Antevisão GP Azerbaijão: Espetáculo de Fórmula 1 garantido em Baku

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: LECLERC SAI DA POLE POSITION, COM VERSTAPPEN EM SEXTO E NORRIS APENAS EM 17.º NESTE GP DA FÓRMULA 1

O campeonato do mundo de Fórmula 1 continua bastante incerto à medida que nos aproximamos do fim, quer ao nível do título de pilotos, quer ao nível dos construtores. Max Verstappen e a Red Bull continuam a liderar, mas a McLaren e a Ferrari ainda não dão a luta como perdida e hoje foi a equipa de Maranello a chegar-se à frente.

Charles Leclerc, vencedor do último Grande Prémio em Monza, ocupa o terceiro lugar do campeonato, ainda a 86 pontos do líder Max Verstappen, mas apenas a 24 do segundo classificado Lando Norris. Nas ruas de Baku, foi o monegasco que conquistou a pole position, com uma volta em 1:41.365 minutos, batendo o McLaren de Oscar Piastri por autoritários 0.321 segundos. O outro Ferrari de Carlos Sainz completa o top-3, a 0.440 do seu colega de equipa.

Sergio Pérez, a ter um ano bastante complicado na Red Bull, teve uma qualificação positiva, batendo o seu colega de equipa pela primeira vez em registo de qualificação este ano. O mexicano vai partir do quarto lugar, à frente do melhor Mercedes, que foi George Russell, em quinto. Max Verstappen não foi além do sexto lugar, a 0.658 segundos de Leclerc, com o outro Mercedes de Lewis Hamilton em sétimo. Fernando Alonso foi o único Aston Martin na Q3 e qualificou-se em oitavo, batendo os dois Williams.

Franco Colapinto foi um dos destaques mais positivos desta sessão, com o argentino, a cumprir apenas a sua segunda qualificação na Fórmula 1, a brilhar na passagem à Q3. Colapinto conseguiu também bater Alex Albon na fase decisiva, embora o tailandês se possa queixar e muito da sua equipa, que se esqueceu de retirar o sistema de refrigeração do carro quando este saiu da garagem. Seja como for, ambos os carros partem do top-10 amanhã (se Albon não for penalizado pelo facto de ter saído para a pista com o sistema de refrigeração).

Oliver Bearman, a substituir o castigado Kevin Magnussen nesta ronda, repetiu com o Haas o resultado em qualificação que tinha alcançado com o Ferrari na Arábia Saudita (11.º), batendo o colega de equipa Nico Hulkenberg, que foi apenas 14.º. Yuki Tsunoda e Pierre Gasly foram 12.º e 13.º, respetivamente, com Lance Stroll em 15.º.

A grande surpresa pela negativa surgiu na Q1, com a eliminação de Lando Norris, que vai sair de 17.º, atrás de Daniel Ricciardo. O britânico já confessou aos jornalistas que apanhou uma bandeira amarela na pior altura possível, numa volta que sente que seria facilmente suficiente para passar. Assim sendo, o homem que está mais próximo de Verstappen no campeonato tem bastante trabalho para fazer de modo a conseguir um bom resultado amanhã. A bandeira amarela foi causada por Esteban Ocon, que se qualificou em último, atrás dos Sauber de Valtteri Bottas, 18.º, e Zhou Guanyu, 19.º, que vai sair de último devido a troca de componentes no seu carro.

EQUIPA A TER EM CONTA

Ferrari – A Ferrari foi a equipa que conseguiu o melhor resultado coletivo desta qualificação, com Leclerc a confirmar as suas credenciais à volta desta pista. Já Sainz, que assume que não é um especialista nas ruas de Baku, também fez uma boa qualificação e pode ajudar o seu colega de equipa amanhã.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Oscar Piastri – A McLaren tem tido alguns problemas nos últimos Grandes Prémios de Fórmula 1 a decidir qual o piloto que deve privilegiar na luta pela vitória. Com Piastri a qualificar-se em segundo e Norris em 17.º, certamente que isso deixa de ser um problema para os elementos da McLaren, com o australiano a poder lutar livremente pela vitória.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar a Morten Hjulmand, na sequência da participação do FC Porto

O Conselho de Disciplina abriu um processo disciplinar no qual analisarão uma alegada agressão de Morten Hjulmand durante o Sporting x AVS SAD.

Otso Liimatta deixa o Famalicão por empréstimo e ruma ao Halmstads da Suécia

Otso Liimatta é o mais recente reforço do Halmstads, da Suécia. O médio de 21 anos foi cedido por empréstimo do Famalicão até ao final da atual temporada.

Vinícius Lopes, avançado do Santa Clara, suspenso por um jogo após gesto polémico

O Conselho de Disciplina da FPF aplicou um jogo de suspensão a Vinícius Lopes. O avançado do Santa Clara foi castigado por ter dirigido «piretes» aos adeptos do Tondela.

FC Porto realiza mais um treino de preparação para visita ao Benfica e conta com um regresso

Francesco Farioli comandou mais uma sessão de treinos em preparação para o Clássico. Thiago Silva foi novidade e está apto para enfrentar o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica contou com uma novidade no treino desta sexta-feira

Georgiy Sudakov foi integrado no treino do Benfica desta sexta-feira, em preparação para o embate frente ao FC Porto na Primeira Liga.

Chelsea e Manchester City querem antecipar-se no mercado por uma das estrelas do Bayern Munique

Aleksandar Pavlovic despertou o forte interesse de Chelsea e Manchester City. No entanto, o jovem médio germânico tem como prioridade continuar no Bayern Munique.

Vitória SC: Beni Mukendi é cobiçado em Espanha, Itália e França

Beni Mukendi tem sido observado por clubes de três das maiores ligas europeias. Vitória SC recebeu várias abordagens durante o mês de janeiro.