Publicidade

Em terras espanholas, italianos “quase” dominam

David Pacheco · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Fim-de-semana com alguns incidentes, mas com muitas batalhas na pista.

A primeira corrida não teve o melhor dos começos já que na quarta volta um incidente entre o piloto da Honda, Leon Camier, Lorenzo Savadori da Aprillia e Jordi Torres da MV Augusta fez a corrida parar. Savadori consegui ainda ir às boxes e estar presente no recomeço. Já Torres não voltou e Leon Camier acabou por ir ao hospital para ser visto. O piloto britânico da Honda não participou na segunda corrida do fim-de-semana e não deverá participar na próxima ronda em Assen, Holanda.

Assim sendo o recomeço viu Jonathan Rea, em Kawasaki, a liderar. A surpresa neste reinício esteve na mota japonesa tripulada por Alex Lowes. O britânico subiu de quinto para segundo num espaço de tempo muito curto. Apesar da Yamaha de Lowes ter estado umas voltas na liderança, devido a um erro de Rea, o campeão mundial voltou ao comando e dai nunca mais saiu. Mais atrás, muitas dificuldades para o colega de equipa de Rea, Tom Sykes. Este parece estar muito abaixo do esperado pelos seus adeptos. Será que a redução de 600 rotações na Kawasaki ZX-10RR está a influenciar muito a pilotagem de Sykes? Na Ducati, este fim-de-semana pareceu muito positivo. O traçado de Aragão parece adaptar-se perfeitamente à máquina de Borgo Panigale. Xavi Fores, Chaz Davies e Marco Melandri estiveram sempre na luta pelas posições mais altas, e o wild-card da Ducati, Michael Ruben Rinaldi, esteve muito bem. Continuando na primeira corrida do fim-de-semana, Rea acabou por conseguir a vitória, como nos tem habituado, sozinho na frente da corrida. O pódio esteve ao rubro, com Chaz Davies a passar Xavi Fores na última curva do circuito, ficando assim com o segundo lugar. Melandri cortou a meta em quarto.

Leon Camier teve uma quede grave e deve falhar a próxima ronda do WSBK em Assen
Fonte: WSBK

No domingo a história mudou um pouco. O domínio continuou a ser das motos italianas, mas estas estiveram em posições mais avançadas. Na volta cinco, o espanhol Xavi Fores ultrapassou Marco Melandri, que tinha arrancado da pole position. Mas três voltas depois o espanhol acabaria por cair, cedendo a liderança a Rea, juntamente com Melandri e Davies. Os três separaram-se logo dos restantes, lutando assim sozinhos pelas posições do pódio. Assim, a iniciativa foi tomada por Chaz Davies, que com duas manobras impressionantes se colocou na liderança da corrida, de lá nunca mais saindo. Na quarta posição ficou o wild-card da Ducati, Michael Ruben Rinaldi. O italiano teve uma ronda muito positiva a bordo da marca da sua nação. Em seguida seguiu-se o duo da marca dos diapasões, Alex Lowes e Michael van der Mark. Skykes continuou o seu pobre desempenho, terminando em nono. Destaque ainda para o regresso de David Giugliano aos comandos da Aprillia de Eugene Laverty. O italiano não deixou marca suficiente para se pensar num possível regresso.

O duo da Yamaha Racing teve uma prova muito consistente
Fonte: Yamaha Racing

A próxima prova do campeonato mundial de superbikes é no circuito histórico de Assen, na Holanda de 20 a 22 de abril.

Foto de Capa: Aruba.it Racing – Ducati

David Pacheco

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.