A ANTEVISÃO: CHARLES LECLERC CONQUISTA POLE POSITION NUMA Q3 QUE FUGIU ÀS PREVISÕES DE TODA A GENTE
A melhor qualificação do ano de Fórmula 1 ficou guardada para a última ronda antes da pausa de verão de 2025. Num fim de semana em que parecia que a McLaren ia voltar a dominar em todas as sessões, uma ligeira alteração nas condições de pista na Q3 fez com que Charles Leclerc conquistasse a pole position para a Ferrari.
O monegasco fez a sua melhor volta em 1:15.372 minutos, batendo os dois carros da equipa britânica por uma margem muito curta, com Oscar Piastri a ficar em segundo, a 0.026 segundos, e Lando Norris, em terceiro, a 0.041. De resto, o top-6 ficou separado por menos de uma décima e meia.
O aumentar da intensidade do vento fez com que o pelotão se aproximasse bastante mais, com George Russell a ocupar a quarta posição, a 0.053 segundos da pole position. Os Aston Martin confirmaram em qualificação as boas sensações que vinham demonstrando nos treinos, com Fernando Alonso em quinto, a 0.109 da pole, e Lance Stroll em sexto, a 0.126.
Gabriel Bortoleto fez uma excelente qualificação para a Sauber, colocando o seu carro no sétimo lugar da grelha, à frente do campeão do mundo, Max Verstappen, que conseguiu chegar à Q3, depois de falhar o top-10 nas sessões de treinos, mas sai apenas de oitavo. Liam Lawson e Isack Hadjar colocam ambos os Racing Bulls na Q3 e saem de nono e décimo.
Antes da Q3, a Q1 e a Q2 foram mais normais na frente, mas com algumas surpresas a ficarem pelo caminho. Lewis Hamilton foi apenas 12.º com o Ferrari, com Kimi Antonelli a falhar também a passagem à Q3 com a Mercedes, saindo de 15.º, uma vez que a sua melhor volta, que já não seria suficiente, foi eliminada por limites de pista. Yuki Tsunoda foi afastado na Q1, confirmando as dificuldades da Red Bull este fim de semana.
EQUIPA A TER EM CONTA
Aston Martin – Já foram vários os fins de semana desta época em que a Aston Martin prometia nos treinos, mas chegávamos à qualificação e Stroll era eliminado na Q1 e Alonso não chegava à Q3. Este é de longe o fim de semana mais promissor da época para a equipa verde, podendo sonhar com um resultado bastante sólido.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Charles Leclerc (Ferrari) – O monegasco já surpreendeu na qualificação, em boa verdade. Mas o Hungaroring é um circuito em que é difícil ultrapassar e Leclerc sai na melhor posição possível. Será difícil manter os McLaren atrás, mas o homem da Ferrari terá esperanças num pódio, pelo menos.