Antevisão GP Itália: Bottas impõe-se no sprint, mas é Verstappen quem sai a ganhar

- Advertisement -

A ANTEVISÃO: PENALIZAÇÃO DE BOTTAS E MAU ARRANQUE DE HAMILTON DEIXAM A MERCEDES COM MUITO TRABALHO PARA A CORRIDA

A história do segundo sprint da Fórmula 1 começou a escrever-se na qualificação de sexta-feira. Valtteri Bottas tinha garantido vantagem para a prova de hoje, mas ficou a saber-se que o finlandês da Mercedes iria começar a corrida nos últimos lugares da grelha, pela troca de unidade motriz (a quarta do ano) e pela substituição do controlo eletrónico do motor, independentemente do que fizesse no sprint.

Por isso, antes da prova começar, especulava-se se Bottas iria ser jogador de equipa e deixar Lewis Hamilton passar, bloqueando a passagem a Max Verstappen e aos restantes pilotos que se seguissem. Nada disso acabou por acontecer, porque o arranque de Hamilton foi bastante mau. Se Bottas manteve o primeiro lugar, Hamilton foi engolido por quatro carros (Verstappen, os dois McLaren de Daniel Ricciardo e Lando Norris, que começaram de pneus macios, e o AlphaTauri de Pierre Gasly).

Só que, na curva 1, Gasly tinha batido ao de leve na traseira do carro de Ricciardo, e, enquanto passava pela Curva Grande, a asa da frente do piloto francês foi para debaixo dos pneus da frente, levando Gasly a ir à gravilha e contra a barreira, o que levou à chamada do Safety Car (não sem antes haver contacto entre o AlphaTauri de Yuki Tsunoda e o Alfa Romeo de Robert Kubica, que provocou um pião do polaco).

No recomeço, Bottas voltou a arrancar bem e conseguiu sempre controlar a prova até ao fim, com Verstappen a seguir sempre também confortavelmente em segundo (e a não atacar muito o primeiro lugar, sabendo da penalização de Bottas). Ricciardo e Norris seguiram-se (o australiano ultrapassou o britânico no primeiro arranque), com Hamilton em quinto a não conseguir ultrapassar Norris, apesar das várias tentativas. Os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, aproveitaram o azar de Gasly para subirem uma posição cada um (sexto e sétimo), com Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) a fazer também ele um belíssimo trabalho e a subir para a oitava posição.

Sergio Pérez terminou em nono com o outro Red Bull, tendo um momento interessante com Lance Stroll. O canadiano da Aston Martin, que começou com pneus macios usados, ultrapassou o mexicano na quinta volta, com Pérez a reconquistar a posição na nona volta, mas ilegalmente, tendo saído de pista e voltando à frente de Stroll. Meia-volta depois, o engenheiro do mexicano disse para ele devolver o lugar e Pérez conseguiu mesmo ultrapassar Stroll, desta vez de forma correta, na volta seguinte. Stroll terminou o sprint em décimo.

Portanto, contas feitas, Bottas leva três pontos, Verstappen dois e Ricciardo um ponto, uma vez que foram os três mais rápidos do sprint. Mas aplicada a penalização ao finlandês, Verstappen vai arrancar da pole position, seguido de Ricciardo e Norris. Hamilton será quarto, à frente da dupla da Ferrari composta por Leclerc e Sainz. Giovinazzi, que ainda não tem o futuro na Alfa Romeo, começa a corrida em sétimo, seguido de Pérez, Stroll e Fernando Alonso (Alpine), que foi 11.º, mas começa no top-10.

Sebastian Vettel, no segundo Aston Martin, e Esteban Ocon, no segundo Alpine, vêm em 11.º e 12.º, com os Williams de Nicholas Latifi e George Russell atrás. Tsunoda conseguiu recuperar do choque com Kubica e foi 16.º, começando a corrida em 15.º. Nikita Mazepin começou o sprint em último, mas terminou-o em 17.º, à frente de Kubica e do outro Haas de Mick Schumacher. Pierre Gasly e Valtteri Bottas partirão da última linha da grelha, apesar da vitória do finlandês na prova de hoje.

E por isso, num fim de semana em que a Mercedes tem estado a controlar desde o início, as coisas sofreram uma reviravolta grande. Verstappen está agora literalmente na pole position para sair de domingo a sorrir, com os McLaren entre Hamilton e pelo menos um pódio. Lembrando que o holandês já ganhou dois pontos ao britânico só com a prova de hoje, a corrida de amanhã promete ser fascinante.

Foto de Capa: Fórmula 1

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.