa. Eis os números do internacional espanhol pelos dragões.

FC Porto confirma: Samu Aghehowa é a contratação mais cara de sempre em Portugal

O FC Porto emitiu um comunicado à CMVM sobre a aquisição total de Samu Aghehowa. Dragões investem mais de 30 milhões de euros.

FC Porto investe 32 milhões de euros e detém agora 100% do passe de Samu Aghehowa

O FC Porto garantiu os restantes 35% do passe de Samu Aghehowa. Dragões investem 32 milhões de euros no total.